Chá para aumentar a imunidade: 5 receitas fáceis e poderosas

Propaganda

O poder das plantas é capaz de curar doenças e prevenir que elas se manifestem no organismo

Manter o sistema imunológico fortalecido é essencial para prevenir doenças ou conseguir tratá-las com mais rapidez. É esse sistema que faz os anticorpos atacarem a doença ou, no caso da prevenção, evitar que ela se desenvolva no corpo. Então, além de uma alimentação saudável, da prática de atividade física e de boas noites de sono, você pode recorrer a receitas de chá para aumentar a imunidade.

Quais chás são bons para a imunidade?

cinco receitas de chá para aumentar a imunidade
Crédito: Freepik

Os ingredientes usados em receitas de chá para aumentar a imunidade possuem diferentes funções. Alguns são estimulantes do sistema imune, outros oferecem propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas que ajudam a tratar de problemas já instalados no corpo, acelerando a cura.

Lembre-se que, mesmo sendo receitas simples e naturais, não servem para todas as pessoas. Antes de começar a tomar um tipo de chá diariamente, consulte um médico para saber se há alguma restrição a determinados ingredientes no seu caso.

1. Alho com equinácea

Esse é um chá poderoso que atua regulando o sistema imunológico, devolvendo seu equilíbrio. Ao mesmo tempo, é anti-inflamatório e microbiano, auxiliando na limpeza do corpo. Pode ser tomado de 3 a 4 xícaras ao dia no caso de gripe ou resfriado, ou só 1 vez ao dia para prevenir doenças.

Ingredientes
Equinácea: 1 colher (sopa);
Alho: 1 dente;
Água: 1 xícara.

Modo de preparo

  1. Leve ao fogo a água e o alho. Deixe ferver e então desligue.
  2. Adicione a equinácea, tampe e espere mais 5 minutos para que ela libere suas propriedades.
  3. Coe e beba, sem adoçar.

2. Chá de ervas com maçã desidratada

Esse chá reúne as vitaminas da maçã, que ficam ainda mais concentradas quando ela é desidratada, com uma combinação de ervas potentes para fortalecer o sistema imunológico por meio de propriedades antioxidantes, microbianas e anti-inflamatórias.

Ingredientes
Água fervente: 1 litro;
Unha-de-gato: 1 punhado;
Alcaçuz: 1 punhado;
Equinácea: 1 punhado;
Cascas de ipê roxo: 1 punhado.

Modo de preparo

  1. Ferva a água.
  2. Coloque todos os ingredientes dentro da água acabada de ferver. Deixe tampado em infusão por 20 minutos.
  3. Depois coe e vá tomando ao longo do dia para aliviar os sintomas de gripes, resfriados e alergias. No caso de alergia, certifique-se primeiro de que pode mesmo consumir todas essas plantas.

3. Chá de Cistus incanus

Esse é um chá para prevenir que doenças ataquem o corpo. Ou seja, não precisa estar doente para tomar 1 xícara de vez em quando. É uma planta com ação antioxidante, antisséptica, anti-inflamatória, antimicrobiana e antitumoral.

Ingredientes
Folhas de Cistur incanus: 1 colher (sopa);
Água fervente: 1 xícara.

Modo de preparo

  1. Ferva a água e desligue o fogo.
  2. Adicione as folhas na água, tampe o recipiente e deixe em infusão por 10 minutos.
  3. Depois é só coar e beber o chá em seguida.

4. Chá verde

O chá verde ficou bastante popular no Brasil nos últimos tempos, mas sua origem é chinesa. Ele é um poderoso antioxidante que ajuda a manter a boa saúde das células e a proteger o sistema imunológico, estimulando seu fortalecimento. Pode tomar 1 xícara desse chá ao dia, mesmo sem estar doente. Apenas evite tomar à noite, pois contém cafeína e pode atrapalhar o sono.
Ingredientes
Chá verde: 2 colheres (sopa);
Água: 1 xícara.

Modo de preparo

  1. Para esse chá você não pode deixar a água ferver ou ela vai queimar a erva e diminuir seu efeito. Deixe quase ferver e desligue quando estiver chiando.
  2. Depois, coloque o chá dentro da água e deixe por 3 a 4 minutos em infusão. Beba em seguida. Se quiser, pode adoçar com um pouquinho de mel, mas o ideal é não adoçar. Pode beber quente ou geladinho.

5. Chá de guaco

Esse chá também é um dos mais conhecidos, mas desde a antiguidade. Ele tem ação anti-inflamatória, antialérgica e antibacteriana. Apenas deve ser evitado na gestação, pois pode provocar vasodilatação e hipotensão. Esse chá para aumentar a imunidade pode ser tomado de manhã e de noite por 15 dias.
Ingredientes
Folhas de guaco picadas: 1 colher (sopa);
Água: 500 ml.

Modo de preparo

  1. Ferva a água e desligue o fogo.
  2. Adicione as folhas, tampe o recipiente e deixe por 5 minutos.
  3. Coe e beba metade de manhã e metade de noite. Se quiser pode fazer só meia receita de manhã e mais meia de noite para tomar um chá mais fresco antes de dormir.

As dicas desse artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e necessita de medicação e soluções específicas para tratar de suas enfermidades ou prevenir que elas aconteçam.

Seja o primeiro a comentar

Deixar uma resposta