Melhores remédios caseiros para dor de ouvido

Propaganda

Confira como amenizar o desconforto com ingredientes naturais e o que não fazer quando estiver com dor de ouvido

A dor de ouvido é causada por uma acumulação de líquido na cavidade do ouvido e por aumento da pressão no ouvido médio. As infecções afetam frequentemente bebês, crianças e pessoas que se expõem muito à água, causando dores e desconforto. Em alguns casos, é possível utilizar remédios caseiros para dor de ouvido, a fim de aliviar os sintomas.

Porém é preciso ter cuidado, porque alguns remédios caseiros para dor de ouvido podem agravar a situação. Confira quais são benéficos e quais nunca fazer para se livrar da dor!

10 Remédios caseiros para dor de ouvido

chás para dor de ouvido
Crédito: Pixabay

Lembre-se que se tiver dor de ouvido por muitos dias, deve sempre procurar ajuda médica. Somente um otorrino poderá dizer qual o tratamento mais adequado para você.

E jamais utilize remédios caseiros para dor de ouvido em bebês ou crianças menores que cinco anos. Muitas das substâncias que são recomendadas na internet são prejudiciais e podem inclusive obstruir o órgão, causando ainda mais inflamação.

Confira abaixo algumas soluções que podem ser preparadas em casa para dar fim a dor temporariamente!

1. Chá de cebola

Esse remédio é para tomar via oral. A cebola é rica em propriedades cicatrizantes e anti-inflamatórias. Para gripes e resfriados, que ocasionam dor de ouvido, o chá pode ainda exercer um papel antibacteriano, ajudando a limpar as vias aéreas.

Você pode fazer o chá fervendo algumas cascas de cebola em meio litro de água. Para tornar o chá mais potente e saboroso, adicione canela em pau e gengibre.

Na internet, você encontrará uma série de sites que recomendam inserir gotas do chá ou suco de cebola no ouvido. Não faça isso! Você pode piorar a infecção e até mesmo causar uma inflamação mais grave.

2. Chá de malva

Mais um chá para beber quando estiver com dor de ouvido que ajuda a diminuir a infecção. A malva é um antibiótico natural que atua no corpo todo através da circulação sanguínea. Suas propriedades são benéficas, pois ajudam a soltar o catarro e atuam como um sedativo.

O chá é ótimo para a dor de ouvido proveniente do acúmulo de fluídos na região dos seios nasais. Sabe aquela sinusite que faz com que você sinta como se estivesse com água no ouvido? Beba esse chá diariamente enquanto estiver com os sintomas e você notará uma melhora.

Ingredientes

Malva: 4 folhas secas;
Água: 500 ml;
Mel: a gosto.

Modo de preparo

  1. Ferva a água e retire do fogo;
  2. Coloque as folhas da malva e tampe, para que a infusão seja feita mais rapidamente;
  3. Espere cinco minutos, coe e adoce com mel. Beba em seguida!

3. Massagem com óleo de eucalipto

Massagear a parte de fora dos ouvidos com óleos essenciais também é uma forma de acabar com o desconforto. Isso porque a dor pode ser provocada por excesso de cera. A massagem com o óleo ajuda a soltar a cera, que depois pode ser lavada no banho.

Para fazer a massagem, é só aplicar algumas gotas de eucalipto nas mãos e esfregar em volta da região entre o rosto e as orelhas. Faça movimentos circulares enquanto abre e fecha a boca, para que a passagem de ar force a cera para fora.

4. Limpeza com óleo de melaleuca

Outra forma de aliviar a dor é pingar uma gota de óleo de melaleuca ou árvore-do-chá em um cotonete e passá-lo na orelha, como se estivesse secando o ouvido após o banho. Tenha muito cuidado para não empurrar muito para dentro.

O óleo é um excelente antifúngico e antibacteriano. Antes de utilizar o remédio natural, faça um teste com a melaleuca no seu braço, pois o óleo pode causar alergias e irritações em pessoas sensíveis.

5. Gengibre ralado

Rale um pouco de gengibre e pingue um pouco de azeite de oliva para fazer essa opção entre os remédios caseiros para dor de ouvido. Coloque em um tecido de algodão e faça uma trouxinha.

Coloque sobre o ouvido doente e deixe por meia hora. Sua ação analgésica e anti-inflamatória vai ajudar a aliviar a dor.

6. Extrato de hortelã pimenta

Aplique com um cotonete o extrato de hortelã pimenta na orelha – não na parte de dentro do ouvido. Deixe agir por uma hora e retire com um algodão. Isso vai ajudar a aliviar a dor e tratar a causa do problema, se for de cunho inflamatório.

7. Neem

Pegue o óleo de neem, facilmente encontrado em lojas de produtos naturais, e passe em um algodão, apertando bem para retirar qualquer excesso que tenha ficado. Coloque na orelha, fechando a entrada do ouvido e deixe por meia hora.

8. Alho

Tomar o chá de alho pode ajudar a curar mais rapidamente o que está causando a dor no ouvido. Além disso, você pode macerar um dente de alho e misturar com um pouquinho de azeite de oliva e colocar em uma trouxinha de tecido de algodão, aplicando no local afetado.

Você vai sentir um leve aquecimento no local, devendo deixar por no máximo meia hora.

9. Bolsa térmica

Colocar uma bolsa térmica aquecida no ouvido afetado também pode ajudar a aliviar a dor. Para isso, coloque um tecido de algodão e a bolsa por cima, para evitar queimaduras e o calor excessivo.

10. Óleo de alfazema e camomila

A junção desses dois óleos naturais irá ajudar a aliviar a dor e tratar a causa da infecção. Para isso, misture os dois óleos com um pouco de azeite de oliva e molhe um algodão de tamanho grande, de forma que não entre no ouvido. Aperte bem para tirar o excesso e coloque na orelha, deixando por meia hora.

Você pode também fazer uma massagem com os óleos na área de trás da orelha, antes de colocar o algodão.

Outros tratamentos para dor de ouvido

outros tratamentos para dor de ouvido
Crédito: Freepik

Além dos remédios caseiros para dor de ouvido, há ainda tratamentos médicos e farmacológicos. Contudo, você precisará ir ao médico para receber uma prescrição, pois a maior parte desses medicamentos é de venda restrita.

Quando a causa da dor é uma otite, os médicos podem recomendar o uso de substâncias como Otosporin, Panotil, Lidosporin, Otomicina e Otosynalar. São gotas medicinais que devem ser aplicadas diretamente dentro da orelha conforme a posologia de cada substância.

Porém se a causa for cera excessiva, você poderá ter que fazer uma limpeza profissional. A lavagem é feita em consultório com água salina. Após o tratamento o alívio é imediato.

E dores de ouvido recorrentes por outros motivos, como labirintite, são tratadas através da cura da doença causadora do sintoma.

Causas da dor de ouvido

Se você está atrás de remédios caseiros para dor de ouvido é porque já vem sofrendo com o problema há algum tempo. Saiba que existem vários motivos que levam a esse quadro. Entenda mais porque a dor nos ouvidos ocorre e quais as principais causas!

Otite

A causa número um da dor é a otite, uma inflamação no canal. Pode ser externa ou média. Sendo a segunda mais grave, pois fica mais dentro do ouvido. A otite pode ocorrer por diversos motivos, contudo é quase sempre bacteriana ou viral.

Também pode ser causada por causa de outras infecções em vias aéreas que não são curadas e se espalham para os ouvidos.

Barotrauma

Sabe aquela dor depois de andar de avião ou de ficar muito tempo embaixo da água? O barotrauma ocorre quando há muita pressão nos ouvidos, causando um bloqueio temporário na tuba auditiva. Também pode ocorrer ao ficar muito tempo em um ambiente com som muito alto, como numa festa. Você sai praticamente surdo, não é mesmo?

Na maior parte das vezes, não precisa de tratamento, apenas esperar que o ouvido se adapte às condições atuais.

Lesões

Esfregar muito com cotonete e usar fone de ouvido interno são ações que podem facilmente lesionar o ouvido. Quando isso acontece, o melhor é procurar um médico imediatamente, para evitar o bloqueio auditivo.

Como prevenir dor de ouvido

como prevenir dor de ouvido
Crédito: Freepik

Uma forma de evitar a necessidade de remédios caseiros para dor de ouvido é a prevenção. Cuidar bem dos seus ouvidos faz com que você não tenha infecções nem lesões que possam causar dor.

Para uma boa prevenção, evite uso de fones de ouvido internos a todo custo. E modere o tempo com fones externos também! Procure não utilizar cotonetes na parte interna. Você pode secar as orelhas com a toalha e um dedo. Essa é a forma mais segura e evita que empurre a cera de volta para dentro do canal auditivo.

Beber chás e ter cuidado para não pegar gripes, resfriados ou congestões nasais também ajuda a evitar uma otite.

Seja o primeiro a comentar

Deixar uma resposta