Como fazer o bolo de vidro perfeito!

Propaganda
            <h2>Conversamos com a russa que transformou o doce em febre mundial e pedimos que um famoso chef brasileiro ensinasse, passo a passo, a receita desta delícia</h2>

“Os bolos de vidro fazem bem aos olhos e ao paladar ”

Foi de repente que a vida da confeiteira russa Olga Noskova mudou! Alguém descobriu as imagens de seus maravilhosos “bolos de vidro” e, pronto, eles viralizaram a ponto de torná-la uma celebridade virtual. Conversamos por e-mail com ela, que vive em Ufa, a capital da República do Bascortostão. Simpática, respondeu a todas as perguntas, exceto àquela em que pedíamos a receita da glaçagem espelhada – ela quer manter em segredo a técnica que a tornou famosa. A seguir, você confere nosso papo com Olga e, de quebra, aprende a receita detalhada do bolo de vidro com o chef Bertrand Busquet!

 

Com quem você aprendeu a fazer bolos tão especiais?

Tive chance de estudar com grandes chefs e sou grata a eles. Mas meu aprendizado vem muito do desejo de experimentar, da leitura, da observação da natureza, dos muitos vídeos a que assisto…

 

Há quanto tempo faz bolos?

Há um ano e meio, li uma frase de Confúcio que dizia: “Escolha um trabalho que ama e não terá de trabalhar um dia na vida”. Foi quando resolvi investir no que eu amava fazer de coração.

 

Foi difícil chegar à técnica impecável do “glass cake”?

Sou perfeccionista. Faço testes o tempo todo. Cada doce é único e o decoro intuitivamente. Gosto de um visual simples, minimalista.

 

Imaginou que ficaria famosa?

No dia 12 de maio, acordei sem despertador. Meu celular havia descarregado porque 8 mil pessoas tinham se inscrito em meu Instagram durante a noite. Era tanta gente que foi impossível responder a todas! Hoje tenho 600 mil seguidores. Inacreditável!

 

Por que acha que as pessoas se encantaram por seu trabalho?

Não sei dizer ao certo. Mas tenho muita gratidão por todas elas.

 

A demanda cresceu muito?

Sim, mas hoje tenho uma equipe que me ajuda bastante!

 

Pensa em expandir o negócio?

Sim, estamos em negociações com diferentes países para produzir meus bolos. E estamos montando um cronograma de viagens!

 

Há quem diga que seus bolos são lindos, mas não inspiram desejo. O que pensa disso?

Eu levo a qualidade dos meus bolos muito a sério. Eles são feitos só com ingredientes naturais. Beleza e sabor andam juntos! Meu sonho é que todo o mundo pudesse prová-los ainda frescos!

 

Agora vamos ao passo a passo para fazer o bolo de vidro!

Atenção: você vai precisar de balança digital e termômetro culinário nestas receitas

 

RECEITA DO BOLO QUE É A BASE

Quem ensina é o chef Bertrand Busquet

 

BROWNIE

Ingredientes

  • 78 g de manteiga sem sal
  • 78 g de chocolate meio

amargo • 78 g de ovos

  • 65 g de açúcar • Sal

a gosto • 33 g de farinha

de trigo peneirada

  • 50 g de chocolate

gianduia picado • 25 g

castanha de caju picada

 

Modo de preparo

Derreta 78 g de manteiga sem sal com 78 g de chocolate meio amargo em banho-maria. Reserve. Coloque numa batedeira 78 g de ovos, 65 g de açúcar, sal e bata até espumar. Reserve. Em uma tigela, coloque 33 g de farinha, metade do chocolate derretido (acima) e misture até ficar liso. Adicione o restante do chocolate derretido e misture. Acrescente ovos batidos e misture. Espalhe essa mistura numa forma e salpique 50 g de chocolate gianduia e 25 g de castanha. Leve a massa ao forno, pré-aquecido a 165 °C, por 25 minutos. Deixe esfriar, desenforme e leve para o freezer.

 

MOUSSE AMARGO

Ingredientes

  • 108 g de creme de leite

fresco 35% • 17 g de

glucose de milho branca

  • 135 g de chocolate

amargo • 250 g de

creme de leite fresco

Modo de preparo

Em uma panela em fogo baixo, aqueça 108 g de creme de leite fresco com 17 g de glucose até atingir 85 °C. Coloque em uma tigela 135 g de chocolate amargo e o creme de leite aquecido (feito acima) e deixe o chocolate derreter. Em seguida, emulsione até ficar liso e homogêneo. Em uma batedeira, coloque 250 g de creme de leite fresco e bata levemente. Desligue e transfira a mistura para a tigela com a mistura de chocolate. Misture. Despeje sobre o brownie congelado, formando uma cobertura lisa e uniforme.

 

CONFIRA AS ETAPAS DA GLAÇAGEM ESPELHADA

 

Ingredientes

75 g de água • 150 g de açúcar • 150 g de glucose

de milho branca • 100 g de leite condensado • 70 g de

massa de gelatina (10 g de gelatina em pó sem sabor

dissolvida em 60 g de água) • 150 g de chocolate branco

  • 5 g de corante vermelho lipossolúvel • 1 g de pó dourado

 

Modo de preparo

1- Coloque numa panela 75 g de água, 150 g de açúcar, 150 g de glucose e leve ao fogo médio até ferver. Retire do fogo.

2- Numa tigela com 100 g de leite condensado, adicione a mistura do passo 1, mexa e junte 70 g de massa de gelatina.

3- Em outra tigela com 150 g de chocolate branco, ponha a mistura do passo 2 e misture até derreter o chocolate. Bata com o mixer até obter uma mistura homogênea. Então, adicione 5 g de corante vermelho, 1 g de pó dourado (opcional) e bata novamente com o mixer, sem incorporar bolhas de ar.

4- Retire o bolo-base do freezer e coloque em uma base alta. Em seguida, despeje a glaçagem sobre ele, ainda congelado. Sirva a seguir.

boloz-01 boloz-02 boloz-03 boloz-04 boloz-05 boloz-06 boloz-07 boloz-08 boloz-09

Fonte: http://vivamais.uol.com.br/noticias/culinaria/como-fazer-o-bolo-de-vidro-perfeito.phtml#.WJ9JrFUrLIV

1 Comentário

Deixar uma resposta