Como desentupir vaso sanitário em um minuto e sem sujeira

Propaganda

13 Dicas caseiras de como desentupir vaso sanitário

Antes de chamar o encanador, teste essas 13 soluções caseiras

dicas caseiras para desentupir vaso sanitário
Crédito: Desentupidora Porto Alegre

Antes de recorrer a um profissional para verificar o problema com todos os seus apetrechos, você pode experimentar essas dicas caseiras para desentupir vaso sanitário, tomando o cuidado necessário com o uso de produtos químicos e para não acabar quebrando a louça. Se mesmo depois de todas essas dicas o problema não for resolvido, então talvez seja mais sério do que imagina e realmente vai necessitar chamar o encanador. Veja o que pode ser feito por você.

1. Recorra a um desentupidor

Em todo banheiro precisa ter um lixeirinho e, ao lado dele, um desentupidor de borracha. É regra para casos de entupimento, pois é a primeira ferramenta a usar quando o vaso entope. Sendo assim, ao mesmo tempo que usa o desentupidor no interior do vaso, vá dando descargas. Certifique-se de que a descarga já está cheia para dar a próxima. Essa pode ser a melhor solução para desentupir vaso sanitário, pois o vácuo causado pelo desentupidor faz com que a fonte do problema desobstrua a passagem e vá descendo pelo cano.

2. Utilize um pano do chão

A segunda dica aconselhável para desentupir vaso sanitário é que ponha uma luva de borracha para proteger as mãos e empurre um pano de chão energeticamente para dentro do vaso, sem deixar escorregá-lo pelo vaso a dentro. Então, dê uma descarga e recolha o pano no mesmo momento. Essa dica é válida para quando o vaso não está com a água muito suja, já que vai precisar colocar a mão lá no fundo.

3. Jogue água no vaso

Um balde cheio de água também pode ajudar em casos de entupimentos leves. Apenas tome cuidado se o vaso já estiver cheio até a boca, pois existe o risco de ser um entupimento mais sério e, ao invés de a água descer, vai transbordar.

Se quiser tentar, encha um balde com água e jogue no vaso de uma só vez, com certa velocidade, para empurrar a água que está entupida. Se ver que resolveu um pouco, repita mais algumas vezes, pois vai resultar.

4. Coloque água sanitária no vaso

A água sanitária é uma opção para desentupir vaso sanitário quando a fonte do problema é orgânica (fezes). Se for plástico, panos ou madeira, por exemplo, não irá resolver, pois ela não é capaz de dissolver esses materiais. Para esse procedimento, coloque uma boa quantidade de água sanitária dentro do vaso, depois, espere três horas e dê descarga.

5. Utilize uma bola grande de plástico como desentupidor

Se você tem criança em casa, é possível que tenha um bola de plástico ou borracha, dessas flexíveis e grandes, que caiba certinho na boca do vaso sanitário. Se não tiver um desentupidor, a bola pode cumprir com essa função, mas lembre-se de jogá-la fora depois de fazer isso.

Pegue a bola e ponha-a em cima do assento do vaso. Pressione a bola até entrar ligeiramente, tampando o vaso na totalidade. Depois, faça uma descarga, mas com atenção para a bola não arrebentar. Eventualmente, a pressão pode fazer desaparecer o objeto que estava obstruindo a passagem. Para funcionar, a bola precisa tampar toda a abertura da tampa do vaso, criando vácuo.

6. Utilize plástico filme ou saco de lixo como desentupidor

No caso de não ter nem o desentupidor comum nem a bola, ainda tem outras opções para fazer vácuo e ajudar a desentupir vaso sanitário. Comece por tampar o assento do vaso com plástico filme ou saco do lixo, vedando com fita. Em seguida, coloque a tampa e sente-se nela. Durante 30 segundos, faça uma descarga. Se for um entupimento simples, essa solução pode resolver o problema, pois o vácuo dá pressão para baixo, desentupindo o vaso.

7. Coloque água com detergente dentro do vaso

O seu detergente de cozinha pode ajudar também a desentupir o vaso quando a causa do entupimento for dejeto orgânico, pois vai ajudar a dissolve-lo. Coloque um pouco de detergente em água fervente, misture e jogue no vaso sanitário. Depois, dê descarga e veja se resolveu. Realize três repetições, se necessário.

8. Ponha bicarbonato de sódio e vinagre no vaso

Junte meio copo de vinagre com meio copo de bicarbonato e jogue no vaso. É uma alternativa à ideia anterior, com o detergente. Vai resolver dependendo da causa do problema, mas se já tiver esses ingredientes em casa, vale a pena tentar.

9. Faça de uma garrafa pet um desentupidor

Divida uma garrafa pet em duas partes iguais. Depois, coloque o cabo de uma vassoura no bico e ponha o fundo da garrafa no buraco do vaso. Realize, então, diversos movimentos para cima e para baixo, como faz com o desentupidor convencional. Esse método pode resultar, pois o vácuo faz com que o objeto desapareça pelo cano abaixo.

10. Use um cabide

O cabide pode ajudar a remover algum objeto que esteja obstruindo o encanamento. Para isso, pegue um cabide de arame, que consiga cortar com um alicate e fazer uma ponta de gancho com haste comprida. Coloque a ponta o mais fundo que conseguir para dentro do vaso e vá remexendo na tentativa ou de “pescar” o objeto ou de liberar a passagem. Depois de mexer um pouco, dê a descarga. Se a água descer um pouco, continue o procedimento até resolver o problema. Depois, descarte o cabide no lixo.

11. Use Coca-Cola

A Coca-Cola é o refrigerante mais famoso do mundo, mas não serve apenas para beber. Sua composição é tão potente que é capaz de remover ferrugem e desentupir encanamentos. Se você estiver com o vaso entupido e tiver uma garrafa de 2 litros de Coca fechada na geladeira, pode usá-la. Precisa estar fechada para que ainda esteja com todo o gás.

Derrame todo o refrigerante dentro do vaso, abaixe a tampa e deixe algumas horas para que dissolva o dejeto causador do entupimento. Depois dê a descarga e confira se funcionou.

12. Use produtos à base de soda cáustica

No supermercado há vários produtos químicos menos perigosos do que a soda cáustica pura para desentupir vaso sanitário. Se as receitas com ingredientes comuns não funcionarem, vá à prateleiras de produtos de limpeza e escolha um que contenha soda e seja próprio para essa finalidade. Preste atenção ao modo de uso recomendado na embalagem.

13. Ponha soda cáustica dentro do vaso

Caso nada mais resulte, coloque soda cáustica pura dentro do vaso, tampe e deixe agindo por algumas horas antes de dar a descarga. Antes do processo, coloque luvas e óculos de proteção, pois a soda é tóxica e corrosiva. Esse costuma ser o procedimento mais forte e resultante entre as opções caseiras para desentupir vaso sanitário, mas é o mais perigoso também, devido à alta toxidade do produto. Então, tenha cuidado no manuseio.

Como prevenir o entupimento do vaso sanitário

como prevenir o entupimento do vaso
Crédito: Freepik

Algumas vezes o entupimento acontece por causa de algum problema de encanamento. Então a culpa não é das pessoas de casa e é necessário que o encanador seja chamado para verificar, talvez até precisando remover o vaso sanitário.

De modo geral, os entupimentos ocorrem por causa de objetos jogados dentro do vaso, quando deveriam ir para a lixeira. Nesse caso, veja os cuidados que deve ter para não acontecerem mais entupimentos no vaso sanitário.

Todos da casa devem usar a lixeira

Preservativos usados, papel higiênico, absorventes e lenços umedecidos devem ser descartados na lixeira, nunca no vaso sanitário, pois podem ficar presos no encanamento e causar o entupimento. Mesmo que não vá entupir imediatamente, eles podem ficar presos e acumulando até o dia em que vai ser tarde e um entupimento mais sério vai tomar conta do vaso.

Mantenha o vaso sanitário limpo

A limpeza semanal do vaso sanitário é importante. Além de manter o ambiente higienizado, também ajuda a prevenir possíveis entupimentos, caso algum objeto tenha sido jogado ali dentro, mas ainda não causou o entupimento. No momento da limpeza ele pode ser visto e removido antes de causar o problema.

Não deixe as crianças pequenas sozinhas no banheiro

Além dos itens que os adultos jogam no vaso sanitário sem prestar atenção ao risco de entupimento, as crianças pequenas podem jogar seus brinquedos lá dentro também. Na internet, não faltam vídeos de pais filmando os pequenos no flagra colocando um rolo de papel higiênico inteiro dentro do vaso, outros objetos ou eles próprios tomando banho com a água do vaso. Então, fique de olho nas crianças.

Seja o primeiro a comentar

Deixar uma resposta