Alimentos e receitas que dão saciedade para evitar comer demais

Propaganda

Precisando eliminar uns quilos extras, mas não consegue deixar de repetir o prato do almoço? Aprenda a fazer as escolhas certas

Alimentos e receitas que aumentam a saciedade

Os alimentos que fazem você sentir fome mais rápido depois de comer são os que digerem rapidamente no organismo, como os carboidratos de digestão rápida (arroz branco, batata inglesa, macarrão comum) e açúcares refinados em geral, tanto das comidas caseiras quanto industrializadas.

Sendo assim, a lógica para diminuir o apetite comendo pouco é escolher alimentos que demoram mais tempo para digerir e que, ao mesmo tempo, têm maior valor nutricional. Assim, além de demorar mais para sentir fome, o corpo vai estar mais saudável, recebendo maior quantidade de nutrientes. Veja quais são:

Batata-doce

Não é por acaso que a batata-doce está presente em todos os planos alimentares saudáveis, seja para emagrecer ou ganhar massa muscular. Ela é diferente da batata inglesa porque contém mais fibras e demora mais para ser digerida, mantendo a sensação de quem acabou de comer por mais tempo. Veja uma receita saudável com batata-doce para fazer no almoço:

Feijão

O feijão está presente na mesa da maioria das pessoas no dia a dia. Ele é um alimento rico em fibras, além de conter outros nutrientes essenciais para a manutenção da saúde. A dica é que você o prepare de forma mais saudável, lavando bem e deixando de molho para evitar gases, além de não colocar carnes gordurosas para cozinhar junto, pois o feijão fica muito calórico com elas.

Então, veja uma receita de feijão mais saudável para fazer no almoço e, para diminuir ainda mais o apetite, combine com um arroz integral e salada verde.

Ovos

Os ovos já foram os vilões das dietas porque se pensava que o consumo das gemas estava ligado ao aumento do colesterol. Hoje em dia esse mito foi quebrado e o ovo é um dos principais ingredientes das dietas fit. Se quiser, até pode dar preferência para as claras, comendo menos gemas, apenas pela questão das calorias. O jeito de comer o ovo também conta quando se quer emagrecer. Então, veja uma receita prática e deliciosa:

Salada crua

Se puder preencher mais da metade do seu prato com salada em todas as refeições, ótimo. A salada crua é uma riquíssima fonte de nutrientes variados, poucas calorias e que você pode comer à vontade. Inclusive, a dica para aumentar a saciedade sem comer demais é começar a refeição com um prato cheio de salada e só depois comer os restantes alimentos da mesa. Veja como fazer uma salada bem colorida e apetitosa.

Legumes refogados

Além de comer um prato cheio de salada crua no almoço e no jantar, depois desse prato você pode comer uma bela porção de legumes refogados, previamente cozidos no vapor, para que consiga comer pouco e ficar satisfeito. Todos os legumes são amigos da dieta, então veja uma receita bem apetitosa para fazer nas próximas refeições:

Alimentos integrais

Sempre que você pensar em arroz, macarrão e farinhas, lembre-se que as versões que aumentam a saciedade são as integrais, ou seja, que não passaram por processo industrial de refinamento. Portanto, quando for comer carboidratos, dê sempre preferência para pequenas porções de alimentos integrais. Veja uma deliciosa receita fit de macarrão integral com camarão para o almoço:

Seja o primeiro a comentar

Deixar uma resposta