Saiba como os chefes de cozinha salvam suas receitas e evitam desperdício! 9 dicas infalíveis!

Propaganda

Por vezes somos obrigados a desperdiçar refeições porque enquanto as preparamos cometemos pequenos erros ou distracções que as arruinam. Ou será que não? Leia estas dicas e aprenda alguns truques que podem salvar-lhe aquelas receitas que julgou estarem perdidas.

1. Se queimou o seu arroz não se preocupe, um fatia de pão de forma vai solucionar a situação. Se o fundo do tacho queimou, ponha uma fatia de pão de forma dentro do tacho, pouse-a em cima do arroz, tape o tacho e espere cinco minutos. O pão vai absorver o sabor a queimado; retire-a do tacho e o seu arroz estará óptimo.

2. Se a carne ficou muito salgada, corte uns pedacinhos de batata crua e deite no cozinhado. A batata consegue absorver todo o sal; retira-a depois de alguns minutos, quando provar o seu prato vai estar perfeito.

3. Se o seu pão do dia anterior está duro em demasia pode transformá-lo numa receita óptima. Rale quatro pães. Faça um refogado com uma colher de sopa de azeite, alho e meia cebola, junte duas colheres de manteiga e o pão que passou no ralador até ficar crocante.

4. Se os legumes que estava a cozer para acompanhar um prato ficaram muito cozidos, transforme-os em puré ou sopa. É só passar no liquidificador e temperar a gosto. Fica óptimo como abóbora, brócolos, batata, entre muitos outros.

5. Não gosta das bolachas que ficaram dentro de um pacote aberto porque ficaram muito moles? Não há problema. Leve-as ao microondas durante 30 a 60 segundos e elas ficarão tão crocantes como quando as tirou do pacote!

6. O arroz é um alimento que pode ser comido sem problema no dia seguinte à sua cozedura, mas muita gente não gosta do sabor de arroz requentado. Experimente pô-lo no microondas com umas pedras de gelo dentro da taça durante quatro minutos. Além de húmido ele vai voltar a ficar soltinho.

7. Para manter os legumes frescos por mais tempo, nomeadamente os legumes que se consomem crus, como a alface, rúcula, agrião, etc, lave-os muito bem quando os comprar, e seque-os o máximo que for possível. Depois guarde-os num recipiente forrado com folhas de rolo de cozinha.

8. Se na preparação de um molho ele talhar não se preocupe. Basta colocar o molho no liquidificador e o movimento rápido resolverá o seu problema.

9. O excesso de pimenta na comida é resolvido com açúcar. A quantidade que deve utilizar não é possível de medir, porque varia muito, por isso vá acrescentando açúcar aos poucos, experimentando sempre que adicionar mais um pouco.

Assista ao vídeo e veja como salvar o arroz queimado e o feijão salgado!

Seja o primeiro a comentar

Deixar uma resposta