Suco de couve: conheça os benefícios e faça essas receitas

Saiba o quanto a couve beneficia a saúde e veja essas receitas fáceis e deliciosas para fazer todos os dias

Todos os vegetais verde-escuros são muito recomendados para colocar todos os dias na alimentação. Eles são uma importante fonte de vitamina K, de cálcio e de agentes desintoxicantes. Entre eles está a couve, uma folha gostosa, fácil de transformar em diversos pratos e bem barata, o que também é uma vantagem. Veja agora quais são os benefícios do suco de couve e receitas para experimentar.

Benefícios para a saúde

Crédito: Saúde no Corpo

Uma das formas mais fáceis de consumir a couve é fazendo suco, que, combinado a outros vegetais, é o famoso suco verde.

Essa é uma boa maneira de absorver muitos nutrientes da planta porque ela está crua, mas é importante tomar o suco junto com alguma oleaginosa, abacate, coco ou outra fonte de gordura saudável para conseguir absorver a vitamina K.

1. Atua como antioxidante

Tudo o que tem vitaminas, tem antioxidantes, pois essa é uma das funções delas no organismo, o que é ótimo. Os antioxidantes vão agir combatendo o excesso de radicais livres que, embora sejam naturais e necessários, quando se multiplicam e não são controlados, acabam impedindo a renovação das células. Se elas não se renovam, o corpo começa a adoecer e envelhecer.

2. Desintoxica o fígado

A couve também tem o benefício de contribuir para a eliminação das toxinas acumuladas no fígado, melhorando o funcionamento desse órgão, o que beneficia todo o corpo. Para obter esse efeito de forma mais eficiente é bom cuidar para não ingerir muitos agentes tóxicos, como industrializados e produtos cheios de agrotóxicos.

3. Melhora a saúde dos ossos e dos dentes

Por ser uma rica fonte de cálcio, de magnésio e de vitamina K, o cálcio chega até os ossos e dentes deixando-os mais fortalecidos. Então esse suco é ótimo para as crianças em fase de crescimento, para os adultos que querem se manter mais resistentes, e para quem está na menopausa ou andropausa, que é quando o corpo começa a reduzir a absorção de vários nutrientes.

4. Ajuda no funcionamento cerebral

A vitamina B6 presente na couve é essencial para a saúde do cérebro, ajudando na produção de serotonina e norepinefrina, os famosos hormônios da felicidade, que atuam na energia, no humor e na concentração. Essa vitamina também é importante para prevenir artrite e melhorar a pressão arterial.

5. Contribui para o emagrecimento

Pelo fato de ajudar a melhorar o funcionamento de todo o organismo, o suco feito com couve também ajuda a emagrecer, quando consumido em uma dieta saudável e com a prática de atividade física regular.

6. Protege a visão

Por ser rico em vitamina A, ele é uma excelente bebida para proteger a saúde ocular. Isso é explicado pelo fato de essa vitamina agir diretamente na proteção das células oculares, contra o desgaste gerado pelo meio externo.

7. Previne a prisão de ventre

Por ser rica em fibras, a couve é excelente contra a prisão de ventre. Isso porque as fibras facilitam o momento da evacuação e regulam o intestino.

8. Rejuvenesce a pele

Por ser rica em vitamina C e colágeno, a couve é poderosa para a pele. Tal fato é explicado porque a vitamina C combate inflamações da acne e o colágeno deixa a pele mais firme e com menos marcas de expressão.

9. Auxilia no sono

Por possuir muitas vitaminas do complexo B, a couve colabora na hora do sono. Isso se deve ao fato de ela participar da produção de melatonina, hormônio do sono.

10. Boa para gestantes

Por possuir ácido fólico, esse vegetal colabora para a formação do feto. Isso facilita bastante durante o processo de gestação. Vale ressaltar que um médico deve ser procurado, antes do consumo desse suco por gestantes.

10 Receitas de suco de couve

Com tantos benefícios, vale a pena começar a fazer um suco com couve fresco toda manhã e beber na hora. Para isso é bom aprender diferentes combinações para variar a receita.

1. Com limão

Crédito: Tudo Gostoso

Essa opção compartilhada do Tudo Gostoso é bem simples, feita só com couve, suco de limão, água e açúcar, que você pode usar o demerara ou orgânico, mais saudáveis do que o açúcar comum refinado. Se não se importar com o azedo do limão, o melhor mesmo é não adoçar.

Ingredientes

Folhas de couve: 2 unidades (ou a gosto);
Limão: sumo de 1 unidade;
Água: a gosto;
Açúcar: a gosto.

Modo de preparo

  1. No liquidificador, bata a couve com a quantidade de água que quiser.
  2. Depois transfira para uma jarra, esprema o limão, adoce e beba em seguida.

2. Suco de couve com hortelã

Crédito: Veganana

Mais do que um suco, essa é uma verdadeira vitamina que leva banana, manga, hortelã, couve e água. É muito saudável, sacia e fica ainda melhor servida com gelo, como ensina essa receita do Veganana.

Ingredientes

Bananas médias: 3 unidades;
Manga média: ½ unidade;
Hortelã: 1 a 2 punhados;
Folhas pequenas de couve: 5 unidades;
Água: 100 ml.

Modo de preparo

  1. Para essa receita, as folhas de hortelã devem ser frescas, assim como as de couve, tenras, bem jovens. Retire os talos da couve e os galhos da hortelã.
  2. Liquidifique as frutas primeiro e depois adicione as folhas e a água. Bata bem e beba sem coar.

3. Com laranja

Crédito: Receitas de Minuto

Para esse suco do Receita de Minuto você vai usar folhas de couve, suco de laranjas, água e açúcar. Se a laranja for bem docinha, nem precisa adoçar. Se tiver muitas laranjas, pode aumentar a quantidade dessa fruta e reduzir a quantidade de água.

Ingredientes

Couve manteiga: 2 folhas;
Laranjas: 2 unidades;
Água: 1 litro;
Adoçante ou açúcar: a gosto.

Modo de preparo

  1. Higienize as folhas da couve, corte grosseiramente, e mantenha os talos.
  2. Descasque a laranja e corte em pedaços com bagaço e tudo.
  3. Coloque tudo no liquidificador, junto com a água e o adoçante, e bata bem, depois é só coar e aproveitar.

4. Couve, melão e linhaça

Crédito: Aqui na Cozinha

O melão, assim como a laranja, é rico em água, então vai ajudar a deixar o suco mais fino, pois a couve o engrossa. Essa deliciosa e saudável sugestão do Aqui na Cozinha leva água de coco, melão, couve, pepino e linhaça, todos excelentes para a saúde.

Ingredientes

Água de coco: 1 copo;
Melão: 1 fatia;
Couve: 1 folha;
Pepino: 1 rodela;
Linhaça: 1 colher (sopa).

Modo de preparo

  1. Coloque no liquidificador a água de coco, a folha de couve bem lavada e rasgada, o pepino e a linhaça. Bata bem e beba na hora, sem coar.

5. Couve, morango e laranja

Crédito: Pixabay

O morango é uma fruta que, além de saborosa, também é riquíssima em antioxidantes, então não hesite em tomar esse suco todo dia de manhã. Para essa receita do Mel e Pimenta você vai precisar de folhas de couve, suco de laranja, morangos, água e açúcar orgânico.

Ingredientes

Suco de laranja fresco: 400 ml;
Morangos: 1 xícara;
Couve manteiga sem talo: 3 a 4 folhas;
Água: 200 ml;
Adoçante ou açúcar: a gosto.

Modo de preparo

  1. Esprema as laranjas até obter a quantidade de suco necessária, coloque no liquidificador o suco, a água, os morangos e as folhas de couve.
  2. Bata muito bem, experimente e faça ajustes para agradar ao seu paladar. Se os morangos e as laranjas não forem bem docinhos você precisará adoçar.
  3. Sirva gelado e sem coar para aproveitar o máximo de nutrientes e fibras.

6. Suco de couve com maçã

Crédito: Revide

Essa bebida, sugerida pelo Dr. Juliano Pimentel, é maravilhosa para quem deseja ficar com uma pele ainda mais limpinha e saudável. Além da maçã, leva um pouco de suco de limão para dar uma acidez agradável ao paladar e ajudar a alcalinizar o sangue.

Ingredientes

Folhas de couve: 2 unidades;
Maçãs: 2 unidades;
Água de coco: 100 ml;
Limão: sumo de 2 unidades.

Modo de preparo

  1. Misture no liquidificador as maçãs e a couve. Adicione o suco de limão e depois a água de coco. Misture mais um pouco.
  2. Sirva imediatamente.

7. Maracujá e couve

Crédito: Lucília Diniz

Esse suco sugerido pelo Tudo Gostoso é extremamente útil para aliviar o psicológico de alguém que esteja tendo uma rotina conturbada. Ele estimula a produção de serotonina e é bastante saudável.

Ingredientes

Couve picada: ½ xícara;
Água: 150 ml;
Maracujá: polpa de 1 unidade;
Açúcar: 2 colheres (sopa).

Modo de preparo

  1. Bata no liquidificador a couve junto com um pouco de água e açúcar. Depois acrescente a polpa do maracujá e bata pouco.
  2. Acerte a quantidade de água e o açúcar.
  3. Sirva bem gelado.

8. Abacate, laranja e couve

Crédito: Receitinhas

Esse suco, compartilhado do Receitinhas, é excelente para quem deseja acelerar o metabolismo logo no início da manhã.

Ingredientes

Abacate: 1 unidade;
Sumo de laranja fresco: 500 ml;
Couve: 2 folhas;
Açúcar ou adoçante: a gosto;
Gelo: a gosto.

Modo de preparo

  1. Retire a polpa do abacate e esprema o sumo das laranjas.
  2. Bata todos os ingredientes no liquidificador.
  3. Adoce e sirva geladinho.

9. Cenoura, hortelã e água de coco

Esse suco é excelente para fortalecer os ossos, pois ajuda na absorção de cálcio. Além disso, contém cenoura que fornece ainda mais vitaminas para a saúde ocular. Veja como fazer:

10. suco de couve com beterraba

Crédito: Blog da Karen

Esse suco compartilhado do Digest, é muito útil para quem deseja manter a imunidade em um nível bem alto. Isso porque a beterraba é rica em diversas vitaminas, incluindo a vitamina C que fortalece o organismo.

Ingredientes

Beterraba crua: ½ unidade;
Folhas de beterraba: 3 unidades;
Couve com talo: 2 folhas;
Limão: sumo de ½ unidade;
Gengibre ralado: 1 colher (chá);
Maçã: 1 unidade;
Água de coco ou água filtrada: 150 ml;
Gelo: a gosto.

Modo de preparo

  1. Basta bater todos os ingredientes e tomar sem coar.

Agora que já tem ideia do que pode adicionar à couve para fazer sucos gostosos, refrescantes e muito saudáveis, use a criatividade e faça o teste com todos os tipos de frutas, ervas, sementes e até legumes e verduras que gostar, como abacaxi, goiaba, mamão, maçã, pera, uva, espinafre, manga, kiwi e muito mais.

Seja o primeiro a comentar

Deixar uma resposta