Fazer em casa sai mais barato que comprar a quilo.

Propaganda

2 Receitas deliciosas de pão francês para fazer em casa

Você gosta de acordar e ter um pão quentinho no café da manhã? Então aprenda a fazer um pão francês delicioso.

O pão francês faz parte da mesa das famílias brasileiras, em qualquer refeição. Mas normalmente ele é comprado pronto na padaria, pois não é o mais comum de se fazer em casa.

Bem, não era. Porque agora você vai aprender a fazer duas deliciosas receitas de pão francês para comer essa delícia sempre e quiser e sem precisar sair para comprar. Aliás, nada mais gostoso do que um pãozinho caseiro quentinho, não é mesmo?! Então, veja o passo a passo e coloque a mão na massa!

Como fazer pão francês caseiro

A receita é fácil. Se você costuma fazer pães e bolos, não tem segredo. Veja só:

Ingredientes

  • Farinha de trigo: 1 quilo;
  • Fermento biológico: 50 gramas;
  • Manteiga ou margarina: 2 colheres de sopa;
  • Sal: 1 colher de chá;
  • Açúcar: 2 colheres de sopa;
  • Água: 2 copos;

Modo de preparo

1. Em um recipiente misture o açúcar, o sal, o fermento e a margarina (ou manteiga).

2. Despeje um pouco da água na mistura e mexa com uma colher.

3. Adicione a farinha de trigo e mexa outra vez.

4. Vá acrescentando água aos poucos até a massa ficar no ponto de amassar.

5. Em uma bancada bem limpa, polvilhe um pouco de farinha e sove a massa com as mãos até dar liga.

6. Deixe a massa descansar por aproximadamente 2 horas, em uma bacia coberta com um pano de prato limpo.

7. Preaqueça o forno a 180 ˚C.

8. Depois, abra a massa na bancada e corte o formato do pão do tamanho desejado.

9. Enrole os pedaços em rolinhos e leve ao forno em uma forma untada com margarina.

10. Fique de olho no forno para saber quando os pães estiverem prontos. Você saberá pela aparência dos pães, mas vai levar em média 20 minutos. Depois é só esperar esfriar um pouco e se deliciar.

Como fazer pão francês crocante

Essa receita é bem parecida com a anterior, apenas com um ingrediente diferente, o modo de preparo também muda e um segredinho especial para que os pães fiquem crocantes. Confira:

Ingredientes

  • Farinha de trigo: 1 quilo;
  • Melhorador: 10 gramas;
  • Açúcar: 10 gramas;
  • Sal: 20 gramas;
  • Água: 600 mililitros;
  • Fermento biológico seco: 10 gramas.

Modo de preparo

1. Comece misturando o trigo com o melhorador (que serve para que a massa tenha melhor textura, cor, aroma, sabor e durabilidade). Adicione também o açúcar e misture bem.

2. Em seguida, acrescente metade da água aos poucos e vá mexendo. Coloque o fermento, o sal e o restante da água. Misture muito bem até ficar uma massa totalmente lisa e homogênea.

3. Enfarinhe uma bancada e sove a massa com as mãos até dar o ponto de véu (que estica e dá para ver o outro lado, mas sem rasgar).

4. Depois, deixe a massa descansar por 75 minutos.

5. Quando estiver quase dando o tempo, preaqueça o forno a 180 °C e aqui vem o segredo para o pão francês crocante: coloque na parte de baixo do forno uma forma vazia para aquecer junto com o forno.

6. Abra a massa novamente, separe as porções para cada pão, enrole para dar o formato e faça um pequeno corte no meio com a faca (para dar aquela característica do pão francês).

7. Coloque os pães na forma e leve para assar. Assim que colocar a forma dos pães no forno, coloque 180 mililitros de água dentro da forma que estava fazia na parte de baixo. Feche o forno. A água vai evaporar na hora, deixando os pães úmidos e crocantes.

8. Deixe-os assando por cerca de 20 minutos ou até estarem crescidos e com a aparência desejada: mais clarinhos ou douradinhos. Depois é só servir.

Quantas calorias tem um pão francês?

Se você adora um pão francês mas fica com receio de comer porque engorda, saiba que tudo é questão de moderação. Não precisa deixar de comer, é só não exagerar.

Um pão francês tem cerca de 135 calorias, conforme o tamanho, o que é bastante para quem está de dieta. Mas nesse caso você pode optar por tirar um pouco do miolo de dentro ou comer meia unidade. Também pode comer só uma vez ao dia, para saciar a gula sem exagero.

Origem do pão francês

De acordo com os registros históricos da gigante da indústria Bunge, o pão francês só é chamado assim no Brasil. A receita que se faz no país também é única e diferente do que se faz na França.

Mas ele ganhou esse nome porque na década de 1920, a burguesia que viajava para a Europa comia lá pães diferentes dos que eram feitos no Brasil, quase sempre com farinha de milho ou mandioca.

Então, eles traziam os pães da França, feitos de farinha de trigo, água, sal e fermento, para que os padeiros brasileiros (e portugueses radicados no Brasil) copiassem. Foi assim que surgiu o “pão francês brasileiro” que até hoje é indispensável na mesa de quase todas as famílias.

Dica: Aprenda fazer o pão de leite

Que tal aprender a fazer outra receita de pão? O pão de leite, fofinho, também faz muito sucesso. Veja como é simples de preparar:

Seja o primeiro a comentar

Deixar uma resposta