Dicas para conservar as frutas e verduras por mais tempo

Propaganda
            <h4>Dicas para conservar melhor suas frutas e verduras</h4>

Se você tem dúvidas de qual a melhor forma de armazenar suas frutas e vegetais, confira as dicas a seguir:

Separação

As frutas e vegetais naturalmente emitem um gás inofensivo denominado etileno, no entanto, alguns destes alimentos produzem tal substância em quantidades maiores. Quando tais alimentos são armazenados junto a frutas e vegetais sensíveis ao gás, o etileno vai acelerar o processo de amadurecimento do produto.

Sendo assim, a primeira dica para conservar melhor suas frutas e verduras é separar os produtos que emitem etileno daqueles que são sensíveis ao gás.

Alimentos que produzem gás etileno: maçã, abacate, damasco, banana, melão, figo, uva, kiwi, manga, mamão, frutas cítricas, pêssego, pêra, abacaxi, tomate e ameixa.

Alimentos sensíveis ao gás: brócolos, couve, repolho, cenoura, espargo, couve-flor, pepino, beringela, alface, salsa, batata, espinafre, batata doce e agrião.

Como armazenar frutas

O processo de lavagem das frutas deve ser realizado apenas antes do consumo e não ao serem armazenadas na geladeira . A melhor maneira de conservá-las é armazená-las em sacos plásticos que devem ficar dentro das gavetas na parte inferior da geladeira.

Frutas que continuam amadurecendo, como o abacate, devem ser mantidas na fruteira, em temperatura ambiente, até que amadureçam completamente.

Abacaxi, banana e melancia apenas devem ir para a geladeira depois de cortadas. A maçã pode ser armazenada em local fresco e arejado por até duas semanas, depois é preciso colocá-la na geladeira.

Como armazenar vegetais

Lave os vegetais apenas no momento em que for consumi-los e não antes de guardá-los na geladeira. Estes alimentos devem ser armazenados em sacos plásticos e nas gavetas apropriadas dentro da geladeira.

Alguns vegetais, como os espargos, e ervas frescas, como salsicha e cebolinha, podem durar mais tempo se forem guardadas em recipientes com os caules dentro de água. A cebola, alho e batatas devem ser armazenadas em local fresco e escuro.

Seja o primeiro a comentar

Deixar uma resposta