Calcanhares secos e rachados: como fazer um banho para os pés e resolver esse problema

Propaganda

 

cuidado com os pés é um aspecto importante para o nosso bem-estar e nunca deve ser negligenciado, independentemente da estação. Infelizmente, muitas vezes nos lembramos apenas quando começamos a tirar as meias e usar sandálias, apenas para descobrir que a pele dos pés não é tão lisa quanto imaginávamos e os calcanhares estão secos e rachados  .

Causas e fatores de risco de calcanhares rachados e secos

Os fatores que favorecem o aparecimento de calcanhares rachados são variados e geralmente contribuem para a formação de outras imperfeições , como calos e calos .

As causas mais comuns são:

  • Uso de sapatos inadequados
  • Má hidratação da pele
  • Defeitos posturais que impedem que a pressão exercida pelo peso corporal seja fisiologicamente distribuída na planta do pé, concentrando-a mais nos calcanhares
  • Pele excessivamente seca ( xerose da pele )
  • Anormalidades do pé, por exemplo, pé chato
  • gravidez
  • Algumas patologias, como diabetes, em que os pés estão expostos a um risco maior de rachar e a formação de pequenos cortes e ulcerações, doenças de pele como psoríase , processos infecciosos como pé de atleta  e obesidade .

Como evitar calcanhares secos e rachaduras

Cuidar dos pés significa ter sucesso, através de comportamentos simples, na prevenção do aparecimento de infecções fúngicas nas unhas e nos pés, reduzindo o aparecimento de imperfeições irritantes, como calos, olhos de perdiz e calos  e garantindo a hidratação adequada da pele , a fim de evitar o risco de secura e rachaduras nos calcanhares  .

Portanto, é importante para esse fim escolher sapatos confortáveis ​​e de salto médio, cortar as unhas regularmente e secar bem os pés, fazer periodicamente banhos desinfetantes para os pés e, em caso de alterações evidentes da pele ou das unhas, procurar um podólogo para qualquer tratamento .

Também é uma boa prática realizar esfoliações ocasionalmente  com produtos específicos  indicados para remover a pele morta que se forma nos calcanhares,  para suavizar e amaciar a pele.  

Se não houver cortes e abrasões sobre os calcanhares, que podem ocorrer quando a pele é muito seca , você pode querer usar um esfoliante de pés para,  através da ‘ ação mecânica remover a pele morta e espessamento da pele .

Como fazer um banho de pés suavizante para calcanhares secos e rachados

Este banho de pés fácil de preparar é um verdadeiro  tratamento de choque para resolver o problema dos calcanhares rachados e secos. Os ingredientes que vamos usar de fato, exercer uma efetiva ação de alisamento que vai deixar seus pés e os calcanhares em particular, mais macios e suaves  .

Ingredientes

  • Água quente
  • Vinagre branco ou vinagre de maçã
  • Enxaguante bucal antisséptico
  • Uma bacia


Preparação para o banho de pés

Dose os ingredientes na seguinte proporção: uma dose de enxaguante bucal e uma dose de vinagre, para cada duas doses de água e despeje-os na bacia, misturando-os .

Mergulhe os pés na solução por dez a quinze minutos. No final, use a lixa para os pés ou pedra-pomes  para facilitar a remoção da pele morta e suavizar as áreas espessas .

No final, aplique uma camada generosa de hidratante . Repita o banho suavemente com os pés regularmente e verá que, quando chegar a hora de usar sandálias, seus pés estarão perfeitos !

Seja o primeiro a comentar

Deixar uma resposta