Iogurte desnatado para aumentar a imunidade

Propaganda

Saiba como identificar um bom iogurte e veja como preparar em casa para ter muito mais saúde

A quantidade de gordura na versão desnatada é muito pequena: a cada 100 gramas, você encontra somente 3 gramas de gordura. No iogurte integral são 11,8 gramas para essa mesma quantidade. Além disso, ele tem 3,8 gramas de proteína de fácil digestão, contendo os aminoácidos essenciais para o funcionamento do seu corpo.

Benefícios para a saúde

iogurte desnatado benefícios
Crédito: Freepik
Propaganda

Ele apresenta diversos benefícios para a saúde, quando consumido sozinho, mas tem também um grande diferencial: combina com quase tudo! Você pode adicionar diversos tipos de frutas, mel, cereais, sementes, oleaginosas e muito mais, acrescentando sabor e nutrientes.

1. Poderoso probiótico

Ele é um excelente probiótico, fazendo com que seu intestino funcione melhor. Além de ajudar nos movimentos intestinais, é excelente para a flora intestinal, nutrindo as bactérias boas, que ajudam a manter a saúde do seu sistema gastrointestinal.

Além disso, melhora a absorção de nutrientes, reduzindo a quantidade de bactérias nocivas, mantendo assim o balanço da flora intestinal.

2. Ajuda na recuperação muscular

O iogurte é rico em proteínas, potássio e outros nutrientes essenciais para a recuperação dos músculos, ao final do dia. Isso vai aliviar as dores mais rapidamente, naqueles casos em que se teve que ficar muito tempo em pé ou andando.

Para quem faz atividades físicas, é fundamental, para que possa ter um ganho muscular e redução de gordura aparente.

3. Fortalece dentes e ossos

Perfeito para manter seus dentes e ossos mais fortes, o iogurte pode ajudar até aquelas pessoas que sofrem com descalcificação, em qualquer nível, incluindo a osteoporose.

Por ter uma quantidade de gordura muito pequena, ele é indicado inclusive para pessoas com mais idade ou que sofram com problemas relacionados ao trato cardiovascular.

4. Alimenta

A quantidade de nutrientes encontrados no iogurte é sem dúvidas um dos grandes benefícios, que levam as pessoas a comprarem inclusive suas versões ultraprocessadas.

A cada 100 gramas de iogurte natural desnatado, segundo a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (Taco) você tem 3,8 gramas de proteínas, 157 mg de cálcio, 12 mg de magnésio, 110 mg de fósforo, 182 mg de potássio, 0,5 mg de zinco, além de vitamina C e B2.

5. Aumenta a imunidade

De acordo com um estudo publicado na The American Journal of Clinical Nutrition, o ácido lático e a manutenção da flora intestinal são fundamentais para melhorar a imunidade. O consumo de iogurte ajuda então a prevenir e tratar doenças como “câncer, infecção, distúrbios gastrointestinais e asma”.

Ele tem, de acordo com o estudo, forte efeito imunoestimulador, sendo testado em animais e humanos.

Emagrece?

iogurte desnatado emagrece
Crédito: Freepik

Sim, o consumo regular de iogurte desnatado pode emagrecer, mas obviamente vai depender da forma de consumo. De nada adiante tomar o iogurte com açúcar, geleias, compotas e afins. A quantidade de carboidratos simples presente nesses alimentos não vai ajudar no emagrecimento.

Até o mel deve ser utilizado com cautela, quando o objetivo é a perda de peso. Opte por adoçantes naturais, como as próprias frutas, xylitol, açúcar de coco e outros. Alie a uma alimentação adequada e à prática de atividades físicas, sempre com orientação de profissionais qualificados.

Iogurte desnatado ou integral: qual o melhor?

A melhor opção varia para cada necessidade alimentar. Se você costuma fazer atividades físicas mais intensas, talvez o integral seja melhor, pois a gordura fornecida pode ser convertida em energia de longa duração. Já para quem está tentando emagrecer somente, pode ser melhor o desnatado.

A quantidade de cálcio e proteínas na versão desnatada é maior, mas não é nada que justifique a troca caso não se analise os outros fatores. O ideal é consultar o seu nutricionista e adequar a sua alimentação com as opções mais benéficas ao seu corpo.

Receita de iogurte desnatado caseiro

Veja como prepará-lo em casa, sem precisar ficar comprando sempre um novo potinho. Isso vai te ajudar a economizar no final do mês, além de consumir um alimento feito por você!

Ingredientes

Leite desnatado: 1 litro;
Iogurte natural desnatado pronto: 1 potinho.

Modo de preparo

  1. Aqueça o leite de forma que ele fique entre morno e quente, ou seja, que dê para deixar o dedo mergulhado por uns 10 segundos, sem queimar;
  2. Adicione o iogurte do potinho e misture muito bem, levando em seguida para um recipiente com fechamento hermético;
  3. Tampe e coloque em um local onde ninguém vá mexer e que não bata sol, pode ser dentro do forno desligado;
  4. Deixe repousando por 24 horas e depois deixe algumas horas da geladeira, para que ele firme um pouco mais. Depois pode começar a consumir, sempre mantendo na geladeira;
  5. Quando estiver quase acabando, repita o processo, utilizando um copinho do iogurte feito no lugar do comprado no mercado.

Seja o primeiro a comentar

Deixar uma resposta