Cheiro ruim nos ralos? Conheça um remédio natural para eliminá-lo

            <strong>Acabar com o mau cheiro</strong> que vem dos ralos é um grande desafio para quem cuida da casa. E a questão do cheiro de esgoto que as vezes vem da pia, outras do vaso sanitário, é um problema muito comum.

Não importa o quão limpos estejam o banheiro ou a cozinha: dos ralos pode sair um cheiro horrível (para não dizer fedor), que acaba se espalhando por toda a casa. Nos supermercados não é difícil encontrar produtos específicos, frascos com substâncias químicas que desobstruem os canos: porém, o problema é que se tratam de produtos corrosivos, além de danosos ao meio ambiente. Por isso, vale muito a pena recorrer à uma solução natural, que além de ser simples de utilizar, é praticamente grátis.

Um conselho, sempre válido para evitar o mau cheiro proveniente dos encanamentos, é o de evitar de jogar no vaso ou nos ralos, produtos degradáveis, como – por exemplo – resíduos orgânicos.

Na verdade, a causa principal do problema de fedor está próprio no uso exagerado e prolongado de detergentes e sabões. Se trata de substâncias que se fixam nas paredes internas dos canos, formando uma camada (gosma) de gordura (eca): consequentemente, no momento em que essa camada começa a se desmanchar, a se degradar, começa a surgir aquele cheiro horroroso que todos nós conhecemos.

Propaganda

O que você precisa saber para uma manutenção correta do encanamento

 

Dentro das tubulações existem pontos, projetados para essa finalidade, nos quais a água fica retida e parada: é justamente aqui que, com o passar do tempo, se desenvolvem as bactérias e o mofo. Não esquecendo que, as vezes, até mesmo o material com que são vedados os canos e as juntas(borrachas) podem sofrer evidente degradação, e o mesmo vale para os componentes das torneiras: resultando um cheiro de silicone ou de plástico que pode ser desagradável para muitas pessoas. Em geral, quanto mais velhos são os canos, mais eles representam um ambiente adequado para a proliferação de bactérias: nas tubulações menos recentes, as substâncias em decomposição formam camadas umas sobre as outras, misturando-se com a água parada alí dentro. Você pode imaginar o resultado.

Um produto natural contra o mau cheiro

Um possível remédio natural contra o mau cheiro dos canos requer o uso de: um copo de água, um copo de vinagre de vinho branco e cinco colheres de sopa de bicarbonato de sódio. Em primeiro lugar, é necessário colocar o vinagre e a água dentro de uma panela e deixar essa mistura ferver. Enquanto isso, você pode colocar as cinco colheres de bicarbonato nos ralos que deseja tratar, prestando atenção para que todo o conteúdo caia lá dentro. No momento em que a mistura de água e vinagre começa a ferver, tire-a do fogo e despeje-a diretamente no ralo. Você verá imediatamente que essa mistura desencadeia uma reação que formará uma espuma: não se assuste, é graças a ela que a camada de gordura interna será eliminada, deixando os tubos desengordurados e acabando com o mau cheiro. Quando você terminar esse procedimento de higienização, a única coisa a fazer é deixar a torneira fechada por ao menos 30 minutos, para deixar o produto agir bem. (Se possível, faça esse procedimento antes de dormir para não utilizar a torneira durante toda a noite.)

Outra solução natural: o fermento

Uma solução alternativa ao bicarbonato de sódio pode ser encontrada na levedura de cerveja. Neste caso é necessário colocar para ferver em uma panela, um copo de água: quando levantar fervura, desligue a boca do fogão e adicione 1 tablete ou 1 colher de fermento, de modo que este derreta. Você pode derramar esta solução diretamente no ralo e deixá-la agir durante a noite. (Evitando aqui também de usar o vaso ou as torneiras em que tiver colocado o produto no ralo). O cheiro ruim se tornará uma lembrança distante.

 

Você achou o artigo interessante? Então compartilhe com as suas amigas no Facebook! Elas ficarão felizes em saber desses truques!

1 Comentário

Deixar uma resposta