Farinha de gengibre: benefícios, como fazer em casa e receitas

Essa farinha é econômica, pois você usa só um pouquinho de cada vez, já que o sabor é forte

Benefícios de usar o gengibre na forma de farinha

As propriedades do gengibre permanecem na sua farinha, então essa é mais uma maneira de adicionar essa raiz na alimentação da família e fortalecer a saúde de todos. Veja quais são esses benefícios

Ajuda a limpar o corpo de toxinas

O gengibre é um agente estimulador das funções do fígado, órgão que atua na filtragem do sangue para a eliminação das toxinas. Manter o corpo limpo das toxinas é uma tarefa diária, já que elas estão presentes em diversos alimentos, medicamentos, nos que se come em excesso, no ar poluído e produtos químicos inalados e até mesmo nos sentimentos negativos produzidos, como a raiva e o rancor. Então, a farinha de gengibre pode ser mais um aliado na eliminação adequada das toxinas que vão ajudar o corpo a desinchar, desinflamar e ser mais saudável.

Acelera o metabolismo

Uma das mais conhecidas propriedades do gengibre é o seu efeito de acelerar o metabolismo, muito procurado por quem está em processo de emagrecimento. Nesse caso ele é recomendado para ingerir antes da atividade física, pois vai atuar acelerando a queima de calorias.

O que acontece é que o gengibre aumenta a termogênese, que é o aumento de temperatura do corpo para gerar mais energia. Ou seja, ao gastar mais energia, é mais gordura que está indo embora.

Inibidor do apetite

Adicionar farinha de gengibre às suas massas pode ser uma boa estratégia para ter alimentos que vão saciar a fome por mais tempo, ajudando a não sentir vontade de comer o tempo todo. Esse é um benefício não apenas para quem quer emagrecer, mas também para prevenir o aumento de peso.

Além disso, as receitas que levam essa farinha tendem a levar outros ingredientes mais saudáveis, então acaba por manter uma alimentação de melhor qualidade de modo geral.

Ação anti-inflamatória e antioxidante

Assim como é importante manter um bom controle de eliminação de toxinas do organismo, também é essencial ter um estilo de vida saudável e ativo para evitar as inflamações que ocorrem por causa dos excessos de comida de má qualidade e do sedentarismo.

Então, a farinha de gengibre é uma boa aliada dentro de um plano alimentar saudável, já que possui ação anti-inflamatória e também antioxidante que protege as células do corpo contra o excesso de radicais livres que as adoecem.

Digestivo

Além de ajudar a manter o corpo saciado por mais tempo, o gengibre também é um bom digestivo, contribuindo com o aumento da produção de saliva e de bile, o que é bom para ter uma boa digestão das refeições. Claro, para obter esse efeito também é importante que a farinha seja usada em receitas saudáveis.

Como fazer farinha de gengibre caseira

Como viu, a farinha de gengibre ajuda a manter uma boa saúde de modo geral, dentro de um estilo de vida saudável. Então, vale a pena aprender a fazer em casa e começar a experimentar em várias receitas. Para fazer a sua farinha é bem simples.

Ingrediente

Gengibre fresco: 300 gramas.

Modo de preparo

  1. Compre o gengibre em pedaços da sua raiz. Lave e seque.
  2. Depois, corte tudo em fatias finas e deixe-as secando na sombra durante uma semana, em formas com redes por cima para proteger dos insetos.
  3. Quando estiverem secas é só bater no liquidificador até virar um pó. Armazene em um vidro bem fechado.

Como usar a farinha de gengibre no dia a dia

Com a sua farinha caseira pronta, aprenda algumas receitas para se inspirar a utilizá-la na sua rotina alimentar.

Bolo de gengibre

O sabor do gengibre é forte, então as receitas levam um pouquinho de farinha de gengibre para dar sabor, mas outras farinhas permanecem, como a de trigo.

Ingredientes

Manteiga sem sal e em temperatura ambiente: 115 gramas;
Açúcar mascavo: 100 gramas;
Farinha de trigo: 225 gramas;
Farinha de gengibre: 3 colheres (chá);
Canela em pó: 1 colher (chá);
Fermento químico: 2 colheres (chá);
Bicarbonato de sódio: ½ colher (chá);
Ovos: 2 unidades;
Leite: 30 ml;
Mel: 2 colheres (sopa).

Os ingredientes desse bolo são simples, fica um bolo bem aromático e dá para imaginar o sabor. Aprenda o passo a passo e veja como fica o bolo nesse vídeo do canal Mauricio Dias Correa:

Biscoito pão de mel

Esse tipo de biscoito é perfeito para a época do Natal, mas é claro que todo mundo vai querer comer ao longo do ano. As crianças vão adorar e é uma opção mais saudável para oferecer.

Ingredientes

Mel: 5 colheres (sopa);
Açúcar: 80 gramas;
Manteiga: 50 gramas;
Bicarbonato de sódio: 1 colher (chá);
Água: 30 ml;
Cacau em pó: ½ colher (sopa);
Farinha de trigo: 350 gramas;
Cravo moído: ½ colher (chá);
Canela em pó: 1 colher (chá);
Farinha de gengibre: 1 colher (chá);
Ovo: 1 unidade.

Acompanhe todo o passo a passo da receita nesse vídeo do canal Renata Faez:

Sopa cremosa de cenoura com gengibre

Essa sopa é uma inspiração para você ver que é possível adicionar um pouco de farinha de gengibre até mesmo nas sopas e cremes do dia a dia.

Ingredientes

Cebola média picada: 1 unidade;
Azeite ou manteiga: 2 colheres (sopa);
Alho picado: 2 dentes;
Batata grande picada: 1 unidade;
Cenoura média picada: 4 unidades;
Água: 1 ½ litro;
Farinha de gengibre: ½ colher (chá);
Páprica defumada: a gosto;
Sal, pimenta e cheiro-verde: a gosto.

Veja como fazer essa sopa cremosa seguindo as dicas do canal Receitas que Amo:

Seja o primeiro a comentar

Deixar uma resposta