5 Importantes benefícios do jiló

Propaganda

Deixe de lado o seu preconceito com esse vegetal e entenda os benefícios dele para o seu corpo

5 Importantes benefícios do jiló

Apesar de seu gosto amargo, o jiló possui baixo valor calórico e é excelente para nosso sistema digestivo, além de ajudar a diminuir o colesterol ruim, combater o mau hálito, prevenir a pressão arterial e eliminar as substâncias tóxicas do corpo.

Ele pertence à mesma família do pimentão e da berinjela, vegetais que possuem uma grande quantidade de água em sua composição, o que o torna também um ótimo aliado contra a perda de peso.

Previne e combate a retenção de líquidos e ainda é capaz de aumentar a sensação de saciedade.

Por possuir um alto teor de fibras e uma baixa quantidade de gorduras, a ingestão do jiló ajuda na prevenção de problemas de saúde como o câncer de cólon e a prisão de ventre.

Pessoas que sofrem com a diabetes podem encontrar no jiló um poderoso aliado, já que o fruto tem o poder de controlar a absorção de glicose e de evitar picos e quedas bruscas nas taxas de açúcar do sangue.

Benefícios para a saúde

1. Ajuda a perder peso

Se você está querendo perder peso, então pode incluir o jiló em sua dieta. Seu teor calórico é muito baixo: 8 calorias por unidade.

Por conter poucas calorias, é um excelente acompanhamento no preparo de dietas. Cerca de 90% da planta é composto por água e fibras, assim, ajuda no processo digestivo ao mesmo tempo em que contribui para saciar a fome.

2. Melhora a visão

Uma das maiores beneficiadas pelo jiló é a nossa visão. A ingestão do fruto ajuda a diminuir a pressão ocular em pessoas que sofrem com glaucoma.

Além disso, os nutrientes presentes preservam a visão, mantendo os olhos jovens por mais tempo, ajudando a prevenir o aparecimento de doenças como hipermetropia, miopia e outros.

3. Promove a saúde bucal

O seu sabor amargo, na verdade, é um benefício. Ele estimula a salivação, que, por sua vez, promove uma ação bactericida, ajudando a higienizar a boca e deixar os dentes livres de bactérias.

Pelos mesmos motivos, ajuda também a melhorar o hálito.

4. Faz bem para o coração

Por ser rico em vitamina B1, o jiló é essencial para manter a saúde do coração. Sem contar que ele também é composto por potássio, que ajuda a regular a pressão sanguínea e a função cardíaca.

Por ser uma fonte de flavonoides, o jiló protege os vasos, impedindo o acúmulo de colesterol na corrente sanguínea e a formação de placas de gordura nas paredes das veias e artérias.

5. Auxilia no combate à anemia

Para quem sofre de anemia por deficiência de ferro no organismo, o jiló é a melhor indicação para incluir em sua alimentação, já que o fruto é rico neste mineral.

É rico em vitamina C, que ajuda na absorção do mineral, potencializando sua ação e fazendo com que a cura da anemia ocorra mais rapidamente.

Propriedades nutricionais

jiló propriedades
Crédito: Pixabay

Com somente 40 calorias em 100 gramas, o jiló é daqueles alimentos que você pode consumir à vontade e sem culpa.

Além disso, contém várias vitaminas, entre elas a A, a C e algumas do complexo B. Contém ainda cálcio, magnésio, ferro e fósforo, muito importantes na luta de quem tem colesterol alto.

É também antioxidante e é rico em fibras. Possui também carboidratos, gorduras e proteínas.

Como consumir

Para tentar contornar o sabor amargo do fruto seguem alguns truques podem ajudar a consumi-lo com mais prazer.

Triture o fruto e transforme-o numa farinha. Assim poderá incluir a farinha de jiló em outros alimentos, como sucos ou iogurtes. Use duas colheres de sopa da farinha, uma ou duas vezes por semana.

Se quiser, pode também fazer um refogado, para ganhar algum gosto do azeite ou manteiga. É claro que é o próprio amargor característico que estimula as glândulas que segregam a saliva, que é um processo muito necessário.

Fica uma delícia também se preparado em um cozido, ensopado de frango ou boi e até mesmo – pasme – cru, em rodelas bem finas, com limão e sal.

Contraindicações e cuidados

O jiló é colhido quando ainda está verde, mas se amadurecer, ganha uma tonalidade avermelhada. Quando maduro, as sementes endurecem e já não deve ser consumido.

Não deve ser consumido por quem sofre com excesso de ferro no organismo, dada sua elevada taxa e fatores de absorção.

O jiló deve ser comprado de fornecedores de procedência, de preferência orgânicos, pois estarão livres de agrotóxicos, tão presentes em produtos desse tipo.

Você deve lavar bem antes de guardar e não consumir se ele já estiver totalmente vermelho.

Receita de chá de jiló

O chá de jiló é bom para reduzir o colesterol e emagrecer, tem um sabor um pouco amargo, mas que pode ser amenizado se misturado com outros sabores.

Aliado ao abacaxi, o chá de jiló possui também as vitaminas A, B e C, bem como o cálcio e magnésio.

Ingredientes

Jiló: 9 unidades pequenas;
Abacaxi: cascas de 1 unidade;
Água: 1 litro.

Modo de preparo

  1. Lave bem a casca do abacaxi e pique;
  2. Corte o jiló em cruz;
  3. Coloque todos os ingredientes em uma panela e deixe ferver;
  4. Assim que levantar fervura, deixe 5 minutos e desligue;
  5. Espere amornar e coe;
  6. Pode consumir gelado ou morno, preferencialmente sem adoçar.

Para usar em outras receitas e aprender a tirar o amargo dele, veja essa vídeo!

Seja o primeiro a comentar

Deixar uma resposta