14 Coisas que todo mundo faz no banheiro mas não deveria

Propaganda
            O banheiro é um espaço da casa que muito utilizamos, e por isso é necessário que tenhamos bastante cuidado com a higienização e hábitos. Maus hábitos podem trazer resultados negativos para a saúde.

Um dos erros mais comuns é usar a mesma esponja de limpeza para tudo: espelho, pia, vaso sanitário e chuveiro. O correto é usar uma esponja para cada espaço, evitando assim a contaminação.

  1. Dar descarga com a tampa da privada aberta

Quando a tampa está levantada na hora de dar tchau pros amiguinhos, a probabilidade de todos os germes saírem voando pelo ar do banheiro é enorme, e eles podem ficar ali por pelo menos 2 horas, o que será muito triste pra sua escova de dente que está em cima da pia.

  1. Usar toalha de rosto

Sabe aquela toalha de papel que tem no banheiro do shopping? Pois então, por mais que seja incomum usá-las em sua casa, saiba que é o ideal. Mas como quem não tem cão caça com gato, pode usar a de tecido mesmo, mas lembre-se de trocá-la TODOS os dias ou quando ela estiver muito molhada, para evitar a proliferação das bactérias.

  1. Dividir o sabonete em barra com outras pessoas

A não ser aqueles que já vem com ação bactericida e desinfetante, os sabonetes em geral são para limpar a pele e não matar os germes que estão soltos por ali. Se encontrar algum resíduo no sabonete, lave-o antes de usar. E prefira sempre os líquidos.

  1. Pegar na maçaneta depois de lavar as mãos

Nunca faça isso! Ou terá sido em vão a lavagem. Muita gente toca nos objetos do banheiro com a mão suja e acaba contaminando, então evite passar esse mal adiante. Hoje em dia existem maçanetas inteligentes, mas na falta delas, um pedaço de papel higiênico pode te ajudar.

  1. Deixar cesto de roupas sujas no banheiro

Roupas no banheiro, com o vapor do chuveiro acabam acumulando umidade, e como fungos e bactérias adoram isso, ainda mais se for quentinho e escurinho, o cesto vira um hotel cinco estrelas. O indicado é que se lave o quanto antes as roupas, principalmente as íntimas.

  1. Deixar a escova de dentes na pia

Pense bem antes de deixar sua escova de dentes na bancada da pia, principalmente quando dá descarga. Os germes saem voando e chegam até sua escova, o ideal é que fique sempre seca e guardada.

  1. Tapete no box do banheiro

Além de render alguns escorregões uma vez ou outra, os tapetes acumulam muitos fungos, por estarem sempre úmidos e em contato com o chão. Se não der pra se livrar deles, higienize com água sanitária regularmente.

  1. Manter janelas fechadas

Nada de deixar janelas fechadas! O vapor dos chuveiros eleva a umidade das paredes, favorecendo o bolor. A aplicação, a cada 15 dias, de uma solução de 50% de água sanitária em água eliminará as bactérias. Mantenha o banheiro ventilado e as janelas abertas sempre que possível.

  1. Tomar muitos banhos e quentes

Existe uma camada da protetora da pele chamada camada córnea, e tomar muitos banhos por dia, principalmente se a temperatura do chuveiro estiver alta, acaba retirando essa camada, deixando-a exposta para as bactérias presentes no banheiro, nos tornando mais suscetíveis à doenças. Portanto evite banhos muito quentes e não tome tantos banhos por dia.

  1. Deixar roupa íntima no banheiro

Não tem problema lavar as calcinhas ou as cuecas no banheiro, o problema está em deixar as peças secando por alí. Lembre-se: é o local mais úmido da casa, também é onde mais se proliferam fungos e bactérias. Portanto peças íntimas devem secar em ambientes ventilados e com luz solar.

  1. Guardar maquiagens

Tudo bem que o espelho do banheiro tende a ser o lugar mais prático da casa, mas guardar a maquiagem lá pode diminuir sua vida útil, já que é um local com bastante umidade e calor. Prefira locais secos, frescos e arejados.

  1. Andar descalço

De acordo com um estudo publicado na ABC News, o piso do banheiro abriga um número 200 vezes maior de bactérias do que o vaso sanitário, então a dica é não andar descalço.

  1. Não trocar a esponja/bucha

Lavar o corpo com bucha é uma ótima opção para retirar as impurezas, mas passar muito tempo sem trocá-la é um grande erro. As buchas vegetais devem ser usadas no máximo três vezes pois o acúmulo de bactérias é muito propício nesse ambiente. Já as sintéticas, embora mais resistentes, não devem ser usadas por mais de oito semanas.

  1. Usar cortina de plástico

Box de vidro é mais aconselhado por ser fácil de limpar, porém se você usar cortina de plástico tenha cuidado redobrado. Geralmente elas não se encaixam no tamanho do box, e aí o problema surge com o contato do chão e água pois acumulam-se bactéria e fungos. Se isso acontecer então o indicado é cortar e ajustá-la.

Seja o primeiro a comentar

Deixar uma resposta