Dicas para limpar o sofá. Até mesmo para as manchas mais complicadas

Propaganda
            Para que os sofás durem e fiquem bonitos por mais tempo, é fundamental higienizá-los da maneira correta e com a frequência adequada. Para ajudar, apresentamos aqui umas dicas para te ajudarem na hora de limpar o sofá.<span id="more-3300"></span>

Algumas dicas de limpeza e manutenção de sofás.

Acerte na lavagem do sofá
Os sofás costumam vir com etiquetas indicativas. A etiqueta com a letra P indica lavagem a seco,etiquetas com a letra W indicam limpeza com pano úmido, a letra O significa que o material pede lavagem com água fria e a letra F informa que a limpeza deve ser realizada por empresas especializadas.
Use soluções caseiras
Para limpar sofás de veludo, linho ou outros tecidos, use uma solução caseira composta por 1/4 de vinagre branco diluído em 1 litro de água morna. Use um pano umedecido nessa solução e passe no sofá.

Caso haja alguma mancha mais difícil de remover, use uma esponja embebida nessa mesma mistura. Essa estratégia é ótima para deixar o tecido mais macio, além de limpar o sofá.
Remova as manchas

  • Para limpar vinho e café, por exemplo,  deve utilizar um papel toalha a fim de absorver o líquido ao máximo. Depois disso, jogue água tônica ou gaseificada sobre a mancha. Em seguida, limpe com o papel toalha e, se preciso for, repita o processo.
  • Se refrigerante cair na superfície do estofado, use detergente líquido neutro e água.
  • Para remover manchas de caneta, umedeça a esponja no vinagre branco e esfregue com o lado macio da esponja. Já se a marca for de gordura ou corante, aplique uma espuma de água com detergente sobre o local, deixe agir por 20 minutos e depois seque com um pano.

Dicas extras

  • Sempre comece a limpeza usando uma escova macias ou aspirando o sofá para remover o pó.
  • Os sofás de couro, courino ou napa devem ser limpos apenas com água e sabão neutro. Além disso, de três em três meses,  deve passar hidratante, silicone ou vaselina líquida para evitar rachaduras no material.
  • No caso dos sofás de camurça, use apenas um pano umedecido com água e uma escova apropriada para esse material. Se líquidos caírem nesse material, seque imediatamente.
  • No mercado já existem produtos específicos para sofá, mas  sempre deve ler o rótulo antes de utilizá-los.
  • Bicarbonato é um produto que ajuda na eliminação de odores do sofá.
  • Para conservar o sofá sempre limpo e bonito, aposte na impermeabilização do seu estofado.

Seja o primeiro a comentar

Deixar uma resposta