Melhores antibióticos naturais poderoso para incluir no seu dia a dia para combater infecções

Propaganda

15 Melhores antibióticos naturais para combater infecções

Previna-se de doenças com substâncias naturais e fáceis de encontrar na natureza!

Os antibióticos são fármacos capazes de combater uma infecção causada por microrganismos, eliminando a bactéria do organismo ou interrompendo o seu ciclo de reprodução. A primeira substância descoberta foi sintetizada a partir de fungos em 1928, que hoje é conhecida como Penicilina. Contudo são diversos os antibióticos naturais que ainda estão presentes no nosso dia a dia.

Existem alimentos que possuem características semelhantes à ação do antibiótico. Previnem problemas de saúde de uma forma biológica e ainda regulam o seu sistema imunológico. Seu uso adequado pode não só evitar infecções bacterianas, virais e fúngicas, mas também minimizar a necessidade da utilização de remédios industrializados.

Quais são os antibióticos naturais mais poderosos?

Sua ação natural é lenta e gradativa, por isso deve ser mantida uma dieta regular e frequente, pois seus benefícios só são vistos após um tempo. Confira abaixo os 15 melhores antibióticos naturais, fáceis de serem encontrados e que você pode começar a fazer seu tratamento hoje mesmo!

1. Açafrão-da-terra ou cúrcuma

Crédito: Pxhere

Muito utilizado pelos indianos para combater dores de garganta, a cúrcuma tem o poder de combater diversos tipos de infecção. Cuidado para não confundi-la com o real açafrão. A cúrcuma é chamada de açafrão-da-terra, porém as substâncias são diferentes.

Você pode adicionar cúrcuma em arroz, massas e carnes. Se quiser, pode ainda preparar o seu chá!

2. Limão

Crédito: Freepik

Rico em potássio e vitamina C, o limão tem uma forte ação antibacteriana. Além disso, ele ajuda a recompor o seu sistema imunológico para evitar a contaminação fácil de agentes nocivos. Quem bebe água com limão diariamente sabe os benefícios desse poderoso antibiótico natural!

3. Mel

Crédito: Pixabay

O mel combate infecções, principalmente das vias aéreas e do trato respiratório, e suas enzimas ajudam a eliminar as bactérias. Não é indicado para crianças pequenas, bebês e grávidas ou lactantes. Se esse não é o seu caso, você tem mais muitos motivos para comer mel diariamente.

Seja no pão, em molhos, em receitas doces ou até mesmo puro, o mel deve ser consumido com bastante frequência. Ele ainda contém uma série de minerais importantes, fibras e vitaminas que podem devolver sua saúde em pouco tempo!

4. Alho

Crédito: Pxhere

Com forte ação antibiótica, o alho é rico em antioxidantes, elimina as bactérias que estão presentes na nossa corrente sanguínea e ajuda a manter nosso sistema imunológico forte. O chá de alho pode curar gripes, resfriados e dores de garganta da noite para o dia.

5. Cebola

Crédito: Pixabay

Contando com um alto percentual de enxofre e flavonoides, a cebola é muito utilizada para combate de problemas respiratórios, como gripe, bronquite e faringite. Você pode usar essa opção dentro os antibióticos naturais na preparação de muitos alimentos, mas também pode fazer um poderoso xarope de cebola.

6. Gengibre

Crédito: Pxhere

Outro forte aliado no combate às infecções e no alívio das dores. O gengibre é um dos melhores antibióticos naturais porque acelera o seu metabolismo e funciona como termogênico. Ele ajuda o organismo a reduzir a febre para matar as bactérias.

Você pode utilizá-lo em sucos, chás e vitaminas.

7. Alecrim

Crédito: Pixabay

Ele é um potente antibiótico natural com intensa atividade bactericida, além de propriedades antivirais. Faça um chá de alecrim ou use-o para temperar seus pratos sempre que possível.

8. Canela

Crédito: Pxhere

Esse ingrediente milenar já é um velho conhecido dos adeptos das medicina alternativa por sua ação antibacteriana. Além disso, seu óleo essencial é poderoso no combate a vírus, bactérias e fungos.

Pode ser utilizado como chá, ou acrescentado no suco, frutas e doces. Também pode ser combinado com mel. Quem sofre de hipertensão arterial ou está em fase de gestação deve evitar a canela.

9. Vinagre de maçã

Crédito: Pxhere

Rico em ácido málico, uma substância que extermina vírus, ele age fazendo uma “limpeza”, impedindo a proliferação de microrganismos nocivos ao seu organismo. Consuma regularmente como tempero em saladas e outros pratos. Jamais beba-o puro!

10. Folhas de oliveira

Crédito: Pixabay

Excelentes no auxílio da expulsão de fungos e bactérias do nosso organismo. Podem ser consumidas em forma de chá.

11. Equinácea

Crédito: Wikimedia Commons

A equinácea, além de deixar o seu jardim mais bonito, funciona como um antibiótico natural combatendo diversas doenças de origem viral, bacteriana ou fúngica.

Ela fortalece o sistema imunológico, estimulando a produção de agentes de proteção do organismo, facilitando o combate às infecções.

Por não apresentar toxicidade, você pode tomar seu chá até 4 vezes ao dia, ajudado o seu organismo a se recuperar.

12. Extrato de própolis

Crédito: Pxhere

Se não for o melhor de todos da lista, está certamente entre os 3 melhores. O extrato de própolis, seja diluído em álcool ou água, é excelente, seja para curar dores na garganta, alergia, gripe, inflamações, infecções diversas e até curar feridas. É um santo remédio.

Ele pode ser usado como preventivo também, ajudando pessoas que têm asma, bronquite, sinusite e quadros alérgicos a reduzirem a quantidade de crises, bem como a curar mais rapidamente.

Pode ser utilizado com outros medicamentos sem problemas e é facilmente encontrado em farmácias e lojas de produtos naturais. Seu sabor é um pouco forte, portanto recomenda-se que se dilua em água para consumir ou até mesmo um pouco de mel.

Três gotinhas no leite da criançada, de manhã e a noite, irão aumentar bastante a imunidade. Para tratamento de um adulto, tome entre 10 e 15 gotas, 3 vezes ao dia.

13. Orégano

Crédito: Freepik

Apesar de ser um excelente remédio para combater bactérias, o orégano deve ser consumido da forma correta para que tenha todos os benefícios aproveitados.

Então nada de sair comendo pizza para combater uma gripe, ok? Faça um chá com uma colher de chá de orégano para 200 ml de água, sem deixar ferver. Aqueça até quase ferver, desligue e tampe.

Aí é só coar em um coador de café e tomar, ainda morninho. Dessa forma, sua ação será potencializada (mas a pizza está liberada!)

14. Romã


Crédito: Pexels

Excelente expectorante, a romã está presente em diversas receitas de xaropes caseiros para combater gripes e resfriados.

Porém ela vai além do combate dos sintomas, tratando também a causa das doenças.

Com ação anti-inflamatória, ela ajuda a reduzir as dores e estimula o organismo a reagir. Além disso é eficaz para combater o Streptococcus mutans e o B. cereus.

Você pode consumir a fruta in natura ou seu suco, além de poder fazer bochecho e gargarejo com o chá das folhas.

15. Agrião


Crédito: Abracen

Outro velho conhecido dos xaropes da vovó, tendo inclusive sua versão vendida em farmácia, o agrião é um excelente antibiótico natural, devendo estar presente no seu dia a dia. Você pode consumi-lo puro, em saladas, sopas e chás.

Apesar de serem um excelente apoio, os antibióticos naturais devem ser utilizados com o consentimento do seu médico, pois cada organismo reage de forma diferente.

Se alimentar bem e realizar atividades físicas é fundamental para a manutenção da saúde.

Seja o primeiro a comentar

Deixar uma resposta