PÃO TEMPERADO DA DONA LUCINHA! VICIEI NESSE PÃO MARAVILHOSO! AINDA BEM QUE É FÁCIL DE FAZER! rss

Propaganda

Ingredientes

4 1/2 xícaras de farinha de trigo

2 colheres sopa de fermento biológico seco

1 colher chá de sal

1 2/3 xícara de leite morno

3 colheres sopa de mel

2 colheres sopa de manteiga

1 ovo

farinha para sovar

Modo de Preparo

Junte o leite com o mel e o fermento e misture. Deixe descansar por cerca de 10min até o fermento espumar. (se o seu fermento for do tipo instantâneo não precisa esperar)

Transfira essa mistura para uma vasilha maior, já com a farinha, e adicione a manteiga e ovo. Misture ligeiramente, junte o sal e continua misturando. Quando for possível comece a sovar a massa. Deixe cerca de 1/4 de xícara de farinha separados para enfarinha a bancada e as mãos e sove a massa até ela ficar lisa e elástica. Enfarinhe a vasilha, volte a massa pra ela e cubra com plástico. Deixe descansar por cerca de 1h ou até ela dobrar de tamanho. Enquanto isso prepare o recheio:

120g de manteiga

3 dentes de alho picadinhos

1/2 xícara de parmesão ralado

2 colheres sopa de salsinha fresca

1 colher sopa de orégano seco

sal se preciso

Misture todos os ingredientes e experimente para ver se precisa de sal. Acerte o sal e reserve.

Com a massa já crescida retire da vasilha e aperte para retirar o ar. Divida em 4 partes iguais, deixe 3 cobertas (por plástico ou pela própria vasilha) e coloca a outra na bancada enfarinhada. Abra a massa num retângulo de 20x30cm e cubra com 1/4 da manteiga temperada. Corte em 4 tiras. Coloque uma tira em cima de outra e repita com as outras duas, formando duas pilhas. Então corte cada uma em 3 partes e empilhe novamente formando 2 pilhas com 6 quadrados cada. Reserve e repita essa operação com o restante da massa e da manteiga. No final você terá 8 pilhas com 6 quadrados de massa em cada.

 

Unte uma forma redonda com furo no meio, de cerca de 23cm de diâmetro, e ajeite os quadrados de massa em pé nela. Vão ficar alguns espaços entre eles mas não tem problema. Se tiver sobrado alguma manteiga temperada pincele sobre a massa. Cubra tudo com plástico novamente e deixe descansar mais uns 40min. Então descubra e leve para o forno, a 200C, até que o pão asse e fique dourado. Não espere esfriar antes de desenformar. Com uma faquinha sem serra ajuda a soltar as bordas e vire o pão em um prato.

 

Essa parte é opcional: pincele o topo com mais um pouco de manteiga e salpique algumas folhinhas de tomilho (ou salsinha picada) por cima

Seja o primeiro a comentar

Deixar uma resposta