12 DICAS PARA O SEU BOLO SEMPRE DAR CERTO

1. Não aumente ou diminua a quantidade de ingredientes

Confeitaria é uma ciência exata. Por isso, ainda que você vá fazer uma receita básica de bolo, mexer nas quantidades não é recomendado. Antes de tudo é importante respeitar as proporções indicadas e usar uma balança bem calibrada para pesar os ingredientes secos e um copo-medidor confiável para os líquidos.

2. Respeite a ordem da receita

Nunca é demais repetir: um bolo é o resultado de uma série de reações químicas que precisam de ordem para funcionar bem. Antes de tudo siga o passo a passo da receita à risca: a ordem dos processos ditará a textura (e o sucesso) do bolo.3. Não bata demais a massa – Bolos

Bata a massa apenas até todos os ingredientes estarem incorporados. No caso dos bolos de técnica espumosa (como o pão de ló), então misturar muito a massa faz com que as claras percam a aeração e, com isso, a capacidade de crescer. Aliás resultado: o bolo fica baixo e murcho. Já para os bolos cremosos, mexer demais a massa ajuda a desenvolver mais glúten do que o necessário, o que a deixará com textura elástica. A massa também vai encolher no forno.

4. Use ingredientes em temperatura ambiente

Manteiga, ovos, leite, água… A menos que a receita explicitamente peça o contrário. Em temperatura ambiente as claras crescem mais firmes e estruturadas e a manteiga adquire textura cremosa, o que facilita sua incorporação aos outros ingredientes e deixa a massa aveludada. Deve-se tirar os ovos e a manteiga da geladeira 30 minutos antes de começar a preparar o bolo.

5. Não deixe cair gemas nas claras que serão batidas em ponto de neve

Recipiente totalmente limpo e nada de claras: são esses os truques para a clara em neve perfeita. Se for bater à mão, use um batedor de arame e faça movimentos de baixo para cima, até que se formem picos nevados.

6. Use farinha para frutas e pedaços de chocolate não irem parar no fundo da fôrma

Passar frutas, pedaços de chocolate e outros ingredientes extras levemente na farinha de trigo ajuda a deixá-los suspensos na massa, mais bem distribuídos no bolo. Mas, ainda assim, eles só não tocarão o fundo da fôrma se a massa for espessa e levar uma boa quantidade de gordura. Se você colocar muitas frutas em um bolo de estrutura leve, como o pão de ló, elas vão parar direto no fundo da fôrma.

7. Não encha a fôrma até a boca – Bolos

O ideal é sempre que a massa do bolo ocupe 2/3 do tamanho da fôrma. Muito menos do que isso, o calor não circula de forma apropriada. Muito mais, risco de a massa vazar e causar um acidente no forno.

8. Preaqueça o forno

Forno frio significa bolo murcho. É importante preaquecer o forno para ativar o fermento e manter a aeração da massa. A farinha precisa do calor para reagir com os outros ingredientes e aprisionar o ar, dando leveza à massa. O tempo varia muito de acordo com a potência do fogão: se o forno for potente, 5 a 10 minutos bastam.

9. Coloque a fôrma na grelha do meio

A grelha do meio é a melhor posição do forno, porque no centro do forno a distribuição de calor é mais uniforme. A fôrma do bolo também precisa ficar no centro do forno, para que o calor seja distribuído uniformemente, evitando que alguma das laterais asse mais do que a outra.10. Não tire a massa do forno antes do tempo

Um bolo desmorona quando é retirado do forno antes de estar totalmente assado. Aliás isso acontece porque as tramas da massa precisam de um tempo certo de cocção até ficarem estabilizadas. Ao ser tirado do forno antes do tempo,a massa entra em contato com o ar frio e a mudança brusca de temperatura faz com que o gás das bolhas de ar diminua. Com isso, a pressão interna é reduzida e o bolo despenca.

11. Faça o teste do palito apenas na hora certa

Depois de 25 ou 30 minutos de forno, quando o bolo estiver começando a ficar com a crosta dourada. Furar a casquinha que se forma quando a massa está crescendo faz com que todo o ar preso na massa saia e o bolo abaixe. Fure o centro do bolo, pois a massa assa mais rapidamente nas bordas. O palito sairá limpinho se o bolo estiver assado. Se a massa grudar, não está pronto ainda.

12. Espere o bolo esfriar antes de desenformar

O apressado come cru e corre o risco de despedaçar um lindo bolo.

Pronto, agora é só se deliciar!

Seja o primeiro a comentar

Deixar uma resposta