Como fazer abacaxi assado e benefícios para a saúde

Assado no forno, na frigideira ou na churrasqueira, com molho de rum, mostarda ou especiarias

O abacaxi assado é bem tradicional como acompanhamento nos churrascos porque é doce, mas ao mesmo tempo tem um sabor cítrico que combina bem com as carnes. Mas ele também pode ser feito para acompanhar pratos doces, como sorvetes, bolos e panquecas, e pode ser preparado de diferentes formas. Veja quais são os benefícios dessa fruta para a saúde e algumas receitas para experimentar.

Benefícios do abacaxi assado para a saúde

O abacaxi é uma fruta rica em água e fibras, além de conter muitas vitaminas e minerais essenciais para a saúde, com destaque para a vitamina C, já que ele é uma fruta cítrica. No organismo, ele atua como anti-inflamatório, ajuda a emagrecer, melhora a saúde da pele, unhas e cabelos, além de fortalecer o sistema imunológico. Claro, tudo isso junto de uma dieta saudável e equilibrada, de preferência com a prática frequente de atividades físicas.

As melhores formas de consumi-lo são in natura, ou seja, inteiro e cru, ou inteiro e assado. Quando se fala inteiro, quer dizer em pedaços maiores, como fatias, porque assim os nutrientes ficam melhor preservados do que quando a fruta é triturada para fazer suco. Essas versões também são melhores do que as em calda que têm açúcar em excesso.

Quando você escolhe um bom abacaxi, corta em rodelas e assa, ainda assim os nutrientes se preservam, além de obter uma receita deliciosa para comer de acompanhamento com doces e salgados, em qualquer uma das refeições do dia. Então, veja algumas receitas de como preparar.

Receitas de abacaxi assado

Quando assado, o ideal é servir ainda quente, acompanhando doces ou salgados. Ele é um bom acompanhamento para carnes e também para receitas doces, mas você é quem decide como vai comer, pois as combinações são uma questão de gosto. Veja as dicas de preparo.

No forno

Essa é uma receita doce, de abacaxi caramelizado ao forno com cravo e canela. O sabor das especiarias deixa a fruta ainda mais gostosa. Para fazer, corte um abacaxi maduro em fatias de espessura média, depois de descascá-lo.

É só dispor as fatias em um refratário de vidro, salpicar canela, colocar uns cravinhos e levar ao forno para dourar. Ele vai libertar o suco, que vai caramelizar, então é só aproveitar, seja puro ou acompanhando outros pratos. Veja no vídeo o passo a passo:

Ao molho de rum

Depois da receitinha simples com canela e cravo, tem essa outra sugestão ao molho de rum, ótimo para servir com carnes de todos os tipos. A receita leva o abacaxi, rum, açúcar mascavo e canela em pó. Acompanhe a receita no vídeo, pois o preparo é diferente do comum:

Assado na frigideira com mel e mostarda

Já se você quiser preparar o abacaxi agridoce, misturando o açúcar do mel com o picante da mostarda, também vai ficar delicioso, mais uma vez ideal para acompanhar carnes, especialmente a suína. Só precisa fazer a misturinha de mel e mostarda, depois pincelar sobre as rodelas de abacaxi já na frigideira. Veja no vídeo como fazer:

Abacaxi na churrasqueira com mel e canela

Já que esse é um dos acompanhamentos comuns no churrasco, não poderia faltar uma opção de preparo na churrasqueira. Para isso, a fruta é descascada, temperada com mel e canela, depois vai para o espeto para tostar e ganhar aquela cor irresistível. Acompanhe o preparo no vídeo:

Seja o primeiro a comentar

Deixar uma resposta