Saiba como fazer o granito durar a vida inteira / Como limpar e conservar bancadas de granito


0
            Os granitos têm entre 500 milhões e dois bilhões de anos e, se instalados direito, duram infinitamente”.

A afirmação do geólogo Cid Chiodi Filho, consultor técnico da Associação Brasileira da Indústria de Rochas Ornamentais (Abirochas), chama a atenção para os dois principais atrativos do granito: resistência e durabilidade. Essas propriedades, porém, podem ser comprometidas se não forem tomados os devidos cuidados na hora da aplicação.

O granito é uma pedra dura e com vários usos. O cuidado com sua aplicação, no entanto, é fundamental para que ele dure. Entre outras coisas, a rocha deve ser impermeabilizada, para evitar manchas
O granito é uma pedra dura e com vários usos. O cuidado com sua aplicação, no entanto, é fundamental para que ele dure. Entre outras coisas, a rocha deve ser impermeabilizada, para evitar manchas

Foto: Chris Rodenberg Photography/Shutterstock

“As rochas são imunes a qualquer coisa, mas nada é à prova de burrice e ignorância”, alerta Chiodi Filho. Ele lembra, por exemplo, que não se deve usar massa escura quando o granito for claro, pois isso pode interferir na coloração do revestimento. Chiodi Filho também diz que algumas pedras absorvem mais líquido que outras, e devem ser impermeabilizadas, dependendo do tipo de uso que se dê a elas. Em áreas de serviço, que frequentemente ficam molhadas, a impermeabilização é aplicada nas superfícies rugosas. Já superfícies polidas de granitos claros, quando usados em balcões, mesas e pias, também devem ser impermeabilizadas. A mesma recomendação vale para situações em que o piso está sujeito a umidade ascendente, como em andares térreos – nesse caso, a rocha tem de ser impermeabilizada em sua parte de baixo. A durabilidade das pedras, portanto, depende dos cuidados na aplicação, e Chiodi Filho recomenda nunca economizar nessa etapa.

Além de aplicar direito, também é preciso saber escolher bem o granito, e algumas dicas podem ajudar nessa tarefa.  Álvaro Cintra, responsável técnico da Granitos Moredo, afirma existirem cerca de mil tipos diferentes de granitos, dos quais algo em torno de 200 são comercializados. Diferenças na formação geológica fazem com que existam pedras nas mais diversas cores. As diferenças são tão sutis que apenas um profissional consegue perceber. “Há cinco tipos de granitos pretos que, aparentemente, são absolutamente iguais”, diz.

Algumas vezes é importante saber exatamente o que se está comprando. Cintra lembra de dois tipos de granito, o Siena e o Itaúnas, que são brancos e aparentemente iguais. Mas o representante da Granitos Moredo aponta uma diferença importantíssima: “O Itaúnas tem na composição um mineral ferroso, que produz oxidação, e, por isso, a pedra pode acabar ficando amarronzada com o tempo”. Uma das maneiras de prevenir esse problema é exatamente fazer uma boa impermeabilização, como recomenda Chiodi Filho.

A diferença de preço entre os diversos tipos decorre da oferta no mercado e da facilidade no manuseio. Cintra diz que o granito cinza é mais comum e barato. Já o azul é mais difícil de encontrar. Além disso, pedras com grande presença de ferro são mais caras, pois é difícil de extrair e trabalhar.

Como limpar e conservar bancadas de granito

Evitar derrubar substâncias ácidas no granito é uma das maneiras de evitar manchas na peça.

O granito é um material muito utilizado em pias e bancadas de cozinhas e banheiros. Apesar de ser uma pedra natural brilhante, fácil de manter limpa e ainda mais resistente que o mármore, ela precisa também de cuidados específicos para evitar que seja danificada ou manchada.

Essa matéria é para você dona de casa que tem uma bancada ou pia de granito em casa e quer mantê-la bonita e conservada por mais tempo. Nossa fiel leitora, Thelma Sabim, nos deu dicas e revelou truques que ela mesma experimentou em sua casa para que pudéssemos compartilhar esse conhecimento com vocês, confira.

Cuidados para manter o granito bem conservado

Um dos cuidados que se deve tomar para manter a peça bem conservada é passar selador anualmente em sua superfície. Assim, você garante que o granito mantenha sua impermeabilidade e não absorva líquidos que forem derramados sobre ele.

Não se deve utilizar produtos químicos abrasivos, limpadores com ingredientes ácidos (como vinagre) para fazer a limpeza da bancada ou pia de granito pois essas substâncias podem deixar manchas e riscos.

Alimentos como refrigerantes, vinagre e suco de limão devem ser mantidos longe da bancada ou se caírem devem ser retirados rapidamente para impedir que eles deixem marca no material.

Qualquer coisa que for derramada sobre a bancada deve ser limpada o mais rápido possível, assim você garante que ela ficará livre de manchas. Outra dica é que nunca se deve usar a bancada de granito como uma tábua de cortar, pois isso deixará riscos e cortes.

Como fazer a limpeza da bancada de granito

Para limpar, prepare uma solução de algumas gotas de detergente suave em água morna. Em seguida, passe a solução no granito com uma esponja ou pano macio. Feito isso, o próximo passo é enxaguar e secar com toalha de papel ou pano.

A segunda etapa da limpeza consiste em misturar uma parte de álcool isopropil (70%) com três partes de água em uma garrafa borrifadora. Borrife a solução sobre a bancada passando toalha de papel ou um pano macio para secar.

Como remover manchas no granito

Mancha de gordura: Para remover manchas de gordura como óleo de cozinha e leite, o primeiro passo é remover a sujeira com um detergente. Em seguida, deve-se fazer uma pasta de bicarbonato de sódio com algumas gotas de água e passar na mancha.

Você pode também fazer uma pasta com um copo de farinha ou bicarbonato de sódio e 5 colheres de sopa de detergente. Depois, acrescentar água até obter uma pasta com a consistência de iogurte. Em seguida, deve-se colocar a pasta sobre a mancha, cobrir com um plástico e deixar de um dia para outro. Por fim, retire a pasta com água.

Mancha causada por matéria orgânica: Manchas de frutas, café, chá, alimentos e papel podem causar manchas marrom rosado na pedra. Use uma solução de água oxigenada para retirar a mancha.

Mancha de tinta: Em granito mais escuro, use thinner ou acetona para remover manchas de tinta ou marcadores. Em granito de cores claras, use água oxigenada para remover essas manchas. Enxague bem em seguida.

Com a colaboração da leitora Thelma Sabim.

Fonte: http://www.dicasdemulher.com.br/como-limpar-e-conservar-bancadas-de-granito/


Like it? Share with your friends!

0
xouxou

2 Comments

Deixar uma resposta

Comments

comments

Powered by Facebook Comments

%d bloggers like this: