Saiba como tratar dos fios na gravidez. Máscaras caseiras podem ajudar!

Propaganda

 

Os cabelos passam por algumas transformações de acordo com a época da gestação


Na GRAVIDEZ, são inúmeras as mudanças do corpo feminino. Dentre elas, estão as que envolvem os cabelos e podem até causar certa preocupação: “as mais comuns ocorrem noTRÊS PRIMEIROS MESES, EM QUE PODE HAVER UMA QUEDA MAIS ACENTUADA E MAIOR OLEOSIDADE DOS FIOS”, coloca Julia Doorman, coach pessoal e de autoestima, YOUTUBER, pesquisadora de cabelos e blogueira do site Cabelos de Rainha. “Tudo devido às alterações hormonais”, explica. “Aconteceu comigo e estabilizou ao longo do processo”.

DE CICLO EM CICLO

Segundo o Dr. Rogério Gomes, ginecologista do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, ainda é possível que as madeixas fiquem mais volumosas pelo período gestacional – em especial, no terceiro semestre (fase anágena) é muito comum haver um crescimento mais intenso. “APÓS O PARTO, CONTUDO, HÁ UMA DIMINUIÇÃO DE MAIS DE 30% DOS PELOS na fase denominada de EFLÚVIO TELÓGENO”, sendo que não há necessidade de tratamento, pois tudo voltará ao normal com o tempo. A secura excessiva também pode ocorrer, levando a uma maior probabilidade de quebra, avisa.

 

DE JEITO NENHUM!

“O uso de TINTURAS E QUALQUER TIPO DE QUÍMICA CAPILAR DEVEM SER EVITADOS EM TODAS AS ETAPAS PELA MULHER GRÁVIDA”, ele comenta. “O problema é que procedimentos como alisamentos, progressivas e similares contêm formol, amônia, hidróxido de sódio, chumbo, guanidina, entre outros, que em contato com a raiz do cabelo podem ser absorvidos pela corrente do sangue e atingirem o feto”. As consequência mais graves são a MÁ FORMAÇÃO e, inclusive, ABORTO. “As denominadas ‘luzes’ podem ser uma solução da metade para as pontas”, indica. Apenas uma ou duas vezes nos nove meses, hein?

O QUE ESCOLHER?

A melhor opção mesmo é partir para os produtos naturais, como a HENNA, LIVRES DAS SUBSTÂNCIAS TÓXICAS. “Quem nunca experimentou o PÓ EXTRAÍDO DAS FOLHAS DA LAWSONIA INERMIS LINNÉ, árvore originária do norte da África e Índia, deve fazer um teste prévio, para verificar se apresenta alguma sensibilidade a ele”. O médico ainda aconselha a ter cuidado com métodos mais recentes: “propagandeados como mais seguras, as chamadas ESCOVAS DE CHOCOLATE OU DE FRUTAS também podem apresentar formol e ser igualmente prejudiciais”.

Aquelas que trabalham em salão de beleza e estão esperando um filho têm que se proteger bem do contato com os vapores dos compostos que manuseiam (consulte um obstetra para saber modelos específicos de máscara, pois os comuns não servem contra tais gases). “Estão liberados hidratações e cosméticos como finalizadores à base de silicone e ativadores de cachos”, ressalta o Dr. Gomes.

closeup on young woman showing hair

SOLUÇÃO DE CASA

As MÁSCARAS CASEIRAS são uma ótima alternativa para manter a cabeleira saudável, e fazer com que ela atravesse forte cada ciclo, mesmo na sequência do nascimento da criança. Conforme Julia, alguns ingredientes como os ÓLEOS DE ALECRIM, RÍCINO E OUTROS QUE ESTIMULAM A CIRCULAÇÃO SANGUÍNEA devem ser deixados de lado, pois podem influenciar na saúde do bebê. Como interessada no assunto, ela sugere três receitinhas simples que você pode seguir semanalmente ou a cada 15 dias:

HIDRATAÇÃO PARA CRESCIMENTO DO CABELO – COM BABOSA

“Pode aplicar a babosa pura, que combate a queda e TRATA O COURO CABELUDO”. Basta deixar duas folhas do vegetal agindo por 15 minutos em contato direto com a cabeça, massageando bem para promover a ativação da área. O mesmo pode ser realizado na extensão dos fios, ela conta. Ao terminar, é só lavar com o xampu e o condicionador de costume. Se você quiser, pode misturar a babosa com a máscara industrializada e hidratar somente o cabelo, preservando a raiz.

NUTRIÇÃO COM ABACATE

Serve para nutrir e dar mais corpo às madeixas. “Os LIPÍDEOS PRESENTES NA FRUTA DEIXAM OS FIOS MACIOS E SEDOSOS”, ela afirma. “Pode lavar o cabelo com xampu, amassar meio abacate e aplicar no cabelo. Permaneça com ele por 15 minutos e enxágue bem. Finalize normalmente”.

GELATINA INCOLOR PARA MAIS BRILHO

A gelatina incolor é outra que deixa o visual do CABELO MAIS ENCORPADO: dilua um pacote com água no micro-ondas, e acrescente 3 colheres de sopa (25 ml) dele com duas da máscara de uso habitual. Inicie a lavagem com o xampu e, em seguida, passe a mescla mecha por mecha. Os minutos de atuação são os mesmos que os descritos no rótulo da máscara. Retire tudo e termine como está acostumada. “A GELATINA É O COLÁGENO que sempre está presente em diversos produtos, responsável por fortalecer e atuar no processo de reconstrução do fio”, conclui.

Fonte: http://www.daquidali.com.br/none/saiba-como-tratar-dos-fios-na-gravidez-mascaras-caseiras-podem-ajudar/