Você já sentiu dor, coceira ou algumas fisgadas nos seios? É isso o que está acontecendo

Infelizmente, quase todas as mulheres do mundo passam por esse tipo de situação.

Dor, coceira, fisgada nos seios, são sintomas que podem aparecer por vários motivos, mas a pessoa pensa logo o pior, que é um câncer de mama.

Mas se o problema surge sem razão aparente, não precisa se desesperar assim tão rapidamente, pois pode não ser nada de grave e é isso que vamos ver nesse artigo.

Se você sente dor nos seios, os motivos geralmente são:

Alterações hormonais

Pode ser apenas os seus hormônios, que passam por alterações. O desconforto pode aparecer no início do ciclo menstrual. Também surge quando a mulher toma anticoncepcionais, já que os hormônios ficam elevados.

Durante a gravidez

Quando a mulher está grávida, os seios aumentam de tamanho, o fluxo sanguíneo aumenta e as veias ficam dilatadas. E então as dores podem aparecer.

Amamentação

Independente do fato da criança estar amamentando ou não, o aumento da quantidade de leite também pode provocar dor nos seios. Mas pode ser mastite se a dor for muito intensa.

Mastite

Um bloqueio na passagem do leite deixa os seios inchados, provocando a mastite, cujos sintomas são vermelhidão, dor e febre. Isso acontece quando há uma infecção nos seios, que pode ser causada por fungos, bactérias ou vírus. Nesse caso, procure o médico.

Cistos mamários

Cistos mamários são bolsas que se formam dentro dos seios quando as glândulas mamárias aumentam de tamanho, provocando a dor. Se forem muito grandes, podem ficar visíveis. No caso, recomenda-se fazer uma mamografia.

Abscessos

Acontece quando bactérias penetram no tecido mamário, causando uma infecção e provocando acúmulo de pus. Nesse caso, consulte urgentemente um médico.

Câncer

Quando há câncer de mama, a dor é um dos últimos sintomas que surgem. Faça sempre o auto-exame e, se desconfiar de alguma coisa, procure o médico. Quando mais cedo for detectado, maiores as chances de cura.

Se você sentir coceira nos seios, é capaz que seja:

Alergia

Por ser alguma reação alergênica a agentes químicos, como perfumes, desodorantes ou detergentes.

Falta de hidratação

Se for esse o caso, hidrate os seios com hidratante ou algum óleo vegetal.

Gravidez

É um dos sintomas mais frequentes quando a mulher está grávida, pois os seios aumentam de tamanho.

Sutiã apertado

Jamais use sutiãs que apertam, pois são prejudiciais à saúde e causam coceira nas mamas.

Além de todos esses cuidados, é recomendável:

  • Praticar uma dieta equilibrada
  • Controlar o peso
  • Consumir as vitaminas B1, B6 e E.

Comments

comments

Seja o primeiro a comentar

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: