Aprenda o motivo que você jamais deve lavar o frango antes de cozinhar!

Propaganda

Você costuma lavar o frango anteriormente de cozinhá-lo? Uma averiguação mostrou que 90% das donas do lar e cozinheiros americanos costumam lavar o frango anteriormente de cozinhá-lo. Essa prática que parece inofensiva, ao adverso do que muitos pensam, pode acarretar em riscos para sua saúde. A carne de frango é um iguaria excessivamente rico em proteínas, vitaminas, sais minerais e umidade. Essas características tornam a carne propícia para o crescimento de microrganismos, se por ventura não conservada adequadamente e manipulada em condições ideais de higiene. Conforme pesquisadores da Drexel University, ao lavarmos o frango na pia, estamos colocando cada ambiente em perigo de contágio.

Os respingos de água que estão em proximidade com a pele do frango podem movimentar até 50cm para toda as direções. Esses respingos que podem acometer bactérias, tem chances de caírem em pratos limpos que estão secando na pia, ou em alimentos que estão próximos, ocasionando um contágio cruzado A carne de frango crua podem ter duas bactérias bem comuns: a salmonela e a campylobacter, que podem acarretar a partir de uma diarréia até o crescimento de uma doença auto imune.

conforme estudos publicados, 47% das pessoas que lavam o frango acabam sendo afetadas de alguma forma por essas bactérias. É essencial lembrar que a bactéria evidente no frango cru, será eliminada ao cozinhar.

Porém, na pia, jamais. Ela pode facilmente ser transferida para louças limpas que estão próximas e outros alimentos a espera de processamento.

 

A matéria é tão seria que fez duas universidades dos Estados Unidos lançarem a campanha “não lave seu frango”. Para abster essa contaminação, sempre que mexer com qualquer produto cru (vegetais, carnes de boi, frango ou peixe), tire tudo que está limpo ou preparado para alimentar-se de perto. Depois de manusear com alimentos que têm linha de contaminação, basta lavar com água quente ou arremessar água quente em cima.

Seja o primeiro a comentar

Deixar uma resposta