Saiba como usar fibras para emagrecer! Entenda como funciona

Propaganda

Confira de uma vez por todas se fibras emagrecem e como usa-las em seu dia a dia

Fibras emagrecem mesmo?

Conforme esse artigo, as fibras podem servir para substituir de modo estratégico as calorias que geram a energia. Parece estranha essa afirmação, mas é ela que justifica o fato de as fibras auxiliarem no emagrecimento.

Essa sentença que afirma que há uma substituição, consiste no papel que as fibras exercem para gerar a saciedade no organismo, já que ela forma uma espécie de gel que reveste a superfície do intestino delgado.

Isso faz com que a pessoa sinta menor sensação de fome, o que reduz o seu ímpeto para atacar a geladeira e comer alimentos industrializados que provoquem o ganho excessivo de calorias, por meio da ingestão de carboidratos simples (facilmente digeridos) e de gorduras saturadas que se acumulam no tecido adiposo.

Faz parte da lógica de utilizar as fibras para emagrecer, o processo de mastigação, que por sua vez possui uma duração maior, quando há esse componente envolvido. Isso se deve ao fato de que elas são dificilmente ingeridas e, como o processo de digestão já se inicia no complexo bucal. Isso exige que os dentes trabalhem mais para triturar o alimento rico em fibras. Afinal, essas são estruturas complexas, o que exige maior esforço do organismo para quebrá-las.

Outro fator de destaque é que as fibras solúveis possuem um importante papel para o retardo da absorção de glicose, o que faz com que ela seja menos absorvida no organismo, em detrimento desse componente. Vale frisar que as fibras também atuam em prol do esvaziamento gástrico, o que as torna muito eficazes para prevenir a formação de úlceras e para gerar a, já citada previamente, sensação de saciedade.

Vale destacar que as fibras solúveis também atuam para diminuir os níveis de colesterol na corrente sanguínea. Essa propriedade faz com que não se acumulem as placas de gordura nas artérias, responsáveis por gerar infarto, além de que o excesso de colesterol no corpo gera inchaço na região do abdômen.

Como usar fibras para emagrecer

fibras para emagrecer
Crédito: Consumidor Moderno

Para usar as fibras com o propósito de emagrecer é essencial que haja um planejamento prévio de como ingeri-las corretamente. Sim, não adianta comer alimentos ricos em fibras uma vez ou outra e achar que irá emagrecer sem medidas disciplinares. O uso de fibras para emagrecer é totalmente dependente de outras atividades que devem ser implantadas no cotidiano, então, confira abaixo quais medidas são essas e tenha um processo de emagrecimento mais eficaz.

1. Faça a ingestão maior pela manhã

A ingestão matinal de alimentos ricos em fibra é perfeita para que haja o controle da fome, pois é durante a manhã que o metabolismo estará mais alto. O que provocará mais demanda do organismo por comida. Desse modo, é essencial que se ingira mais fibras no café da manhã, para que essa demanda seja reduzida e o organismo se torne saciado com uma quantidade baixa de calorias.

2. Beba muita água

A ingestão de água é essencial para que a pessoa usufrua dos benefícios das fibras solúveis. Afinal, é a água que faz com que as fibras liberem o seu gel e gerem saciedade, o que reduz a fome e – consequentemente – a ingestão de calorias. Além disso, se não houver reposição ideal de água, essas fibras que deveriam estar auxiliando a emagrecer, irão gerar gases que causam o inchaço no organismo.

3. Coma em todas as refeições

Essa medida é essencial para quem deseja potencializar a saciedade, pois impedirá que haja a reposição calórica em outras partes do dia, por conta dos efeitos gerados pelo seu consumo. Assim, o gel irá se formar mais vezes e provocará menor fome em todos os turnos, fator que auxilia no emagrecimento. Essa é mais uma das formas de usar as fibras para emagrecer.

4. Adicione em outros alimentos

Para que o consumo de fibras não se torne algo enjoativo e para que se possa ingeri-las em todas as refeições, é necessário que as combine com outros alimentos. Desse modo, pode-se utilizar grãos ricos em fibras – como aveia, linhaça e chia – para acompanhar iogurtes, mingaus e até mesmo serem componentes de vitaminas.

5. Substitua os refinados

O ato de substituir alimentos refinados como pão, farinha, macarrão e arroz e substitui-los por suas versões integrais é excelente para implementar o consumo de fibras no seu dia a dia. Além disso, você evitará a ingestão de glúten e optará por alimentos mais saudáveis que também são ricos em carboidratos complexos.

Se você achou interessante conhecer o papel das fibras para emagrecer, compartilhe!

Seja o primeiro a comentar

Deixar uma resposta