4 dicas de como manter seu cérebro funcionando bem

Exercícios para o cérebro: 4 dicas e 1 teste

Tente resolver o teste de lógica e aproveite para aprender alguns exercícios para deixar a mente afiada!

Anda esquecendo onde coloca as coisas, datas importantes ou até mesmo compromissos? Se já foi ao médico e está tudo ok, é hora de aprender alguns exercícios para o cérebro.

Veja a imagem e tente descobrir, através da observação e raciocínio lógico, o que chamou a atenção da mulher, para ela olhar para trás. Observe bem e, logo abaixo da figura, você vai encontrar a resposta.

Crédito: Fabiosa

Por que a mulher olhou para trás?

Segundo o médico Drauzio Varella, “pequenos exercícios para o cérebro feitos diariamente podem retardar a perda de memória e renovar as conexões neuronais”. Ou seja, para deixar sua mente sempre afiada, estimulando novas conexões neurais, é importante que você faça diariamente esses exercícios mentais.

Mas certamente você está querendo saber a resposta. O primeiro ponto a observar é que o homem ao lado da mulher é ruivo, da mesma forma que a menina. Mas as semelhanças não param aí! Já viu como o nariz é exatamente o mesmo? As feições em geral também, fazendo com que ela precisasse voltar para conferir. Agora que tal usar a criatividade? O que ela pensou? A resposta você deixa nos comentários!

Exercícios para o cérebro

Segundo Varella, existem diversas formas de exercitar a mente, estimulando as ligações neurais. O ideal é que se faça esse tipo de atividade ao menos uma vez ao dia. Entre elas, estão as “palavras cruzadas, sudoku, caça-palavras, xadrez, jogos de cartas” e muitos outros. Esse treinamento diário funciona como se fosse uma ginástica para o cérebro.

Porém, a repetição diária desses passatempos pode levar o cérebro a não criar mais tantas ligações, utilizando as já existentes para resolver os desafios. Por isso, você deve fazer outros tipos de exercícios, como os indicados a seguir, sempre com foco em sair do lugar comum.

Aprenda um novo idioma

Ao aprender um novo idioma, muitas áreas do seu cérebro são usadas ao mesmo tempo. Isso estimula não somente as ligações entre uma área, mas também entre áreas diversas. Outras opções são fazer um curso na área que você gosta, se empenhando para aprender muito bem – e não somente fazer por fazer. Aproveite para desenvolver aquele hobbie que você tanto estava adiando.

Alterne leituras

Ler é sempre uma ótima opção para expandir a capacidade de processamento da mente. Além disso, ajuda com a memória e pode ser muito divertido. Escolha obras que tenham a ver com seu gosto e não a moda ou o clássico. Gosta de jardinagem? Certamente tem uma enciclopédia te esperando. Arte medieval? Muitas obras para apreciar. Quer turbinar seus resultados? Leia dois livros, alternadamente, e veja o quanto isso vai tirar o seu cérebro da zona de conforto.

Jogue

E quem disse que os jogos são perda de tempo? Um estudo alemão afirma que jogos como o Super Mário aumentam a massa cinzenta. Na mesma linha, outra pesquisa, diz que beneficia a “orientação espacial, formação da memória e planejamento estratégico, além de habilidades motoras finas. Também podem ser relevantes em intervenções terapêuticas direcionadas a distúrbios psiquiátricos”. Então vai lá e derruba o chefão com a mente tranquila e bem treinada.

Interaja mais

E não vale ficar somente na frente do seu computador ou smartphone/tablet. É fundamental que você interaja mais, para estimular outras áreas do cérebro. A comunicação humana é complexa e pode ser um grande desafio para a mente. Dessa forma, ao invés de conversar somente online, que tal sair e ver pessoas, frente a frente? Está difícil por causa da timidez ou falta de tempo? Algumas dicas para espantar a solidão podem ajudar a começar o processo.

Seja o primeiro a comentar

Deixar uma resposta