Folha de mamão: a folha que regenera o seu figado

Propaganda

Benefícios da folha de mamão para a saúde

Que o mamão é uma fruta excelente para o organismo, não é novidade para ninguém. E você sabia suas folhas podem também fazer muito bem?
Ricas em minerais como o cálcio, magnésio, ferro, fósforo e manganês, a folha do mamão é excelente para nutrir e prevenir doenças. Além disso, ela contém fitonutrientes como flavonoides, papaína e outros, inclusive tendo uma boa quantidade de vitaminas, a citar a A, B1, C e E.

Benefícios da folha de mamão

1. Previne doenças

Você só precisa tomar um copo de suco de folhas de mamão, todos os dias, para que a sua imunidade seja elevada e combater doenças causadas por bactérias e vírus.

2. Cria plaquetas sanguíneas

Seu suco é adequado para elevar as plaquetas existentes no sangue e isso é de extrema importância para o organismo. Depois de ter uma doença como a dengue, por exemplo, as plaquetas baixam muito e ter um produto que as aumente é excelente.

3. Atenua a TPM

Alguns dos desconfortos vindos da tensão pré-menstrual podem ser suavizados graças às folhas de mamão, que controlam os hormônios. Sem a elevada variação hormonal, as crises de humor e alimentares são reduzidas, melhorando assim a qualidade de vida nessa fase.

4. Equilibra o açúcar no sangue

As folhas desta fruta estabilizam a presença de açúcar no sangue, já que ajuda a regular a liberação da insulina. Isso faz com que você não sofra com excesso de toxina no sangue e outros males.

5. Regenera o fígado

Ao tomar o suco de folhas de mamão está fazendo uma limpeza hepática e ajudando seu organismo a prevenir câncer de fígado, icterícia e cirrose hepática. Para isso, basta tomar uma xícara de chá por dia, em jejum.

6. Ajuda na digestão

Como são compostas por amilase, papaína, protease e quimopapaína (enzimas), essas folhas conseguem decompor as proteínas, garantindo uma boa digestão.

Além disso, elas reduzem a inflamação, devido ao poder anti-inflamatório, e tratam úlceras no estômago.

7. Protege o sistema cardiovascular

Ao aumentarem a imunidade, são capazes de fortalecer o sistema cardiovascular também. Elas facilitam a circulação sanguínea à medida em que atuam como dilatadoras das veias e artérias, reduzindo assim o risco de problemas de pressão e outros.

Como usar

folha de mamão como usar

Crédito: Pixabay

Para ingerir, você pode beber o chá ou suco das folhas. Para o chá, o consumo recomendado é de uma xícara ao dia. Já para o suco, basta uma colher.

Se é gestante, não tome nem o chá nem o suco de mamão ou outra receita com as folhas dessa fruta.

As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. Para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.

Então, vamos às receitas!

1. Chá de folha de mamão

Ingredientes

Água: 250 ml;
Folha de mamão: 1 colher (sopa).

Modo de preparo

  1. Coloque a água para ferver;
  2. Assim que levantar fervura, adicione as folhas de mamão;
  3. Desligue e tampe;
  4. Quando estiver morno, coe e beba sem adoçar.

Segundo estudos da Universidade da Florida, este chá consegue lutar contra diversos tipos de câncer. A pesquisa foi dirigida pelo médico e professor Nam Dang, que confirma o poder anticâncer das folhas desta fruta em dez tumores distintos, por exemplo, o do pulmão, o da mama e o do fígado.

2. Suco de folha de mamão

Ingredientes

Folhas de mamão: 2 unidades;
Qualquer suco: 1 copo.

Modo de preparo

  1. Macere as folhas, já higienizadas;
  2. Coloque em uma peneira e amasse bem;
  3. Retire o sumo e misture a um suco de frutas, preferencialmente cítrico;
  4. Seu sabor é mais azedo, sendo recomendado algum tipo de adoçante natural;
  5. Beba no máximo uma colher de sopa por dia.

3. Inseticida para o jardim

A preparação a base de folhas de mamoeiro é excelente contra os pulgões e outras pragas. É tão eficaz que combate a fonte do problema, não se limitando apenas a afogar os invasores.

Para isso, coloque duas folhas de mamoeiro no liquidificador com um pouco de água e bata bem. Dissolva um pouco de sabão em pedra na mistura, até obter um líquido verde de tonalidade escura.

Despeje em um pulverizador e aplique sobre as plantas. Verá como essa fórmula é super eficaz!

4. Tira manchas

Quer remover mancha da roupa e deixá-la bem branquinha? Quem diria que a folha de mamão poderia ser sua melhor aliada nessa tarefa tão difícil.

Primeiro, terá de triturar as folhas com água, em um liquidificador. Depois, é só coar esse líquido. Mergulhe a roupa manchada no suco de folha de mamoeiro e depois coloque dentro de um saco plástico transparente.

Exponha o saco ao sol. Esse passo é importante para que o calor das radiações solares aqueça o suco e fazer com que as roupas recuperem a sua brancura.

Lave novamente, de forma a eliminar todos os resíduos e sujeiras.

Como fazer sabão caseiro com folha de mamão

Aprenda a fazer esse sabão caseiro que além de limpar suas roupas, ajuda a clarear as peças brancas.

Ingredientes

Soda cáustica: ½ kg;
Óleo usado ou sebo: 1 litro;
Etanol: 1 litro;
Água: 1 litro;
Folhas de mamão: 4 unidades.

Para ver o passo a passo, assista ao vídeo abaixo:

Seja o primeiro a comentar

Deixar uma resposta