Usos e benefícios da água oxigenada: veja como utilizá-la

Propaganda

A água oxigenada pode ser usada em muitas coisas, como na cicatrização de ferimentos e na limpeza da casa.

A substância tem muitos usos, sendo a maioria na limpeza da casa e da pele. Por isso confira abaixo em que pode usá-la e como pode se beneficiar dela!

10 Usos e benefícios da água oxigenada

Se você não é fã da água oxigenada ainda, saiba que ao fim desse texto estará completamente convertido. Veja várias razões para ter o produto sempre em casa!

1. Roupas brancas e sem manchas

água oxigenada remove manchas
Crédito: Freepik

Ao contrário do cloro e da água sanitária, o peróxido de hidrogênio remove manchas e clareia as roupas sem retirar pigmento dos tecidos. Milagre? Não! É ciência mesmo. A reação química é mais eficiente em manchas difíceis, como de sangue ou de vinho.

Para usá-la com mais eficácia, misture duas partes iguais de água oxigenada com um detergente neutro. Esfregue na mancha e deixe agir alguns minutos. Depois é só esfregar e lavar na máquina ou à mão.

Caso a mancha já esteja seca ou seja antiga, combine uma colher de sopa da substância com a mesma quantidade de bicarbonato de sódio. Vai formar uma pasta espumosa. Aplique no local e deixe uma meia hora. É excelente para remover aquelas marcas em roupas de crianças, por exemplo.

2. Esteriliza tábuas de corte e outros acessórios de cozinha

Cabos de facas e tábuas de corte, se não lavados corretamente, podem representar um problema enorme para a sua saúde e da sua família. Isso porque esses objetos são usados no preparo de carnes cruas e contaminam-se facilmente.

Muita gente pensa que basta lavar com sabão neutro e secar e está pronto. Contudo a verdade é que não adianta. De tempos em tempos convém esterilizar esses utensílios para garantir que você matou mesmo todos os microrganismos.

A melhor forma de fazer isso é usar produtos com o peróxido de hidrogênio. Em uma bacia com água quente, mergulhe os objetos que pretende lavar. Coloque 100 ml de água oxigenada apropriada para limpeza e deixe de molho por 30 minutos.

Depois lave com sabão neutro e faça a secagem apropriada. A substância é bactericida e antifúngica. Ela mata as bactérias e fungos mais comuns no ambiente. Por isso, usá-la na sua cozinha pode ser uma forma perspicaz de evitar doenças.

3. É ótima na limpeza do banheiro

uso da água oxigenada no banheiro
Crédito: Freepik

Pelo mesmo motivo que a substância traz vantagens na esterilização de objetos de cozinha, aplicá-la no seu banheiro também é uma boa ideia. Você pode usar no vaso sanitário, na pia e em diversas partes para eliminar bactérias, mau cheiro e manchas.

Nesse caso, misturar a água oxigenada com bicarbonato de sódio e água faz um potente limpador natural a baixo custo. Você pode fazer isso em um borrifador e usar em várias superfícies. Inclusive pode usar isso na casa inteira, se o seu intuito for tornar o ambiente livre de micróbios.

4. Limpa a escova de dente

Em alguns meses você se vê forçado a mudar de escova de dentes, pois ela pega cheiro e começa a criar manchas. Os fungos tomam conta do objeto e o jeito é mesmo jogar no lixo, certo? Errado! Você pode lavar a sua escova com peróxido de hidrogênio uma vez por semana.

Isso evita que fungos e bactérias se alojem no utensílio. Se você cria esse hábito, acaba por proteger a sua boca de infecções como as cáries. Sem falar que essa atitude faz a sua escova durar mais tempo, evitando o excesso de plástico jogado fora.

5. Desinfeta vegetais e frutas

Você já sabia que podia fazer isso com vinagre, cloro e outras substâncias. Ficou sem elas em casa e quer comer uma maçã? Sem problemas! Use uma colher de sopa de peróxido de hidrogênio para cada litro de água na hora de deixar os alimentos de molho.

6. Remove o mofo e os fungos

água oxigenada remove fungos
Crédito: Pixabay

Porque é fungicida, a água oxigenada pode ser usada em mofo e em fungos. Por exemplo, aquele mofo, que cresce no canto do teto, no seu banheiro ou até mesmo em alguns objetos, pode ser removido com esse produto.

Assim como fungos em plantas. Se a sua violeta foi irrigada demais e desenvolveu um problema de mofo, não a jogue fora. Você pode salvá-la com uma solução de cinco colheres de sopa da substância para cada meio litro de água. Borrife na região afetada.

A mesma solução caseira pode ser usada nos fungos de pé. Sim, aqueles que aparecem nas unhas. Quando esse é o caso, prefira a água oxigenada 30 volumes, que é mais potente. Se não funcionar, consulte um dermatologista.

8. Para cicatrização

Não é só na limpeza da casa que o produto é super eficaz. O peróxido de hidrogênio possui uma versão farmacêutica que você encontra à venda em qualquer estabelecimento de saúde. É barata e pode ser aplicada em ferimentos externos.

Normalmente é usada em arranhões, batidas e qualquer tipo de acidente que deixe um pouco da pele exposta. Pode ser a salvação na eminência de uma mordida de gato ou cachorro, pois a água oxigenada medicinal age rapidamente na eliminação de bactérias, esterilizando o local afetado.

Tenha em casa, junto de um kit de primeiros socorros acessível, para remediar situações de emergência. Ela também pode ser usada no tratamento de feridas e pontos, desde que seguindo as recomendações médicas.

Jamais tome água oxigenada ou aplique-a internamente. Ela não deve ser introduzida nos ouvidos, boca, nariz e demais mucosas. Isso porque é forte e pode eliminar bactérias boas e necessárias para a sua saúde. Sem falar que tem um nível alto de toxicidade.

Muitos sites recomendam o consumo da substância para emagrecer, no entanto isso não é seguro.

9. Clareia pelos e cabelos

água oxigenada clareia pelos
Crédito: Freepik

Você provavelmente já sabia disso. Mas é sempre bom reforçar que o peróxido de hidrogênio pode ser usado para clarear os pelos do corpo ou fazer mechas no cabelo. Em casa, você pode aplicar o produto volume 20 diretamente na parte do corpo que deseja clarear os pelos. Espere cinco minutos e enxague.

A reação pode causar ardência e coceira. Faça um teste no pulso antes, para ter certeza de que você não é alérgico ao produto. Se quiser, pode acelerar o processo com o auxílio de um secador de cabelos. O ar quente oxida o peróxido de hidrogênio mais rapidamente, abrindo os tons dos pelos.

No cabelo, é preciso misturar partes iguais de água oxigenada com pó descolorante. Mas fazer isso em casa não é recomendado se você não tem experiência. A reação pode deixar os seus fios elásticos e quebradiços. Se quiser aloirar, procure um profissional experiente.

10. Limpa a pele

Você pode criar cremes caseiros para limpar a pele do rosto com o peróxido de hidrogênio farmacêutico. Sua aplicação pode reduzir inflamações como a acne, por exemplo. Porém faça isso com o conhecimento de um dermatologista, já que a solução pode queimar seu rosto se não for aplicada corretamente.

Tipos de água oxigenada

Os peróxidos de hidrogênio são praticamente todos iguais. O que muda é o volume de concentração e a qualidade da fórmula. Há uma divisão entre o uso tópico e o farmacêutico, pois o segundo é feito de forma apropriada para a aplicação em ferimentos.

Os volumes de cada peróxido de hidrogênio variam entre 10, 20, 30 e 40. Sendo o primeiro o menos intenso e o último o mais forte. Para a limpeza da casa você pode usar o 40. Para fungos em unhas o 20 e o 30. Para clarear pelos depende da tonalidade atual, mas se precisar pular mais de dois tons, opte pelo 30.

Nas plantas, use volume 10, que é o menos agressivo. O peróxido de hidrogênio à venda nas farmácias também é volume 10, porque assim não queima a pele com o contato.

Seja o primeiro a comentar

Deixar uma resposta