Bolo Fim-de-Semana para uma pessoa querida!

 

Massa:

 

200g de ovos (4 ovos médios)

240g de açúcar refinado

raspas de 3 limões sicilianos

uma pitada de sal

65g de sour cream (medi 10g de suco de limão e completei com creme de leite fresco até completar 65g – deixe repousando 10 minutos antes de utilizar na receita)

65g de creme de leite fresco (como o creme de leite fresco daqui é muito denso, medi 40g e diluí com 25g de leite comum)

120g de farinha de trigo comum

40g de farinha de trigo para pão (usei total de 160g de farinha de trigo comum mesmo)

1 ⅓ colher (chá) de fermento em pó

80g de manteiga sem sal

Cobertura:

 

50g de açúcar de confeiteiro (peneirar na hora de incorporar à receita)

2 colheres (chá) de suco de limão siciliano

1 colher (chá) de Cointreau (licor de laranja)

1 colher (chá) de açúcar refinado

1 ½ colher (chá) de água

 

Pré-aqueça o forno a 180˚C.

Unte e enfarinhe uma forma de bolo inglês de 21x13x7cm de altura). Mantenha a forma na geladeira enquanto prepara o bolo.

Coloque o açúcar refinado e a água da cobertura num pequeno refratário e cubra com filme plástico. Leve ao microondas por 20 segundos. Misture e leve ao microondas por mais 20 segundos para terminar de dissolver. Deixe esfriar.

Peneire a farinha com o fermento.

Coloque a manteiga num pequeno refratário e derreta em banho-maria. Mantenha aquecido no banho-maria enquanto prepara o bolo.

Numa vasilha grande, coloque o sour cream e misture com fouet para amaciar. Junte o creme de leite fresco e misture bem. Reserve.

Numa outra vasilha, bata com fouet os ovos com o açúcar, sal e as raspas de limão. Despeje 1/3 dessa mistura de ovos na vasilha com creme de leite. Misture com fouet até incorporar. Despeje o restante dos ovos e termine de misturar.

Despeje a farinha de trigo e misture com fouet. Adicione a manteiga derretida em 2 ou 3 vezes, misturando bem a cada adiçãoDespeje a massa na forma e leve para assar por 30 minutos. Depois, baixe a temperatura para 170˚C e deixe assar por mais 30 minutos. Se corar rápido demais, cubra com papel alumínio e termine de assar. Faça o teste do palito.

Enquanto o bolo está assando, junte à calda feita no microondas o restante dos ingredientes da cobertura.

Logo que o bolo estiver assado, tire do forno e aumente para 180˚C novamente.

Se a superfície do bolo estiver estufada, corte um pouco para nivelá-lo.

Passe uma faquinha sem ponta em toda volta do bolo e desenforme sobre um papel manteiga. Pincele toda a superfície do bolo com a cobertura com a ajuda de um pincel culinário. Leve o bolo ao forno novamente por 2 minutos ou até que a casquinha fique firme.

Tire do forno e deixe esfriar sobre uma grade.

Comments

comments

Seja o primeiro a comentar

Deixar uma resposta