1 real por dia: 31 passos até o fim de janeiro e garantir dinheiro na conta o ano todo

Propaganda
            Se você conseguiu usar o seu décimo terceiro e bônus para quitar dívidas que se arrastavam durante meses, parabéns! Agora, o próximo passo é evitar ficar enrolada com faturas e cartões no próximo ano. Quem tem dificuldade em se <strong>organizar financeiramente </strong>pode apostar em 31 passos até o fim de janeiro e garantir <strong>dinheiro na conta o ano todo</strong>, segundo as dicas Patricia Lages, especialista em finanças e autora do livro “Virada Financeira”:

1 de janeiro: o primeiro dia do ano é ideal para fazer resoluções e colocá-las em prática. Quando queremos resultados diferentes, temos que nos dispor a agir também de forma diferente. Sabe aquela loja que você sempre diz que vai só passar e dar uma olhadinha, mas acaba comprando tudo? Então, a partir de agora, evite passar em frente.

2 de janeiro: hoje é dia de organizar desde a despensa e o guarda-roupa, até suas contas e documentos. Quando você tem tudo no lugar, tem o controle da sua vida e isso é essencial para aumentar a produtividade.

3 de janeiro: compre uma agenda e use de verdade. Ter seus compromissos e tarefas por escrito lhe dará mais segurança no dia a dia e também aumentará a produtividade.

4 de janeiro: tenha um controle de orçamento que seja fácil manter. Monte uma planilha no computador ou até em um caderno. O importante é que fique prático e não tome muito do seu tempo. Anote todos os ganhos e todos os gastos e procure viver dentro do que ganha. Nessa planilha, você deve colocar seus gastos fixos (como aluguel e mensalidade da faculdade, por exemplo) e os gastos variáveis (como água e luz, por exemplo).

5 de janeiro: na planilha de orçamento, raramente colocamos os gastos arbitrários, que são aqueles que mais gastamos, como cabeleireiro, restaurante etc. Por isso, defina previamente um valor para cada uma dessas despesas e tente se manter dentro desse valor.

6 de janeiro: comprar tudo o que quer e de uma só vez pode arruinar o orçamento de qualquer um. Sempre que for contrair uma prestação, não se esqueça de considerar as que já têm.

7 de janeiro: se você estiver aberta a novas tecnologias, produtos e serviços, poderá obter mais vantagens e até mesmo economizar trocando as marcas habituais de produtos e estudando novas possibilidades. O comodismo pode custar caro.

8 de janeiro: está comprovado que pessoas que fazem listas têm mais probabilidade de alcançar seus objetivos. E não se tratam de listas mentais, mas de listas escritas. Hoje é dia de escrever seus objetivos no papel e o que fará para alcançá-los. Assim, você ficará muito mais focada e terá mais chances de sucesso.

9 de janeiro: dia de ir ao mercado? Antes, verifique a despensa e a geladeira. Assim, você não comprará coisas que não precisa. Faça uma lista do que deve ser comprado e mantenha-se nela.

10 de janeiro: começa o período de liquidações nos shoppings e tudo que você quer é comprar tudo pela metade. Infelizmente, muitas delas não passam de falsos chamarizes. Quando não temos noção dos preços das coisas, é fácil cair nessas ciladas. Procure saber os valores do que deseja comprar e não confie em toda “promoção” que aparecer por aí.

11 de janeiro: ainda está com o orçamento comprometido por causa das compras dos presentes de Natal? Marque na agenda as datas dos aniversários mais importantes e já defina os gastos na sua planilha. Assim, você não será pega de surpresa.

12 de janeiro: se você tem dívidas, não deixe o tempo passar. Se deve no cartão de crédito ou no cheque especial, reserve este dia para procurar o banco e pedir para fazer um parcelamento com mensalidades fixas. Você conseguirá se livrar de mais juros e terá uma data certa para terminar de pagá-las.

13 de janeiro: dia de rever as contas. Pode ser que você tenha um plano amplo de TV a cabo, mas nem tenha tempo de assistir. Nesse caso, que tal diminuir o pacote? Faça o mesmo com os de telefonia e internet, pois pode ser uma forma de economizar um bom dinheiro.

14 de janeiro: se você quer comprar algo sem se endividar, veja o preço e anote o valor que deve economizar por mês. Dessa forma, vai saber dentro de quantos meses poderá comprar. Faça o mesmo com objetivos como estudar inglês, fazer uma viagem, etc. Programando, tudo fica mais fácil.

15 de janeiro: não adianta querer conquistar tudo de uma só vez ou mudar de vida da noite para o dia. Defina o que pode fazer a cada dia para alcançar o que quer.

16 de janeiro: dia de organizar o seu computador. Quando fizer isso e estiver com seus arquivos salvos e fáceis de serem localizados, você vai aprender a otimizar o uso das funções que ele oferece e terá um assistente muito competente. Reserve também um tempo para deletar arquivos inúteis e colocar os demais em ordem. Faça um backup dos arquivos importantes e use os alarmes para lembrá-la de compromissos importantes.

17 de janeiro: dia de faxina emocional. Manter amizades ou costumes tóxicos sugam nossas energias e nos fazem andar para trás. Delete da sua vida tudo o que intoxica e você sentirá uma enorme diferença.

18 de janeiro: anote todos os pontos que lhe causam estresse com respeito às finanças. Depois eleja os três pontos principais e ataque-os primeiro. Resolvendo os três pontos mais críticos, os demais serão muito mais fáceis de serem vencidos.

19 de janeiro: a leitura é um dos nove hábitos em comum entre as pessoas bem-sucedidas, por isso, inclua essa atividade no cotidiano.

20 de janeiro: pode parecer dispensável, mas ter um hobby nos torna muito mais felizes e, consequentemente, mais produtivos. Que tal marcar aquela aula teste de dança na academia próxima da sua casa? Ou começar a fazer aquela caminhada matinal no bairro antes de ir trabalhar?

21 de janeiro: lucre com seus dons. Muitas pessoas acabam por transformar seus hobbies em renda extra. Se esse é o seu caso, por que não investir nisso? Fazer o que se ama e ainda poder faturar um dinheirinho extra é sempre muito bem-vindo.

22 de janeiro: sabe aquele cliente ou aquela pessoa que aparentemente não vai gerar nenhum negócio? Pois saiba que você pode estar enganada. Atenda todo e qualquer cliente da melhor forma possível e você terá mais chances de sucesso.

23 de janeiro: conhecer um pouco de etiqueta corporativa e de boas maneiras à mesa só lhe trará benefícios. Invista em saber um pouco mais e faça bonito em casa, na empresa, entre amigos e nas reuniões de negócios.

24 de janeiro: esteja pronta para tudo e procure estar sempre bem vestida e apresentável. Isso não significa gastar uma fortuna em roupas, mas sim, em saber usar bem as que possui e ter um bom critério na hora de adquirir peças novas.

25 de janeiro: não basta ser bom, é preciso saber vender suas qualidades. Isso não significa sair gritando aos quatro ventos o quanto você é boa, mas sim, estar atenta e aproveitar as oportunidades de demonstrar essas qualidades. Mostrar competência é muito mais eloquente do que qualquer discurso.

26 de janeiro: reserve o dia para assistir a algum programa inteligente da TV ou conversar com aquele amigo intelectual que sempre tem a acrescentar. Busque investir seu tempo em algo que lhe traga um bom retorno intelectual.

27 de janeiro: em vez de perguntar “você não pode fazer hora extra hoje?”, prefira algo como “seria ótimo poder contar com você para um trabalho extra hoje” Colocando no positivo, as chances de ter uma resposta positiva aumentam consideravelmente.

28 de janeiro: sabe aquela pessoa que adora falar mal dos outros? Evite ser tragada pela maldade e adote um novo hábito propondo solução para um problema de determinada pessoa, evitando comentários tóxicos.

29 de janeiro: tire o dia para limpar suas redes sociais. Tenha cuidado com o que posta para não passar impressões erradas que possam lhe prejudicar profissionalmente.

30 de janeiro: nunca é tarde para deixar um caminho errado e tomar um novo rumo, principalmente na carreira. Se você não gosta do seu trabalho e fica estressado só de pensar nisso, seria bom considerar um possível recomeço.

31 de janeiro: se você quer algo, ainda que pareça impossível, visualize-se já tendo aquilo que deseja. Procure se ver dentro da casa que quer morar, dirigindo o carro que quer ter e trabalhando na empresa dos seus sonhos.

Seja o primeiro a comentar

Deixar uma resposta