7 itens que você limpa com detergente, mas não deveria

Propaganda

O detergente comum de cozinha é um coringa na limpeza da casa – e provavelmente você não o utiliza apenas para lavar louça. Embora alguns objetos possam ser higienizados com detergente, outros devem passar bem longe do produto, sob o risco de acabarem danificados. Veja quais itens você não deve tentar limpar com detergente.

Máquina de lavar roupas: o problema é que resquícios do detergente (que você não percebe que ficaram na máquina) podem manchar alguns tecidos, deixá-los com restos de espuma, que vai fazer com que as fibras fiquem endurecidas.
Tela da TV e computador: apesar de remover a gordura que se acumula nessas superfícies, o detergente pode corroer a película que protege as telas e, com o tempo, deixá-las manchadas.
Vidros: nesse caso, o detergente até pode ser usado, mas vai dar trabalho. A espuma e a resistência do produto vão tornar o enxágue mais difícil – e se você não removê-lo corretamente, vai acabar deixando o vidro com manchas.
Madeira: nada de passar detergente para limpar manchas de móveis de madeira. À principio, o produto pode até limpar, mas com o tempo, pode acabar manchando permanentemente o material.
Paredes revestidas com cal – se a sua parede é pintada com cal, evite usar detergente para remover manchas e sujeiras. Isso porque o produto vai desgastar levemente o material, não a ponto de comprometê-lo, mas vai deixar aquela área mais branca do que o restante.
Almofadas, travesseiros e sofás: como o detergente produz espuma, precisa ser enxaguado depois. Como esses itens são revestidos de espuma (que tem tendência a reter e acumular água, logo, embolorar), é interessante utilizar produtos específicos e secos para remover manchas.
Carro – evite utilizar detergente comum para limpar manchas de sujeira no carro, tanto no vidro quanto na lataria. Isso porque os químicos presentes no produto podem manchar e desgastas a pintura do automóvel.