Conheça a planta pode substituir a carne, chamada de “bife-de-pobre”

Propaganda

Nesse artigo, vamos falar de uma planta muito especial, indicada para dietas veganas e vegetarianas, que tem tanta proteína que é também conhecida como “bife de pobre”.

O nome científico da planta é Pereskia aculeata e ora-pro-nóbis, em latim, quer dizer “rogai por nós”. Segundo a tradição popular, a origem do nome tem a ver com um fato inusitado. Havia um padre que tinha a planta no quintal e as pessoas pegavam a planta enquanto ele rezava ora-pro-nóbis.

Riquíssima fonte de proteína vegetal, ora-pro-nóbis é um alimento nutritivo e econômico, facilmente encontrado na região Sudeste do Brasil. Cem gramas da planta contém aproximadamente 20 gramas de proteína.

Na culinária, você pode usar as folhas da planta do mesmo jeito que o orégano. Depois de secas e moídas, podem temperar refogados, tortas, omeletes e sopa. Também dá para utilizar as folhas da planta como salada, cruas. Também é utilizada para enriquecer farinhas, massas e pães. Na agro-pecuária, tem sido usada para a alimentação animal, sendo misturada às rações, barateando os custos alimentares.

Na medicina, são muitos os benefícios. Como é uma planta rica em ferro, é indicada para tratar anemias. Rica em fibras, ajuda no bom funcionamento do intestino e aumenta a sensação de saciedade.

Fonte de ferro e vitamina A, a ora-pro-nóbis combate a anemia, os radicais livres e fortalece o sistema imunológico.

Na forma de chá, é muito eficaz no tratamento de processos inflamatórios, problemas de pele, queimaduras, úlceras e cistite.

Um estudo realizado na Universidade Federal de Lavras constatou que a planta ajuda a diminuir o nível do colesterol ruim, tratar furúnculos e sífilis, além de ajudar na prevenção de doenças como diabetes, tumores intestinais, hemorroidas, câncer de cólon e varizes.

Na cozinha, as folhas e os caules da planta são as mais utilizadas. Você pode utilizar em tortas, pães, no preparo de massas, no feijão, na sopa, no arroz refogado e em forma de salada. É uma planta que combina com muitos pratos.

A ora-pro-nóbis se desenvolve muito bem tanto no sol como na sombra. Deve ser plantada em solo fértil e rico em matéria orgânica, sendo propagada por meio de estacas. Depois que criou raízes, dá para transplantar a planta para o local definitivo.

Você encontra a muda de ora-pro-nóbis para vender na internet. Basta dar uma googleada.

Seja o primeiro a comentar

Deixar uma resposta