Lembrancinhas de chá de bebê: dicas e inspirações

Propaganda
            <h2>Profissional responde as principais dúvidas sobre a distribuição de lembrancinhas em chás de bebê</h2>

lembrancinha-de-maternidade-2

Um dos momentos mais especiais para mulheres que estão esperando uma criança é o chá de bebê, evento no qual amigos e parentes comparecem para celebrar essa ocasião tão significativa, aproveitando para presentear a futura mamãe. No entanto, por mais que seja um encontro cercado de alegria, quem for responsável pela organização deve estar atento a vários detalhes, entre eles a lembrancinha, que geralmente é entregue aos convidados, como forma de agradecimento.

A dica de ouro que a artista Leda Cartolano, do Maria Pituca Festas, de Campinas, dá é manter em mente que essa é apenas a primeira ocasião em que a nova vida será comemorada, por isso o segredo para não errar na escolha das lembrancinhas é pensar em ideias simples, que não requeiram alto investimento e, acima de tudo, que transmitam um pouco da história da família aos convidados.

16 ideias de lembrancinhas para chás de bebê

É certo que a lembrança não deve ser entendida como um presente, mas como um mimo, algo que seja bonito, útil e cumpra sua função de demonstrar a gratidão da família pela presença das pessoas queridas. Assim, é bastante comum que as mamães fiquem em dúvida na hora de escolher a lembrancinha mais apropriada e, muitas vezes, de adaptá-la ao seu orçamento.

Se você está com dificuldade para tomar essa decisão, não se preocupe: listamos abaixo várias sugestões e dicas para que você se inspire e solte a criatividade para criar o brinde que mais se adeque ao seu estilo e ao tema do seu chá de bebê!

1. Toalhas

toalha

Bordadas com mensagens positivas ou aplicações de desenhos bonitos e delicados, as toalhas entram na categoria de lembranças úteis para seus convidados, que as terão por um longo tempo e sempre se lembrarão do seu chá de bebê como um dia marcante. Em grandes lojas especializadas em enxovais, é possível comprar toalhas por atacado e até por quilo, o que garante um valor mais acessível para a sua condição financeira.

Uma dica é caprichar no embrulho desse tipo de lembrancinha, que pode servir também como enfeite de mesa se for apresentado de maneira criativa!

2. Caixas e maletas personalizadas

maleta

A forma mais comum de presentear as pessoas que compareceram a diferentes tipos de festas é com caixinhas cheias de guloseimas ou outras surpresas. Para inovar nessa prática, é interessante apostar em opções mais personalizadas e que possam ser utilizadas posteriormente, seja na decoração ou para o armazenamento de outros itens. Materiais como MDF e acrílico são ideais para aumentar a durabilidade da lembrancinha.

3. Artigos de papelaria

lara

A melhor maneira de garantir que a lembrança do seu chá de bebê vai ser especial para seus convidados é escolhendo objetos que transmitam um pouco da sua personalidade e experiência de vida. Mamães professoras ou que gostam muito de estudar, por exemplo, podem investir em itens de papelaria como cadernetas, lápis, canetas ou até agendas anuais, caso o evento seja realizado no início do ano.

4. Sabonetes e álcool gel

gel

Itens de higiene pessoal podem ser confeccionados em formatos especiais para combinar com o seu chá de bebê. Outra possibilidade é investir em embalagens de tamanhos pequenos — para que os convidados possam usá-los posteriormente com praticidade — e em rótulos com inscrições e desenhos que remetam ao tema ou à decoração da sua festa.

Uma curiosidade é que, em países de língua inglesa, o chá de bebê é chamado de “baby shower”, o que dá margem a trocadilhos com a hora do banho, pois “shower” também pode significar “chuveiro”. Por isso, sabonetes são lembrancinhas bastante comuns nesses lugares, sempre acompanhados de mensagens como “from my shower to yours” (do meu chá de bebê para o seu chuveiro).

5. Velas e aromatizadores

vela

Todo mundo gosta de estar em um lugar limpo e perfumado! Pensando nisso, uma ótima maneira de manter seu chá de bebê na vida dos seus convidados é presenteando-os com aromatizadores de ambientes, seja no formato de velas com modelos diferenciados ou difusores com embalagens decoradas de acordo com o seu gosto ou mesmo seguindo o tema do evento.

6. Arranjos com plantas ou flores

rosa

Antigamente, os arranjos de flores ou folhagens eram muito mais comuns em festas. Dispostos no centro das mesas, a decoração frequentemente era levada embora pelos convidados. Agora, a prática pode ser vista com bons olhos se o objeto decorativo for entregue como lembrancinha, o que é uma ótima alternativa para famílias que levam um estilo de vida sustentável e têm preocupações ecológicas ou até para chás de bebê com temas como jardim, natureza ou selva.

7. Docinhos

docinho

Uma das lembrancinhas mais tradicionais de diferentes tipos de festas são os docinhos. Presentear seus convidados com a sobremesa que foi a estrela do seu chá de bebê ou com outras guloseimas em recipientes personalizados é uma boa maneira de agradecê-los pela presença com… doçura, literalmente!

8. Chaveiros

Na linha dos brindes úteis, os chaveiros aparecem como uma ótima opção para quem quer dar ao seus convidados uma lembrança que não acabe rapidamente. A ideia é escolher pingentes delicados em cores neutras ou penduricalhos mais característicos do seu estilo. A reprodução de objetos ligados ao universo do bebê, como carrinhos e sapatinhos de tricô também são muito bem-vindas!

9. Canecas

canecas

Hoje em dia, copos e canecas de acrílico podem ser costumizados com muita facilidade. Há diversas empresas especializadas na fabricação desse tipo de material que fazem vendas por atacado, mas também é possível optar pelo trabalho artesanal e personalizar canecas de porcelana com o nome do seu bebê ou uma mensagem neutra que seja inspiradora para os seus convidados.

10. Ímãs e buttons

ima

Assim como os copos de acrílico, os ímãs e os buttons também podem ser produzidos em série por empresas especializadas. No caso desse tipo de lembrancinha, é interessante pensar desenhos neutros ou apenas com a data da comemoração, para que os brindes possam ser bem aproveitados pelos convidados. Aos ímãs, também é interessante acrescentar um bloco de notas que possa ser afixado em locais como a geladeira.

11. Tags para malas

tag

As tags já são bastante comuns como arremate de todo tipo de lembrancinha e geralmente aparecem como um cartão de agradecimento pela presença. No entanto, é possível tornar essa peça o elemento principal do presente: invista em um material mais resistente, com inscrições caprichadas e um espaço para escrever manualmente o nome dos seus convidados.

Vale lembrar que essa é uma lembrança individual, que poderá ser utilizada pelos seus convidados para identificar objetos pessoais.

12. Leques

leque

Perfeita para cidades quentes ou períodos do ano em que as temperaturas são altas, os leques podem ser comprados por valores acessíveis em grande quantidade. Para deixar o objeto mais exclusivo, é possível decorá-lo com tecidos, tinta e fitas. A lembrancinha fica mais especial com os nomes dos convidados e a data do seu chá inscrita em sua base.

13. Cofrinhos

cofre

Úteis, divertidos e inesperados! Os cofres em seu formato clássico de porquinhos resultam em lembranças delicadas, que podem ser personalizadas de acordo com o tema do seu chá, com os nomes dos seus convidados ou mesmo com o nome do seu bebê.

14. Marca-páginas

1

Uma lembrancinha singela que pode ser tanto a protagonista quanto um complemento a um presente maior é o marca-páginas. Um desenho que remeta ao tema do seu chá de bebê e uma mensagem de agradecimento podem ilustrar o cartão impresso em uma gráfica, mas também é possível pensar em possibilidades mais artesanais, com bonecos de feltro e cordões sofisticados, por exemplo.

15. Quadrinhos e porta-retratos

quadrino

Mais dispendiosos, os quadros e porta-retratos geralmente são escolhidos como lembrancinhas para chás de bebê com poucos convidados. Aqui, a ideia é que a arte da sua festa ou uma mensagem de agradecimento sejam emolduradas e depois possam ser substituídas por uma foto.

Nas festas mais moderninhas, a anfitriã pode apostar em fotos instantâneas para preencher o quadro de cada convidado. Também é possível dar preferência a peças mais simples, cobertas por tinta do tipo lousa com mensagens escritas em giz, que depois podem ser apagadas e utilizadas como quadro de recados por seus convidados.

16. Garrafas e squeezes

garaf

Uma ideia próxima a dos copos e canecas personalizados é a de decorar garrafas ou squeezes com rótulos adesivos ou impressão permanente com mensagens ou desenhos que remetam à sua festa. Essa lembrança, ideal especialmente para lugares ou épocas quentes, pode ser entregue ao final do evento ou após a sobremesa, para que seus convidados se mantenham hidratados.

6 dúvidas comuns respondidas

O planejamento de um chá de bebê envolve tantas questões quanto a organização de festas maiores e mais elaboradas. No que diz respeito à preparação e distribuição das lembrancinhas, seis dúvidas recorrentes podem preocupar mamães, mas Leda Cartolano ajuda a esclarecê-las:

  1. Como calcular a quantidade ideal de lembranças para o chá de bebê?

O primeiro passo para definir a quantidade é fazer a lista de convidados. A partir disso, a dica é “calcular 20% a mais de peças para eventuais emergências”, orienta a profissional, lembrando que imprevistos podem acontecer.

  1. As lembrancinhas devem ser entregues para cada convidado individualmente ou uma por família?

Não há uma regra específica sobre isso. Leda explica que essa distribuição pode depender do tipo de lembrança escolhida pela organização do evento. “Sachês, trufas, tubetes, são brindes individuais; já porta-retratos, difusores de aromas, porta-recados, são lembranças para a família”, exemplifica.

  1. Em que casos pode ser adequado preparar mais de um tipo de lembrancinha?

Um número variado de presentes é recomendado de acordo com as especificidades da lista de convidados para cada festa. “Quando o evento tiver um grande número de crianças, pode-se pensar uma lembrança para crianças e outra para os adultos”, sugere a profissional.

  1. Amigos e familiares mais próximos podem receber lembrancinha diferenciada dos demais?

“Pode-se preparar uma lembrança especial para avós, padrinhos e tios”, responde. Se esse é o desejo da anfitriã, uma boa ideia é a apostar em caixas personalizadas bem recheadas de surpresas e um cartão especial!

  1. A lembrança pode ser entregue apenas para os amigos e familiares mais próximos?

Segundo Leda, é possível optar por entregar lembrancinhas apenas às pessoas mais próximas, desde que isso seja feito fora do ambiente da festa, em um momento em que os outros convidados não presenciem. O ideal é escolher brindes mais simples que possam ser distribuídos entre todos.

  1. A lembrancinha deve combinar com a decoração da festa?

Os brindes podem seguir o tema proposto na decoração da festa ou não. É possível apostar em objetos neutros, “mas as fitas, etiquetas e detalhes ajudam a compor o espaço, então é importante que estejam em harmonia com a ornamentação”, recomenda Leda Cartolano.

Inspirações

O maior segredo para acertar na escolha da lembrancinha do seu chá de bebê e torná-la muito especial para os seus convidados é soltar a criatividade. Busque referências, inspire-se nas ideias de blogueiras e, o mais importante: faça tudo com muito carinho!

inspiracao-lembrancinha-cha-de-bebe-jpg-nggid0516510-ngg0dyn-245x0-00f0w010c010r110f110r010t010

inspiracao-lembrancinha-cha-de-bebe-7-jpg-nggid0516516-ngg0dyn-245x0-00f0w010c010r110f110r010t010

Onde comprar lembrancinhas para chá de bebê

É possível encontrar lembrancinhas para chás de bebê em lojas especializadas em artigos de festas ou encomendar peças personalizadas em confecções de brindes promocionais. Além disso, uma das opções preferidas para comemorações assim são os trabalhos artesanais, que costumam ser mais delicados.

É possível encontrar uma grande variedade de lembranças, de acordo com o seu estilo e o que você deseja para a sua festa, em vários sites da internet. Na galeria abaixo, você encontra itens artesanais, personalizados e também fabricados em grande escala!

“As lembranças mais especiais são aquelas que retratam a história da família”, define Leda. Essa consideração ajuda a aproximar o resultado das suas necessidades e proporciona maior liberdade de criação para que sua lembrancinha seja especial tanto para você quanto para os seus convidados!

Fonte: Dicas de mulher

 

 

Seja o primeiro a comentar

Deixar uma resposta