Saiba do por que você nunca deve dormir apenas do lado direito do corpo:

Propaganda

Dormir do lado esquerdo tem os benefícios de saúde comprovados por especialistas e cientistas. Embora nossos corpos pareçam bastante simétricos, a colocação de nossos órgãos nos torna assimétricos internamente. O modo como descansamos influencia a maneira como nossos sistemas direcionam e processam os resíduos – o que deve ser parte de nossas aspirações gerais de saúde.

Você pode fazer exercícios, tomar um café da manhã saudável ou começar o dia com uma nova perspectiva. Por que não dar a mesma atenção ao seu movimento intestinal ?

Para alguns, a evacuação ocorre como um relógio. Mas outras pessoas que vivem com a síndrome do intestino irritável com prisão de ventre, síndrome do intestino preguiçoso, doença inflamatória intestinal, ou outras doenças gastrointestinais podem ter dificuldades para ir ao banheiro logo de manhã.

Benefícios de dormir do lado esquerdo

#1. Ajuda na digestão e reduz a azia

Como o estômago e o pâncreas se localizam do lado esquerdo do corpo, dormir desse lado ajuda a canalizar os sucos gástricos. A teoria de que o sono do lado esquerdo ajuda na digestão nasceu de princípios ayurvédicos orientais, mas um estudo moderno também defende essa tese.

Outro benefício é que as enzimas pancreáticas são secretadas mais facilmente. Segundo um estudo publicado no The Journal of Clinical Gastroenterology, dormir desse lado também evita o refluxo. A medicina ayurveda concorda com o estudo. Dormir do lado esquerdo também evita até dores no estômago e cansaço ao levantar.

#2. Aumenta a saúde do cérebro.

A nossa mente pode se beneficiar de dormir do lado esquerdo porque o cérebro também produz “lixo”. Em comparação com o sono de costas ou de bruços, dormir do lado esquerdo ou direito pode ajudar seu corpo a limpar o que é chamado de “dejetos intersticiais do cérebro”. Esta limpeza cerebral pode ajudar a reduzir o risco de desenvolver Alzheimer, Parkinson e outras doenças neurológicas.

#3. Reduz o ronco ou a apneia do sono

Dormir de lado evita que a língua entre na garganta e bloqueie parcialmente as vias respiratórias. Se dormir de lado não aliviar o ronco ou se você suspeitar que tem apneia do sono não tratada, converse com seu médico para encontrar uma solução que funcione para você. Dormir de lado também pode torná-lo um companheiro de cama melhor e deixá-lo mais descansado.

#4. Ajuda a função do baço

Como o baço retém células mortas ou doentes que estejam perambulando na circulação sanguínea, ele funciona como um filtro que faz um serviço de controle de qualidade, ajudando a produzir novas células no corpo, e reduzindo os riscos de desenvolver certas doenças.

#5. Melhora a circulação cardíaca

Segundo o mesmo estudo, dormir do lado esquerdo promove a circulação sanguínea e ajuda a controlar a pressão cardíaca. Como o coração está do lado esquerdo do corpo, dormir desse lado impede a obstrução da artéria aorta, que bombeia sangue para o resto do sistema sanguíneo. Ao mesmo tempo, a veia cava inferior permanece livre, sem ser pressionada por nenhum órgão. Assim, o sangue regressa mais facilmente de outras partes do corpo até o coração.

#6. Reduz o desconforto da coluna

Todo mundo que tem problemas de coluna já escutou do médico que o melhor é dormir de lado,. Evite dormir de barriga para cima e jamais durma de barriga para baixo.

#7. Auxilia o sistema linfático

Dormir do lado esquerdo promove a filtragem de resíduos no sistema linfático.

#8. Alivia dores na gravidez

Não é nada fácil encontrar uma posição confortável ao dormir com aquele barrigão. Pois dormir do lado esquerdo aumenta o fluxo de sangue e de nutrientes para a placenta, além de estimular a função renal, diminuir edemas e inchaços.

#9. Ajuda você a adormecer mais rápido:

Ao manter o sangue fluindo livremente, o corpo vai relaxar mais e você irá adormecer mais rápido, acordando com mais vitalidade no dia seguinte. .

Dica profissional para dormir de lado

  • Comece deitando pelo lado esquerdo à noite para evitar azia e permitir que a gravidade mova os resíduos pelo cólon. Alterne os lados se seu ombro o incomodar.
  • Enquanto você dorme sobre o lado esquerdo à noite, a gravidade pode ajudar na eliminação dos resíduos em uma viagem através do cólon, incentivando uma ida ao banheiro pela manhã.
  • Coloque um travesseiro firme entre os joelhos e abrace um deles para apoiar a coluna.
  • Meça o comprimento entre o pescoço e a ponta do ombro. Encontre um travesseiro que suporte essa altura para que sua cabeça e pescoço fiquem alinhados com sua coluna. Certifique-se de que o travesseiro seja firme o suficiente para evitar que desmorone.
  • Abrace um travesseiro para ter um lugar confortável para descansar o braço.
  • Mantenha os braços paralelos entre si e no rosto ou abaixo dele.

Durante a gravidez

Dormir do lado esquerdo é recomendado para grávidas. Dormir deste lado melhora o fluxo sanguíneo entre o coração, o feto, o útero e os rins, enquanto mantém a pressão no fígado.

Se você ficar desconfortável, os médicos recomendam mudar para o lado direito por um curto período, em vez de dormir de costas.

Se você tem insuficiência cardíaca

Estudos mostram que muitas pessoas com insuficiência cardíaca optam naturalmente por dormir do lado direito e evitam dormir do lado esquerdo. Ecocardiogramas de pessoas com insuficiência cardíaca mostram que o sono do lado esquerdo afeta o funcionamento do coração, podendo causar desconforto .

Pessoas com insuficiência cardíaca também devem evitar dormir de costas, pois isso pressiona os pulmões e pode contribuir para os sintomas da apneia do sono. Mais da metade das pessoas com insuficiência cardíaca também tem um tipo de apneia do sono.

Potenciais desvantagens de dormir de lado

Dor no ombro

Você pode mudar para o lado oposto, mas se a dor no ombro persistir, encontre uma nova posição para dormir.

Desconforto na mandíbula

Se você tem uma mandíbula rígida, exercer pressão sobre ela enquanto dorme de lado pode deixá-la dolorida pela manhã.

Seja o primeiro a comentar

Deixar uma resposta