APRENDA A LIMPAR REJUNTE ENCARDIDO DO PISO DE CERÂMICA OU PORCELANATO

Propaganda

Um piso com juntas sujas faz uma má impressão, também quando foi recém-lavado: a limpeza das juntas é muito importante para dar novamente uma aparência fresca ao chão e para se certificar de que a limpeza dure por mais tempo, recuperando o brilho do piso novinho em folha. Dependendo do tipo de piso e do material utilizado para preencher as juntas, é possível utilizar técnicas diferentes. agora vamos ver duas destas técnicas. A recomendação é sempre, cada vez que você utilizar produtos químicos agressivos para a pele, de usar luvas de proteção (servem igualmente as luvas descartáveis que as luvas normais para lavar pratos)

Primeiro método: limpar as juntas com bicarbonato de sódio e vinagre é ideal para juntas de qualquer cor mas podem criar halos sobre as pedras naturais como o mármore. Perfeito para grés, cerâmica e cimento. Como fazer essa limpeza passo-por-passo:

1 Misturar três partes de bicarbonato e água, de modo de obter uma pasta ligeiramente abrasiva e espessa
2 Espalhe com um dedo a massa nas juntas
3 Encha um frasco spray com uma solução de vinagre e água em partes iguais e espalhe-a sobre as juntas; você vai notar uma reação que formará bolhas, indicando que a limpeza já começou.
4 Espere até que não haja mais bolhas, e então começe a esfregar as juntas com um pincel, para remover a sujeira que se soltou ou se enfraqueceu com a efervescência.
5 Retire a massa do chão com um pano ou papel absorvente.
6 Lave o chão com simples água morna e enxague com um pano muitas vezes, de modo de não deixar resíduos nos azulejos.

Segundo método: limpar as juntas com o percarbonato de sódio. É um tipo de limpeza adequada para todos os tipos de azulejos, mas deve ser evitado em juntas coloridas, uma vez que tem um forte poder de branqueamento.

Prepare-se para usar a solução imediatamente depois de prepará-la, para obter um resultado melhor faça um teste em uma junta um pouco escondida, para testar sem riscos se houver perigo de branqueamento excessivo ou danos nos azulejos.

2 Coloque duas colheres de sopa de cozinha de percarbonato de sódio (cerca de 60 gramas) em 480 ml de água bem quente. Se possível usar um recipiente com um bico ou usar uma seringa para executar com precisão as etapas seguintes.
3 Encha completamente a junta com a mistura
4 Escove bem toda a junta com um píncel de pelo sintético e deixe repousar por cerca de vinte minutos.
5 Limpeum setor de cada vez, para poder trabalhar de forma limpa e sempre tenha uma solução com água quente disponível.
6 Para uma limpeza mais eficaz em caso de manchas difíceis, molhe o pincel no pó de percarbonato.
7 Lave de novo as juntas limpadas e a área correspondente do chão com água morna e seque com cuidado