Parede de Tijolinhos feitas com Isopor

Propaganda
            <h1 class="entry-title">COMO FAZER REVESTIMENTO DE TIJOLOS COM ISOPOR</h1>

tijolo-de-isopor-ecobrick-santa-luzia-672x372

O aspecto similar ao de tijolos pode ser conseguido de diversas formas, com vários materiais.

Mas o isopor é umas das mais econômicas, principalmente se a intenção for fazer o revestimento com as próprias mãos. E de quebra ainda melhora o desempenho termo-acústico dos ambientes, por ser um material isolante.

Caso não exista o tempo ou a disposição para isso, existe a opção pronta, feita a partir de isopor reciclado, chamada “Ecobrick“. Ela tem várias opções de cor, inclusive a que imita o tijolo cru, podendo ficar então bem realista. A vantagem desse revestimento para as cerâmicas, por exemplo, é seu aspecto ecológico, além do preço, que embora não seja o mais barato de todas as opções, também não é o mais caro, principalmente se a parte de colocar na parede for feita diretamente por você.

Na versão inteiramente feita em casa, embora o fator preço se torne disparado o mais vantajoso, é preciso usar tinta para cobrir o isopor, então a aparência não fica igual ao tijolo convencional, e sim ao pintado. Para cobri-lo, a tinta utilizada é do tipo spray, para facilitar a aplicação, e a aparência fica mais realista quando se utiliza uma tinta especial que imita o aspecto de pedras. Essa tinta tem uma textura granulada e com alguns pontos metalizados, e pode ser encontrada para vender no site Amazon.

Ah, e também é importante lembrar que o isopor não resiste a altas temperaturas, portanto nada de colocar em churrasqueiras ou muito perto de fogões, por exemplo.

tijolo-de-isopor-craft-passion-362x360

Passo a passo do revestimento de tijolos com isopor:

O material pode ser adquirido em papelarias comuns, e pode ter espessura reduzida, como 1cm no máximo. Isso facilita para cortar e impede que surjam vãos muito profundos entre as peças.

Com as placas de isopor em mãos, basta desenhar linhas retas e recortar com estilete, e em seguida colar com cola para madeira, com o auxílio de uma esponja, em painéis de madeira presos na parede.

Depois de prender o isopor, é a hora de aplicar a tinta, tomando o cuidado de proteger as áreas em volta, ou até pintando no chão, sobre uma grande área forrada com jornal, antes de prender os painéis na parede.

Obs.: O termo “isopor” se refere na verdade a uma marca bem conhecida do material poliestireno expandido, também chamado de “EPS”, e é um material usado também em lajes e como sistema construtivo completo de casas, como você pode ver neste link.

Imagem de capa: Ecobrick Santa Luzia

Fonte: http://dicasdearquitetura.com.br/como-fazer-revestimento-de-tijolos-com-isopor/

6 Comentários

  1. Muito interessante ,econômico mais se eu quiser fazer em uma parede inerna que bate o sol na lateral da mesma tem algum problema?

  2. Bom dia. VCS tbm fazem mosaico pedra são Tomé. Precisaria que vcs fizessem um orçamento para mim tenho 3,10 comprimento por 2,50 de altura. E gostaria de saber quanto fica.. observação.essa e a parede onde vou colocar o painel da TV.. pode né.. obrigada

Deixar uma resposta