Você tem algum destes sinais? Veja o que deve fazer com urgência

Muito provavelmente você já comeu algum alimento que contém glúten hoje e ainda irá comer outra vez até o final do dia. Mas o que é o glúten? Uma proteína que se encontra em cereais como a cevada, o centeio e o trigo. Ah, mas isso você come todos os dias, não é mesmo? Aquele pãozinho com geleia de manhã ou o macarrão no jantar. Normal.

Resumindo, o glúten está em toda parte, ele domina por completo as opções que temos para nos alimentar. Bolachas, biscoitos, macarrão, pizzas, bolos, pães, enfim, aquelas coisas que consumimos diariamente.

Pois acontece que muitos adultos são intolerantes ao glúten e não sabem. Isso porque os sintomas da intolerância são os mais variados. E porque comemos e não prestamos atenção aos sintomas que sucedem após a ingestão.

Propaganda

Para piorar, os sintomas são muitas vezes confundidos com os de outras doenças, o que leva a erros de diagnóstico. Por isso, observe os sintomas que vamos lhe atentar porque eles são bem comuns e costumam surgir nas pessoas alérgicas ao glúten.

Digestão lenta ou indigestão

Problemas digestivos são dos principais sintomas de intolerância ao glúten, provocando gases e inchaço, dor de estômago, intestino irritável. Esses sintomas são porque o organismo não consegue absorver a substância e provoca todo esse desarranjo intestinal.

Dor de cabeça

Dores crônicas de cabeça, enxaquecas são sinais possível de alergia ao glúten. Nesses casos, as dores de cabeça costumam ser recorrentes, especialmente depois de comer algo com glúten. Se você tem dores de cabeça frequentes, passe a observar se há alguma relação com os alimentos ingeridos.

Fadiga crônica

Se você está sempre cansada, apesar de não ter feito qualquer esforço, comece a pensar que pode ser o consumo de glúten. Em geral, a fadiga é associada à falta de nutrientes, mas no caso do glúten ela também ocorre.

Confusão mental ou pensamento lento

A alergia ao glúten pode perturbar a atividade cerebral, causando lentidão mental, dificuldade de concentração, visão turva, tonturas. Esses sintomas costumam ser confundidos com estresse ou fadiga. ou até mesmo o envelhecimento.

Dores nas articulações

A alergia ou intolerância ao glúten costuma causa inflamações pelo corpo todo, fazendo com que as articulações fiquem doloridas.

Debilidade no sistema imunológico

Se você está adoecendo com mais frequência, ou suas defesas estão diminuindo, é capaz que seu corpo esteja mais enfraquecido por causa do glúten.

Depressão

Alergia ou intolerância ao glúten também pode provocar depressões e ansiedade. A pessoa fica irritada, ansiosa, com alterações bruscas de humor.

Doenças na pele

Psoríase, eczema, irritação na pele, coceira e erupções na pele podem ser algumas das reações da intolerância ao glúten. Rosto, braços e coxas são os locais mais afetados.

Predisposição a cáries

O esmalte fica mais permeável e os dentes mais enfraquecidos com o consumo de glúten por pessoas alérgicas. Toda a saúde da boca pode ser afetada, como a gengiva

Desordem hormonal

Hormônios podem ser muito alterados, principalmente os níveis de estrogênio, afetando a menstruação e provocando alterações de peso, engordando ou emagrecendo.

O QUE FAZER?

Vá ao médico e relate o que você está sentindo, que ele irá mandar fazer algum exame para detectar doença celíaca. Também irá fazer alguns exames gástricos e testes de alergia. O médico então dará início ao tratamento mas você já pode ir começando.

Que tal experimentar uma dieta livre de glútens por uma semana? Se se sentir aliviada e os sintomas desaparecerem, é bem provável que você tenha problemas com o glúten.

Consulte um nutricionista para lhe dar indicações sobre a alimentação adequada.

Seja o primeiro a comentar

Deixar uma resposta