Anda estressado? Saiba como baixar o hormônio cortisol naturalmente

Propaganda

O cortisol é o hormônio do estresse. Se ele não estiver sob controle, vai afetar drasticamente seu humor. Aprenda como é possível controlar naturalmente esse hormônio.
Você já leu livros de autoajuda sobre como reduzir o estresse?
Muitos desses livros comentam sobre como o estresse e a ansiedade podem ter razões sociais, afinal de contas, todos têm uma vida corrida. Entretanto, o aumento da ansiedade pode estar relacionado a um desequilíbrio hormonal.

Quando o corpo produz muito cortisol, podemos passar por algumas transformações de comportamento sem nem sequer nos darmos conta.
Quando os níveis de cortisol estão muito altos, podemos passar por mudanças bruscas de humor.
Além disso, a energia é desviada do trato gastrointestinal. Este processo reduz a produção de enzimas, o que dificulta a digestão.
O cortisol muito alto no corpo pode desencadear diversos problemas, incluindo a ansiedade.
Portanto, diminuir a produção de cortisol no corpo é importante para manter uma boa saúde mental.
Veja como controlar a ansiedade, diminuindo os níveis de cortisol:

1. Elimine a cafeína
Vale a pena tentar eliminá-la de sua dieta por pelo menos 2 semanas. Para ter uma ideia, apenas 200mg de cafeína podem elevar o cortisol no sangue em 30% em apenas 1 hora.
Por isso, se você tem problemas com ansiedade, evite tomar café, chás e bebidas energéticas.

2. Durma bem
A privação do sono pode criar uma série de problemas de saúde. Estudos mostram que uma boa noite de sono ajuda a reduzir a produção de cortisol.
Por outro lado, dormir de manhã por causa de insônia aumenta a produção do cortisol.
Por isso, opte por consumir alimentos com triptofano, como bananas, por exemplo, à noite para manter o seu ritmo de sono.

3. Faça exercícios regularmente
O exercício ajuda o seu cérebro a produzir os hormônios serotonina e dopamina. Esses hormônios são considerados os hormônios da felicidade e não é à toa!
Juntos, a dopamina e a serotonina tem a função de reduzir o estresse, a depressão e a ansiedade.

4. Mantenha o seu nível de açúcar no sangue estável
Procure ingerir alimentos que tenham boas gorduras, proteínas e carboidratos complexos – o que pode ajudar a manter os níveis de cortisol baixos.

5. Beba mais água
Procure beber um copo de água quando você for para a cama e assim que acordar de manhã. Esse processo simples não só ajuda a diminuir os níveis de cortisol, como evita outros problemas como o risco de se ter um AVC enquanto dorme, no caso de pacientes propensos a essa doença.

6. Tome suplementos antiestresse
Às vezes a vida corrida não permite que tenhamos a dieta que precisamos ou que queremos. Então, para complementar sua alimentação, procure usar dos suplementos antiestresse para diminuir o seu nível de cortisol. Estes podem ser encontrados naturalmente em cálcio, vitaminas B e C, magnésio, zinco e CoQ 10.

7. Medite e procure relaxar
Procure tirar um tempo especial para você. Veja o que é mais confortável, se no silêncio ou com música suave, e procure meditar.
Mesmo quando temos uma vida corrida, uma pequena pausa pode fazer uma grande diferença.
Por isso, tenha em mente que reduzir o cortisol não é apenas uma questão alimentar, mas também de hábitos.
Da mesma forma, para saber como controlar a ansiedade, deve-se entender que a mudança de hábitos faz muita diferença.