Vejam pais: tem dois anos e já é independente. O método Montessori dá frutos!

anúncios

Há algum tempo atrás, nós falamos sobre as crianças e as tarefas domésticas. Nós vimos que estes afazeres devem ser adaptados consoante as idades. Mas eles são muito benéficos para os nossos filhos.

A lista, produzida pela escola Montessori, propõe que as crianças desde os 2 anos assumam a responsabilidade por várias tarefas domésticas. Entre elas existe a limpeza, tanto no interior da casa como no jardim.

A curva de aprendizagem é moderada e flexível, permitindo adaptar a lista consoante as capacidades dos nossos filhos. É bom começarmos a lhes dar alguma independência depois dos dois anos, e aumentar isso gradualmente.

Shutterstock
Shutterstock
anúncios

Muitos pais expuseram suas dúvidas sobre a capacidade das crianças para executar essas tarefas, especialmente as potencialmente perigosas. Um exemplo disso é descascar batatas com 6 anos ou usar o forno com 9 anos.

Para tentar lançar alguma luz sobre esta questão, a página Montessori Mons publicou um vídeo instrutivo e interessante sobre o assunto.

Nele conseguimos ver uma criança de 2 anos bastante organizada, e com um controle incrível sobre as suas habilidades motoras. Os mais pequenos conseguem se desenvolver muito mais do que os seus pais pensam… Não há palavras.

Links patrocinados

Compartilhe com seus amigos e familiares se acha este método maravilhoso!

anúncios