Dor de esporão no calcanhar: 10 dicas para aliviar o desconforto

Propaganda

Confira como aliviar esse desconforto que atinge muitos atletas e mulheres que usam salto demasiadamente

Como aliviar a dor de esporão no calcanhar

Uma dor intensa e constante, localizada no calcanhar e sola do pé, logo após alguma atividade física ou depois de acordar. Mas atenção, nem toda a dor sentida na região do calcanhar pode ser esporão! Portanto, lembre-se de consultar um médico para o correto diagnóstico e tratamento:

1. Vinagre de maçã

Aplicar vinagre de maçã também é eficaz para aliviar a dor de esporão no calcanhar. Neste caso, o ideal é fazer uma compressa (com gaze) enxarcada no vinagre. Cubra todo o calcanhar e, se possível enrole uma faixa ou calce uma meia grossa para deixar o produto atuar.

2. Óleo de coco

dor de esporão no calcanhar
Crédito: Brasul Run

A massagem do calcanhar com óleo de coco é conhecida por ser um alivio eficaz contra a dor de esporão no calcanhar, principalmente por suas propriedades anti-inflamatórias. Basta aquecer o óleo de coco (para que derreta e fique apenas morno) e aplicar na pele para massagem.

3. O gelo

Pegue em alguns cubos de gelo e aplique por cerca de 15 minutos para aliviar a dor. Cuidado para não colocar o gelo direto em contato com a pele (pode queimar). Esse tipo de compressa fria ajuda a reduzir, também, processos inflamatórios no local.

4. Palmilha de silicone

dor de esporão no calcanhar
Crédito: Submarino

Essa pode ser uma alternativa para aliviar a dor que você sente, diariamente. O silicone ajuda a reduzir a pressão causada pelo peso do próprio corpo. Se possível, procure por aquelas palminhas que possuem um “buraco” no meio, onde está localizado o esporão. Dessa forma todo a sola do pé fica apoiada e a região da dor, fica sem nenhum contato ou pressão.

5. Alongamento da ponta dos dedos

dor de esporão no calcanhar
Crédito: Pés Sem Dor

Essa dica é super simples e pode ser realizada em qualquer lugar para aliviar o sintoma. Para isso, basta fazer um alongamento, no qual você puxa as pontas dos dedos dos pés para cima, durante 20 segundos.

6. Use uma escada

Calma, não é para ficar subindo e descendo os degraus! Para aliviar a dor de esporão no calcanhar você só precisa colocar o pé, com a parte superior do peito dele no degrau de cima e alongar. Basicamente o inverso do alongamento anterior.

7. Bola de tênis / massagem

dor de esporão no calcanhar
Crédito: Mercado Livre

É surpreendente como o uso de uma simples bola de tênis pode contribuir para a redução do incomodo. Fique descanço, coloque a bola no chão e massageie a planta do pé, pisando na bola e rolando para frente e para trás.

8. Óleo de amêndoa

Aplicar óleo de amêndoa quando sentir dor de esporão no calcanhar ajuda a aliviar o desconforto. Basta fazeruma atuomassagem ou pedir para que alguém ajude, pressionando e aliviando a tensão do local.

9. Faça um escalda pés

dor de esporão no calcanhar
Crédito: Jennifer Gabriely

O escalda pés consiste em mergulhar os pés em uma bacia com água quente com o objetivo de aliviar a dor de esporão no calcanhar. Cuidado para não queimar a pele. Acrescentar um pouco de sal na água pode ajudar no processo. Em seguida, coloque uma compressa fria no local. O choque térmico também promove o alívio.

10. Espinafre

Faça um cataplasma de espinagre e aplique para aliviar o problema. Utilize 10 folhas, amasse-as bem, dormando uma pasta e coloque numa gaze. Aplique no local e deixe atuar por aproximadamente 20 minutos.

Se você achou úteis essas dicas, compartilhe!

Seja o primeiro a comentar

Deixar uma resposta