Suco de aipo, cenoura e linhaça para fortalecer o cólon

É importante levar em conta que um cólon saudável é reflexo de uma boa saúde em geral. Vale a pena lembrar que o cólon é um órgão onde habitam micro-organismos essenciais para seu próprio equilíbrio. Por isso, devemos ir com cuidado com esses remédios que buscam apenas “limpar e depurar” o organismo.

O cólon deve contar com suas próprias bactérias, com seus micro-organismos, para realizar sua própria limpeza e a síntese da vitamina K. Por isso, com este suco o nutriremos e fortaleceremos, sem romper esse equilíbrio.

CUIDANDO DO CÓLON COM SUCO DE AIPO, CENOURA E LINHAÇA

Nosso cólon aprecia, acima de tudo, alimentos frescos, saudáveis e cheios de antioxidantes.

Sem dúvida uma alimentação rica em gorduras saturadas, conservantes, açúcares e farinhas refinadas sobrecarrega o cólon o ponto desse entorno de micro-organismos benéficos se degradar pouco a pouco.

A modo de curiosidade contaremos que, conforme nos explicam vários estudos, o cólon abriga até 400 tipos de micro-organismos diferentes, uma microflora anaeróbica que, por sua vez, é muito sensível a qualquer agente patogênico que tenha acesso ao corpo devido a problemas como prisão de ventre ou alimentação inadequada.

Uma forma excelente de fomentar a saúde e equilíbrio interno de nosso cólon é tomando este suco natural todos os dias. Anote como seus três ingredientes principais podem ajudá-lo.

AIPO

Você consome muito aipo? Se sim, seu cólon não é o único que vai lhe agradecer. Sua saúde digestiva em geral também será muito favorecida pelos diversos nutrientes e vitaminas deste vegetal.

  • O aipo contém vitaminas A, B1, B2, B6, B9, C e E, e minerais como o potássio, o sódio, o cálcio, o zinco, o magnésio, o enxofre, o fósforo, o cobre e o silício.
  • É uma fonte de nutrientes de origem vegetal que é muito bem digerida e, portanto, chega de forma rápida até a mucosa do intestino e do cólon para fortalecer sua microflora.
  • Outro dado importante sobre este suco de aipo é seu alto teor de um tipo de óleo essencial que luta contra a inflamação do cólon. É algo muito recomendável, assim como a fibra que contém.
  • Além disso, o aipo pode ser diurético e laxante, e contém enzimas que inibem o crescimento das células cancerosas. Como você já sabe, um dos tipos de câncer mais comuns atualmente é o de cólon.

Por isso, vale a pena introduzir em nossa dieta este suco de aipo.

CENOURA

Um dos vegetais mais ricos em antioxidantes e benéficos para a saúde intestinal é a cenoura.

Contém betacaroteno, pectina e vitamina C, que combatem tanto a inflamação quanto vermes ou qualquer toxina que altere o equilíbrio interno do cólon.

SEMENTES DE LINHAÇA

Se o aipo e a cenoura nutrem e protegem o cólon, as sementes de linhaça vão purificá-lo,ao mesmo tempo em que respeitam essas bactérias saudáveis, necessárias para que o órgão cumpra sua função.

  • As sementes de linhaça eliminam das mucosas depósitos fecais e parasitas que podem se desenvolver nessa parte de nosso corpo.
  • Favorecem a eliminação e depuração das gorduras.
  • A linhaça é muito adequada para combater a inflamação e fortalecer os tecidos lesionados pelo pH ácido em excesso, que adoece nosso cólon.

COMO PREPARAR O SUCO DE AIPO, CENOURA E LINHAÇA

INGREDIENTES

  • 2 cenouras
  • 1 ramo de aipo
  • 1 colher de chá de sementes de linhaça em pó
  • 1 copo de água
  • MODO DE PREPARO:

    • O mais importante é encontrar cenouras e aipo bem frescos e orgânicos. Nosso cólon é muito sensível às toxinas ambientais e aos alimentos processados ou com bactérias.
    • Por isso, não se esqueça de lavar bem todos os alimentos antes de cozinhá-los e processá-los.
    • Após lavar o aipo e as cenouras, corte-os em pedaços pequenos para facilitar sua mistura no liquidificador. Muito fácil!
    • Em seguida, coloque-os no liquidificador e não se esqueça de adicionar o copo de água para conseguir um suco bem homogêneo.
    • Depois de colocá-lo no seu copo favorito, adicione a colher de chá de linhaça em pó. Ela se dissolverá mais facilmente e lhe fará muito bem.

    Tome este suco natural todas as manhãs no café da manhã, sem se esquecer de cuidar de sua alimentação e introduzir, além disso, algum alimento probiótico que proteja a microflora interna de nosso sistema digestivo.

Seja o primeiro a comentar

Deixar uma resposta