Como tratar as manchas roxas?

Propaganda
            Como tratar as manchas roxas?

Uma mancha roxa ou um hematoma é uma contusão ou golpe que produz um coágulo de sangue que marca a pele, devido a esse impacto. Pode ser muito dolorido quando os vasos sanguíneos se lesionam. O termo médico é “contusão” e também podem se desenvolver na musculatura ou na região óssea. Conheça quais são os remédios caseiros mais eficazes para tratar tais hematomas.hematoma-1-500x325
Características das “manchas roxas”
As manchas roxas demoram algumas semanas para desaparecer completamente e existem pessoas mais vulneráveis a elas. Nesse período vai mudando a cor. A princípio é um tom avermelhado, depois se torna roxeado ou azulado e vai perdendo a cor e se tornando esverdeada ou amarela até que desaparece. Os níveis de uma lesão podem ir mudando segundo a idade ou a sensibilidade da pele da pessoa. Os mais velhos e aqueles que têm a pele muito branca são os que mais sofrem com as manchas roxas, devido aos seus vasos sanguíneos que são mais frágeis ou, ainda, porque a pele é mais sensível aos golpes e marcas.
hematoma 3
Os sintomas destes hematomas mais “comuns” são dores na região (sobretudo ao tocar ou coçar) e inchaço. Não são graves se são pequenos ou se com o passar dos dias incomoda cada vez menos. Se existe algum sintoma mais persistente como náuseas ou tonturas, é necessário consultar um médico imediatamente. Os golpes ou traumas nos olhos e cabeça devem ser tratados de forma urgente, caso sejam acompanhados por tais sintomas. A mancha roxa aparece quando nos batemos com muita força contra algo, como é o caso de um móvel (o mais frequente) ou se caímos na rua, por exemplo. A intensidade do golpe necessária para “marcar” a pele varia segundo o dito anteriormente: a idade e fragilidade da pele. Em idades avançadas, podem também aparecer sem que haja lesões. Isto também ocorre nos atletas que levantam pesos, por exemplo, devido ao esforço. Os pacientes que ingerem medicamentos que podem diluir o sangue (como é o caso da aspirina, o ibuprofeno, os fármacos para a artrite ou os anti-inflamatórios) terão interferência na coagulação natural do sangue, por isso provocará manchas maiores. Outros que também podem sofrer com a aparição frequente de hematomas são os que têm problemas como hemofilia ou cirrose hepática.
hematoma 4
As mulheres podem ser mais propensas que os homens a sofrerem com este tipo de hematomas, porque usam saias, cera para depilação e também são mais sensíveis a um golpe com qualquer objeto ou, ainda, se existe alguma pressão nos braços, pernas etc. com maior intensidade.
Remédios naturais para os hematomas
Aplica, assim que tiver sofrido o golpe, compressas frias. Algumas pessoas colocam pedaços de gelo sobre a área afetada. Também um pacote de legumes, desses que guardamos no freezer, pode ser um bom e rápido cuidado com a região afetada.
Umedecer um algodão com vinagre de maça frio e aplicar sobre a mancha fazendo um pouco de pressão (não muito para não doer).
Triturar algumas folhas de amendoeira frescas e adicionar um pouco de água para fazer um cataplasma, assim impedirá que se forme o hematoma. Aplicar logo depois de sofrer a “pancada”.
hematoma 5
Aplicar imediatamente um bife de carne vermelha sobre o local onde se sofreu o impacto, para aliviar a dor e, ao mesmo tempo, reduzir a possibilidade de formar um hematoma.
Elaborar uma pasta com um pouco de manteiga e salsinha moída. Passar essa mistura na área afetada sem fazer muita pressão.
Colocar na região do golpe uma compressa de arnica, a qual se consegue facilmente em uma farmácia. Ou, ainda, elaborar seu remédio caseiro para as manchas roxas, cozinhando um punhado de folhas de arnica em um litro de água por 15 minutos.
Aplicar um cataplasma feito com maçã, da qual você deve retirar a casca e ralar, aplicando crua sobre a pele ou, ainda, cortando em pedaços (também descascada) e envolver em uma gaze fina antes de colocar sobre a região afetada.
Realizar um cataplasma de cebola. Aquecer um pedaço de cebola em uma frigideira e colocando em uma gaze, aplicar no local onde está lesionado e prender bem, pois assim deve permanecer por 4 a 5 horas.
hematoma 6
Adicionar 20 gramas de calêndula macerada em meio litro de água, ferver por alguns minutos e deixar repousar um quarto de hora. Pegar um pedaço de tecido ou lenço (de preferência de algodão), embeber com água e aplicar como compressa.
Preparar uma infusão com 25 gramas de folha de Hamamelis com meio litro de água, ferver 15 minutos e deixar esfriar. Umedecer em um tecido e aplicar no local lesionado, sem deixar que seque sobre a pele.
Dissolver 10 gotas de óleo essencial de sempre-viva (sim, trata-se de uma planta) em uma colher de óleo de amêndoas. Umedecer em um algodão, esse deverá ser previamente umedecido em água quente. Deixar na região afetada durante toda a noite.
Colocar três colheres de sal em um pano de algodão, dobrar bem para que não caia e inserir em um recipiente que contenha água morna. Apertar para escorrer a água e aplicar na região afetada durante oito horas, logo depois de ter sofrido o golpe.
Misturar suco de limão com uma colher de sal. Umedecer um pano com esta preparação e passar na pele na altura do golpe por alguns minutos.
hematoma 2
Colocar um punhado de folhas de anis em uma xícara de água fervente. Fechar e realizar um cataplasma, o qual deverá ser aplicado onde tenha recebido o golpe.
Colocar um punhado de folhas de melissa secas em um recipiente e cobrir com 250 ml de óleo de amêndoas. Deixar agir por 15 dias (mexendo diariamente) e depois coar. Derreter 25 gramas de cera de abelhas e aplicar duas cápsulas de vitamina E. Misturar com a preparação das folhas de melissa e conservar no refrigerador até que seja necessário usar.
Imagens cortesia de Gwen, Daniel Paquet, Crayolarabbit, thirteen of clubs, Cody McComas, Oakley Originals, Tom Longfield.

fonte:http://melhorcomsaude.com/

Seja o primeiro a comentar

Deixar uma resposta