35 Dicas Infalíveis para Eliminar Todos os Tipos de Manchas

Propaganda
            COMO TIRAR MANCHAS DE GORDURA

Utilize éter, benzina, gasolina ou querosene, que são ótimos removedores de gordura. É só embeber uma escova em uma das substâncias e esfregar delicadamente sobre a mancha.
No caso de tecidos não laváveis e muito delicados, como o couro, prefira a benzina.
No caso de manchas de gordura em tecidos de seda, utilize magnésia, esfregando-a na região e expondo-a ao calor do fogo, tomando cuidado para não queimar o tecido.
Roupas coloridas, porém, não podem receber nenhuma dessas substâncias. Prefira, então, lavar a região manchada com sabão e água quente ou polvilhar um pouco de talco ou farinha sobre a mancha.
COMO TIRAR MANCHAS DE DESODORANTE
Esfregue sal nas manchas de desodorante e deixe a peça de roupa parada de um dia para o outro. No dia seguinte, basta esfregas a mancha com uma esponja macia e enxaguar!
COMO TIRAR MANCHAS DE MOLHO
Em geral, pode-se aplicar no local uma colher de sopa de detergente dissolvida em três colheres de sopa de água morna.
Se a mancha for de ketchup ou mostarda, você pode combinar detergente com vinagre branco e esfregar até que ela suma.
Já o molho de tomate pode ser retirado de duas formas: primeiro, tente detergente com água quente. Se não der certo, umedeça um pano em uma mistura de suco de limão e álcool e esfregue sobre a mancha. Depois, passe sabão e deixe a peça de molho com sabão de coco antes de enxaguar.
COMO TIRAR MANCHAS DE CHOCOLATE
Manchas de chocolate em lã podem ser retiradas com um algodão ou pano embebido em glicerina.
Em tecido de algodão de cores firmes, passe álcool e lave em seguida com água quente e algumas gotas de amoníaco.
Seda, náilon, fibra sintética ou lã fina também podem ficar livres das manchas de chocolate. Basta umedecer a região com tetracloreto de carbono e enxugar com uma toalha fazendo pressão, mas sem esfregar para não alterar as cores ou a textura do tecido. Repita a operação até que a mancha saia por completo.
COMO TIRAR MANCHAS DE VINHO
Para o vinho tinto, tente usar sal, farinha de mandioca ou polvilho – eles absorvem a mancha.
Outra dica infalível é deixar a peça de molho no leite puro. Para manchas de vinho branco, você pode tentar o mesmo procedimento ou então mergulhar a peça em uma solução de ácido sulfúrico.
Tecidos delicados, como lã e seda brancos, podem ser alvejados com uma solução de água oxigenada.
Em tecidos de cor, tire a mancha de vinho com vinagre branco dissolvido em água. A solução também elimina manchas de cerveja e demais bebidas alcoólicas.
COMO TIRAR MANCHAS DE CHÁ OU CAFÉ
Passe um cubinho de gelo sobre a mancha e lave em seguida.
Para manchas antigas, um pouco de glicerina líquida na parte afetada funciona.
Água oxigenada 20 volumes também é um bom removedor desse tipo de mancha, inclusive para ser aplicado em sedas de cor firme.
Já para remover manchas de tecidos de cores não firmes, passe sobre a região uma solução composta de álcool etílico e sabão, lavando com água fria.
Se a mancha for de café com leite, aí a estratégia muda um pouco, porque essa mancha é mais insistente devido à gordura do leite. Para removê-la, passe água oxigenada ou benzina e lave.
COMO TIRAR MANCHAS DE CANETA ESFEROGRÁFICA
Para isso existem 3 truques: passar um cotonete embebido em álcool ou sabão sobre a mancha; despejar leite morno sobre a mancha, de tempos em tempos, até ela sair (cerca de 1 hora) ou ainda aplicar um pouco de suco de limão puro sobre a mancha.
COMO TIRAR MANCHAS DE MAQUIAGEM
Se a mancha for de blush, espalhe sobre ela um pouco de álcool, vaselina líquida ou éter. Todos esses produtos podem acabar com a mancha de blush!
Se a mancha for de base de rosto, molhe-a com vinagre branco se a peça for de algodão. Se for de seda, o melhor a fazer é passar uma solução de água fria e água oxigenada de 20 volumes.
No entanto, se o que borrou a roupa foi o batom, passe acetona, se a peça for branca; e um cubo de gelo seguido de detergente de cozinha, se a peça for colorida
Você também pode usar vaselina ou um cotonete embebido em éter para retirar as manchas de malhas e algodão.
COMO TIRAR MANCHAS DE PERFUME
Remova a mancha de perfume passando na região afetada uma solução de 4g de sulfato de sódio para cada 100ml de água. A tática serve para qualquer tecido, menos os sintéticos.
COMO TIRAR MANCHAS DE MOFO E BOLOR
Retire a mancha utilizando um pano ou algodão embebido em sabão de pH neutro ou aplique vinagre branco e suco de limão sobre a mancha, deixe a peça ao sol por algumas horas e lave-a separadamente do resto das roupas
Se a mancha for antiga, coloque a peça em uma panela grande de alumínio cheio de água com um pedaço de bacalhau cru. Deixe a mistura ferver até a mancha desaparecer.
Se a peça manchada for branca, você pode utilizar outro artifício: deixa-la de molho em uma solução com 2 colheres de sopa de água sanitária mais 2 colheres de sopa de detergente ou 2 colheres de sopa de vinagre num balde de água.
COMO TIRAR MANCHAS AMARELAS DE ‘GUARDADO’
Para clarear tecidos brancos de algodão ou linho, que, ao longo do tempo, adquiriram uma coloração amarelada, ferva-os por meia hora com uma colher se sopa de sal e uma de bicarbonato de sódio. Depois, enxágue com água limpa diversas vezes.
Para retirar o amarelado de Lycra branca, lave a peça com sabão líquido e, na última enxaguada, misture em um balde cheio de água uma colher de chá de fermento em pó. Aí é só espremer e deixar secar na sombra.
Mas se o tecido manchado pelo tempo for seda, você pode deixá-lo novinho em folha despejando sobre a peça leite em temperatura ambiente. Posteriormente, é só lavar com sabão líquido e deixar secando à sombra.
COMO TIRAR MANCHAS DE FERRUGEM
A maneira mais comum de eliminar manchas de ferrugem é colocar suco de limão com sal sobre a área manchada e estender a roupa ao sol, repetindo o procedimento até a mancha desaparecer.
Você pode tentar, ainda, colocar algumas rodelas de limão sobre a área afetada e, em seguida, passar a roupa com um ferro bem quente.
Também é possível passar leite azedo para eliminar a mancha.
COMO TIRAR MANCHAS DE SANGUE
A mancha de sangue sai facilmente com uma solução de água com água oxigenada 20 volumes.

Seja o primeiro a comentar

Deixar uma resposta