Dieta do leite: saiba o que é, cardápio e cuidados a ter

Propaganda

Essa é uma dieta bastante restritiva e que pode ser perigosa para muitas pessoas. Veja como é o cardápio

Há quem diga que o organismo humano não necessita de leite animal para ser saudável, e há quem seja da opinião contrária, defendendo que o leite é sim um alimento necessário para a saúde. Existe, inclusive, a dieta do leite, que é uma dieta rígida e com pouquíssimas calorias. Veja como ela funciona e lembre-se de que qualquer tipo de dieta deve ser acompanhada por um profissional de saúde para garantir um bom resultado e prevenir doenças decorrentes de uma má alimentação.

Como funciona a dieta do leite

O leite é um alimento que fornece ao organismo humano uma boa dose de cálcio, que melhora as contrações musculares, ajuda na coagulação do sangue e na transmissão dos impulsos nervosos.

Além disso, essa bebida também é uma fonte de vitaminas A e B, fósforo, proteína, gordura e carboidrato, sendo estes três últimos, macronutrientes essenciais no dia a dia. É nessa riqueza nutricional que se baseia a adoção da dieta do leite durante alguns dias para perder peso.

Essa dieta consiste, de modo geral, em tomar leite do tipo integral em todas as refeições do dia, junto com alguns poucos alimentos saudáveis e com baixas calorias. É assim que a dieta promete o emagrecimento, considerando que o corpo vai consumir menos calorias do que vai gastar.

Cardápio da dieta do leite

cardapio da dieta do leite
Crédito: Freepik

A dieta do leite é dividida em 2 tipos: radical e menos radical. Nos dois casos o objetivo é controlar a alimentação para que não ultrapasse as 600 calorias por dia, o que é praticamente a metade que uma pessoa que não faz dieta deve consumir.

Dieta radical

Nesse tipo, a dieta do leite é feita durante 8 dias e você só pode tomar leite durante o dia inteiro. De fato, é bastante radical e até perigoso para a saúde, mesmo sendo apenas 8 dias de dieta.

Dieta menos radical

Essa também é uma opção para fazer somente durante 8 dias, mas pode adicionar alguns outros alimentos ao leite nas refeições, sem um horário determinado para cada alimento.

  • Dia 1: 6 copos de leite ao longo do dia;
  • Dia 2: 4 copos de leite + 2 frutas;
  • Dia 3: 2 copos de leite + 2 frutas + queijo magro à vontade;
  • Dia 4: 4 copos de leite + 1 fruta + 1 porção de carne magra grelhada;
  • Dia 5: 2 copos de leite + 2 frutas + 1 ovo cozido + 1 porção de carne magra grelhada;
  • Dia 6: 2 copos de leite + 1 fruta + 1 ovo cozido + 1 porção de carne magra grelhada + queijo magro à vontade;
  • Dia 7: 3 copos de leite + 3 frutas;
  • Dia 8: 2 copos de leite + 1 fruta + 1 porção de carne magra grelhada + queijo magro à vontade.

Riscos e cuidados

Nessa dieta você pode escolher tomar leite de vaca líquido ou em pó diluído em água, leite de cabra ou até leite de soja. Quanto às frutas, pode variar bastante, de preferência escolhendo aquelas que contam com nutrientes diferentes dos contidos no leite para não ter deficiência de vitaminas e minerais no organismo.

Embora pareça não haver risco em uma dieta de apenas 8 dias, não se engane. Não é todo mundo que aguenta ficar 8 dias comendo tão pouco. Além de desenvolver problemas de saúde, existe o risco de estar com tanta necessidade de comida após os 8 dias, que vai acabar comendo duas ou três vezes mais do que o normal e engordar tudo o que perdeu nesses 8 dias.

Além do mais, nenhuma dieta restritiva deve ser feita sem acompanhamento médico, principalmente por pessoas que tenham uma saúde fragilizada. Apenas 8 dias de dieta não serão suficientes para emagrecer e continuar mantendo o peso depois, já que é necessário manter um cardápio saudável durante toda a vida para evitar o efeito sanfona.

Então, prefira consultar um nutricionista para montar um novo plano alimentar que seja adequado aos seus gostos, necessidades e estilo de vida, conseguindo emagrecer de forma definitiva e sem sofrimento.

Seja o primeiro a comentar

Deixar uma resposta