Como usar sal na roupa na hora de lavar e guardar

Esse ingrediente baratinho pode ajudar – e muito – na lavagem e na manutenção das roupas

Você já se imaginou colocando sal na roupa para lavar? Pois saiba que o sal é um ingrediente fortíssimo e uma ótima escolha para a cozinha e toda a casa. Além das suas utilidades já muito conhecidas e habituais, um punhado de sal é ótimo a eliminar gordura, sujeira, mau odor, e há quem defenda maus espíritos também.

Para que usar sal na roupa e outras utilidades

Usar o sal para manter o natural equilíbrio da sua casa é muito simples e tem imensas variantes. Além disso não vai precisar de gastar mais dinheiro em produtos químicos que não prolongam o cheiro agradável e limpeza por muito tempo. Veja como usar de diversas formas diferentes.

Sal na roupa suja

O sal cuida da sua roupa como nenhum outro detergente! Mantém a cor das suas peças preferidas por mais tempo, bastando por a peça de molho no sal e vinagre. Além disso é um perfeito eliminador de manchas chatas de tomate e vinho.

Para isso, basta aplicar o sal grosso diretamente no tecido manchado e esfregar até a nódoa desaparecer. Termine enxaguando a peça sempre com água corrente.

Na hora de guardar as roupas

Que tal ter um guarda-roupas sempre cheiroso e livre de umidade? O sal pode te ajudar nisso! Coloque em um saquinho de algodão, 200 gramas de sal e, se quiser, pingue algumas gotinhas de óleo essencial. Ele vai absorver a umidade, eliminar os cheiros desagradáveis e ainda perfumar suas roupas com seu aroma favorito.

Limpeza do chão

Ele lava o chão de sua casa, eliminando gorduras, pegadas e sujeira acumulada. Deixa no chão um brilho natural, um cheirinho fresco e é muito simples de usar. Para isso, só precisa juntar o sal à agua quente que vai utilizar para lavar o chão e adicionar umas gotinhas de vinagre natural. Passou o pano e pronto, tudo limpo, brilhando e sem cheiro ruim.

Talheres muito sujos

Sabe aqueles talheres que começam a ficar sujos nas junções com o cabo? O sal os deixa como novos, brilhantes e limpinhos. Além disso, também desinfeta, podendo ser usado em todos os tipos de metais, inclusive em panelas. É só fazer uma mistura de sal com vinagre, umas gotas de limão e um pouco de farinha. Em seguida, aplique num pano ou na esponja e esfregue. Depois é só lavar normalmente.

Gordura antiga no fogão e panelas

Às vezes fica aquela manchinha de gordura escondida no fogão, em um lugar menos acessível e, quando você se dá conta, não sai nem com reza braba. Mas saiba que a solução é muito simples, podendo ser usada também naqueles fundos de panelas com gordura queimada. Misture água quente e sal e lave com bucha nos locais afetados.

Cheiro de cebola das mãos

Queria saber como tirar aquele cheiro de tempero das mãos, depois de cozinhar? Não precisa de produtos caros, basta um punhadinho de sal. Alho, cebola, peixe, frango cru… Nada mais vai deixar cheiro forte nas suas mãos. Esfregue o sal nas mãos e em seguida lave como de costume. Se precisar, repita a operação.

É importante lembrar que no mundo das energias, muitas pessoas acreditam que o sal exposto num canto da casa elimina más energias e protege quem vive ali. Verdade ou não, não custa experimentar e, pelo menos vai garantir, com certeza, a limpeza de todo o seu lar. Em último caso, forma um enfeite bonito, se souber decorar.

Seja o primeiro a comentar

Deixar uma resposta