Você já sentiu dor, coceira ou algumas fisgadas nos seios? É isso o que está acontecendo

Propaganda

Infelizmente, quase todas as mulheres do mundo passam por esse tipo de situação.

Dor, coceira, fisgada nos seios, são sintomas que podem aparecer por vários motivos, mas a pessoa pensa logo o pior, que é um câncer de mama.

Mas se o problema surge sem razão aparente, não precisa se desesperar assim tão rapidamente, pois pode não ser nada de grave e é isso que vamos ver nesse artigo.

Se você sente dor nos seios, os motivos geralmente são:

Alterações hormonais

Pode ser apenas os seus hormônios, que passam por alterações. O desconforto pode aparecer no início do ciclo menstrual. Também surge quando a mulher toma anticoncepcionais, já que os hormônios ficam elevados.

Durante a gravidez

Quando a mulher está grávida, os seios aumentam de tamanho, o fluxo sanguíneo aumenta e as veias ficam dilatadas. E então as dores podem aparecer.

Amamentação

Independente do fato da criança estar amamentando ou não, o aumento da quantidade de leite também pode provocar dor nos seios. Mas pode ser mastite se a dor for muito intensa.

Mastite

Um bloqueio na passagem do leite deixa os seios inchados, provocando a mastite, cujos sintomas são vermelhidão, dor e febre. Isso acontece quando há uma infecção nos seios, que pode ser causada por fungos, bactérias ou vírus. Nesse caso, procure o médico.

Cistos mamários

Cistos mamários são bolsas que se formam dentro dos seios quando as glândulas mamárias aumentam de tamanho, provocando a dor. Se forem muito grandes, podem ficar visíveis. No caso, recomenda-se fazer uma mamografia.

Abscessos

Acontece quando bactérias penetram no tecido mamário, causando uma infecção e provocando acúmulo de pus. Nesse caso, consulte urgentemente um médico.

Câncer

Quando há câncer de mama, a dor é um dos últimos sintomas que surgem. Faça sempre o auto-exame e, se desconfiar de alguma coisa, procure o médico. Quando mais cedo for detectado, maiores as chances de cura.

Se você sentir coceira nos seios, é capaz que seja:

Alergia

Por ser alguma reação alergênica a agentes químicos, como perfumes, desodorantes ou detergentes.

Falta de hidratação

Se for esse o caso, hidrate os seios com hidratante ou algum óleo vegetal.

Gravidez

É um dos sintomas mais frequentes quando a mulher está grávida, pois os seios aumentam de tamanho.

Sutiã apertado

Jamais use sutiãs que apertam, pois são prejudiciais à saúde e causam coceira nas mamas.

Além de todos esses cuidados, é recomendável:

  • Praticar uma dieta equilibrada
  • Controlar o peso
  • Consumir as vitaminas B1, B6 e E.

Seja o primeiro a comentar

Deixar uma resposta