Patches termocolantes: como transformar uma peça básica em moderninha

Propaganda

Os patches podem ser aplicados em diversas peças de roupas. Saiba como usá-los em cada e peça e como criar um visual cheio de personalidade

Propaganda

Os anos 90 voltaram com tudo para a moda, na coleção de grandes marcas e também nas ruas. Entre essas tendências estão as tattoo choker e gargantilhas, mas os patches também marcaram muito esta época e voltaram com tudo.

Os patches são pedaços de tecidos normalmente bordados, com diferentes desenhos e formatos. Esses pedacinhos de tecidos normalmente podem ser colados ou costurados nas peças de roupa, principalmente nas em jeans, e proporcionam um toque atual ao visual.

Os adesivos são uma alternativa para dar uma cara nova a uma peça que está esquecida no seu armário, ou para dar um toque divertido ao visual. A maioria dos patches são adesivos termocolantes e podem facilmente ser removidos.

Confira abaixo dicas elaboradas, em parceria com a professora e consultora de moda Flavia Piña, de como usar peças com aplicação de patches:

Jaqueta com patches

As jaquetas que podem receber a aplicação de patches são de variados modelos, como as tradicionais jeans, as militares e também as bombers. O local de aplicação pode variar, sendo nos braços, na região das costas, próximo aos ombros, e também por toda a parte da frente.

“As jaquetas jeans são as que encontramos com mais frequência nas ruas, Vezes com apenas um patch único aplicado, vezes em versões ‘super fun’. As jaquetas com patches dão um toque lúdico e divertido nas produções”, explica a consultora de moda Flávia. Porém, ela sinaliza que essas peças devem ser usadas preferencialmente em ambientes formais, que não pedem produções mais sóbrias.

Calça com patches

Para quem está mais disposta a inovar, as calças também são boas opções para a aplicação de patches. Para as mais ousadas ainda é interessante mesclar os patches com calças modelo “boyfriend” e com aparência “destroyed”, com rasgos e desfiados.

O mais comum é encontrar patches aplicados em calças jeans tradicionais, mas nada impede que a aplicação seja feita em calças de sarja. Sobre a disposição dos patches, Flávia aconselha: “O ponto onde o patch é colado é o ponto de atenção da sua roupa. Caso prefira não chamar atenção para determinada parte do corpo, vale evitar os colantes ali”.

T-shirt com patches

Os patches podem ser uma ótima alternativa para dar um toque inovador em uma t-shirt básica ou até mesmo para dar uma cara nova a uma camiseta já bastante usada. Como garante Flavia, essa peça é fácil de usar e pode ser facilmente encontrada em lojas de departamentos e é são ótimas para quem quer aderir à tendência sem fazer grandes investimentos.

A peça pode ser combinada com salto para criar um visual hi-lo que mescla itens mais sofisticados e itens mais casuais em um mesmo look. Shorts jeans desfiados e flatforms arrematando o visual, deixam o look super jovem e atualizado.

Shorts e saias com patches

Shorts e saias jeans são a cara do verão e com patches ainda integram a tendência “fun summer”, como ensina Flávia Piña. Para não correr riscos de criar um visual com muita informação é mais seguro combinar essas peças com tops lisos.

Para compor um visual jovem e atualizado, é legal combinar saias e shorts com patches, com t-shirts e tênis, principalmente os brancos. Os patches também são ótimas saídas para dar um toque divertido e casual nas tradicionais saias lápis.

Patches na bolsa

“Mais versátil de todas as aplicações, os patches em bolsas são uma excelente forma de aderir a tendência, de forma mais sofisticada”, considera Flávia, que ainda complementa que esse item é mais fácil de transitar em ambientes formais, pois dá um diferencial ao look, mas sem exageros.

As bolsas no modelo clutch ou carteira, são ótimas para a aplicação dos patches, principalmente quando são de tecidos. Mas é importante ressaltar que as bolsas mais sofisticadas também recebem um toque casual pela aplicação dos adesivos.

Patches nos pés

Tênis e Slip on são os modelos de calçados mais comuns de encontrar com aplicação de patches. Certamente são modelos confortáveis e que transmitem muita casualidade, e são perfeitos para looks relax e para o fim de semana.

Sobre a composição de looks com esses calçados, Flávia comenta: “Vale apostar em composições mais neutras, onde o sapato é o acessório da vez”. Os sapatos em preto ou branco deixam os patches em evidencia, devido ao contraste que oferecem.

Como aplicar os patches

A aplicação dos patches nas peças de roupa é altamente fácil e pode ser feita em casa. As ferramentas necessárias para fazer a aplicação são: ferro de passar roupas e um pedaço de um tecido qualquer.

Onde encontrar patches?

Para aplicar os adesivos em peças de roupa que já estão no seu armário, veja abaixo a lista de lojas online que disponibilizam os patches para venda:

  • Fatum: A loja oferece diversos patches com nomes de bandas e cantores de rock consagrados, além de patches de bandeiras de países.
  • Ziovara: Neste e-commerce os patches podem ser comprados em kits. Além dos adesivos termocolantes, eles também oferecem peças com os patches aplicados, como moletons e t-shirts.
  • Objetiva Bordados: Essa loja virtual disponibiliza desenhos divertidos como arco íris, hot dog e unicórnios. Os valores unitários não passam de R$12.
  • Loja Ethus: O diferencial dessa loja é a oferta de patches em paetê, eles proporcionam um toque mais ousado ao visual.
  • Patches Bordados: Patches de signos, de bandas e de heróis em quadrinhos podem ser encontrados neste e-commerce. OS valores não passam de R$10.

 

  • Inspire-se nos looks das blogueiras As blogueiras aderiram com tudo ao visual com patches. Veja abaixo diversas imagens de blogueiras nacionais e internacionais usando looks com peças adornadas pelo patches e inspire-se para criar o seu visual.

 

Fonte: Dicas de mulher