Roer as unhas é sinal de que sua saúde pode estar em perigo

Propaganda
Propaganda

Se você nunca ouviu falar em onicofagia, certamente conhece alguém que sofre ou já sofreu com o problema. Onicofagia é o nome científico do hábito de roer as unhas e tem relação direta com uma infinidade de doenças. Quer saber mais? Continue lendo o artigo que explicamos tudo bem direitinho.

Se você conhece alguém que costuma roer unhas ou você mesmo gosta de roê-las, esse artigo foi feito especialmente para você. Segundo estudos científicos, esse mau hábito compulsivo pode provocar uma variedade de prejuízos à sua saúde. Se você faz parte desse time, o nosso conselho é que procure ajuda especializada para se livrar desse mal.

O que é onicofagia?

Apesar de muitas pensarem que o hábito de roer as unhas é um TOC – Transtorno Obsessivo Compulsivo, segundo a Associação Americana de Psiquiatria, o hábito está relacionado a transtornos de ansiedade generalizada, hiperatividade e déficit de atenção. Por causa dos transtornos, muitos pacientes já relataram que ficam mais calmos quando começam a roer as unhas.

O que fazer?

Segundo os especialistas, os pacientes que sofrem com o hábito de roer as unhas devem buscar ajuda médica especializada o mais rápido possível para tratar o problema.

Consequências de roer as unhas 

A onicofagia certamente irá trazer prejuízos à saúde. Isso porque, ao colocarmos as mãos na boca, principalmente as unhas, podemos estar levando bactérias e germes para dentro do nosso organismo, podendo causar infecções tanto na boca como no intestino. Sem falar que a pessoa que começa a roer as unhas na infância vai sofrer com outro tipo de impacto psicológico no convívio social, acarretando complexos de inferioridade.

Não se esqueça que roer as unhas não é saudável e que existe tratamento médico para erradicar esse mal. Se você sofre com isso, não hesite em procurar ajuda especializada, vá ao posto de saúde e consulte o seu médico e, se tiver dinheiro, vá ao psiquiatra.

Seja o primeiro a comentar

Deixar uma resposta