20 Versões de receita de empada doces e salgadas

Para as festas de família, para congelar ou vender, esse salgadinho tradicional sempre vai bem

Muito popular nas festas de aniversário, reuniões da empresa e outros eventos que servem petiscos, a empadinha tem boa fama por causa da sua massa e possibilidades variadas de recheios. A receita de empada tradicional é feita com a massa podre e os recheios são salgados, como frango, carne moída e queijo. Mas também há outras massas que podem ser usadas, além de variar para recheios doces. Aprenda todas essas opções a seguir e escolha pelo menos uma de cada para testar em casa.

Receita de empada: opções salgadas

A empada salgada satisfaz todos os gostos. De quem come carne, de quem não come, de quem está de dieta ou tem alguma restrição alimentar.

1. Palmito com requeijão

Crédito: Receitas de Minuto

Além da empadinha só de queijo, também é muito comum usar o palmito no recheio, que aliás também fica ótima com frango. Mas nessa versão é só requeijão e palmito como principais, temperados com tomate, alho, azeitonas, alho-poró, sal, pimenta caiena, salsinha e cebolinha, além do trigo para dar a liga.

2. Frango

Crédito: Menino Prendado

Esse é aquele recheio de frango que fica com um tempero perfeito, suculento e bem saboroso, feito com peito de frango desfiado, cebola, alho, manteiga, sal, pimenta, colorau, molho de tomate pronto e cheiro-verde. A massa, brilhosa, leva trigo, sal, fermento, margarina e água gelada. O brilho fica por conta da gema batida.

3. Empada de carne moída na travessa

Crédito: Receita de Vovó

Essa é uma ótima receita para servir como prato principal no almoço, acompanhada de salada fresca e arroz. O recheio leva carne moída, azeite, alho, cebola, sal, trigo, leite, ovos cozidos e azeitonas picadinhas.

4. Empadão sabor 4 queijos

Crédito: Trivial Variado

Quem gosta de um tipo de queijo, gosta de vários, e melhor ainda quando eles podem ser reunidos em um só recheio dentro dessa massa deliciosa. É uma receita grande para servir de prato principal ou acompanhamento, mas também pode fazer em forminhas individuais.

5. Sabor pizza

Crédito: Guia da Cozinha

Muitas receitas além da pizza são rechear com sabor pizza. Isso quer dizer que o recheio leva queijo, presunto, tomate e orégano como ingredientes principais. Essa é uma receita mais prática, pois é feita com massa folhada comprada pronta, então dá para fazer em menos tempo.

6. Atum

Crédito: Guia da Cozinha

Assim como na receita anterior, essa opção traz ingredientes práticos. Nesse caso, o ingredientes principal do recheio é o atum que pode ser usado na versão em lata, só precisa abrir a lata, desfazer o atum com um garfo e misturar com trigo, manteiga, leite, requeijão, creme de leite, sal e pimenta.

7. Camarão

Crédito: Tastemade

Quando quiser servir um almoço com sabores de frutos do mar, faça essa delícia de empadinha para servir como entrada, antes do prato principal. A massa é a tradicional que fica molhadinha, meio quebradiça, mas consistente ao mesmo tempo. O recheio é de camarões com leite de coco, simplesmente imperdível.

8. Com recheio de bacalhau cremoso

Crédito: Simples Assim

Mais uma versão com recheio de peixe, essa é menos prática do que a de atum, mas se você aprecia esse peixe, com certeza vale a pena experimentar. O recheio leva molho bechamel caseiro e o bacalhau desfiado é refogado em azeite, alho, cebola, tomate e salsinha.

9. De legumes sem farinha

Crédito: Lucília Diniz

Essas empadinhas são amigas da dieta, porque todo mundo merece comer bem, mesmo precisando seguir um cardápio específico. Esse quitute saudável leva batata-doce, requeijão light, ovos, tempero Ajinomoto, tempero de ervas e legumes picadinhos da variedade que preferir.

10. Receita vegana

Crédito: Pensamento Verde

Para essa massa você vai precisar de farinha de trigo, óleo e sal. Para o recheio, palmito, ervilha, tomate, cebola, alho, aveia, azeite, sal, salsinha e água. Se você está buscando por receitas veganas para incluir no cardápio, essa delícia não pode faltar.

 

Empadas doces

Se você nunca comeu receita de empada doce, não sabe o que está perdendo. Essas receitas usam os mesmos tipos de massa e, dentro, delícias como chocolate, morango, coco.

11. Sabor chocolate

Crédito: Ana Maria Brogui

Essas empadinhas se parecem com muffins e são deliciosas para servir de lanche, além de serem muito fáceis de fazer porque a receita leva poucos ingredientes. A massa é feita com biscoito Maizena de chocolate, manteiga sem sal, ovos, barra de chocolate meio amargo e creme de leite. Essa mistura vai ao forno e surpreende quando sai.

12. Morango com chocolate

Crédito: Receita Natureba

Nessa receita, não basta apenas incluir os morangos porque ela é diferente da opção anterior. É feita com chocolate amargo, leite desnatado, morangos frescos, leite condensado, leite em pó e canela. Essa combinação de ingredientes deixa a cozinha toda perfumada.

13. Receita de empada de leite condensado

Crédito: Dani Noce

Essas empadinhas são não tradicionais, porque não se coloca a parte de cima da massa para fechar, ficando bem parecida com os pastéis de Belém. A receita é feita com gema, açúcar, manteiga, sal, leite extrato de baunilha, farinha de trigo e leite condensado.

14. Doce de leite com ameixa

Crédito: Guia da Cozinha

Se prefere doce de leite ao leite condensado, essa receita fica maravilhosa também. A massa é a tradicional de empadinha e o recheio é feito com doce de leite cremoso e ameixa seca picada, que é opcional, se quiser pode ser só doce de leite. Por cima vão as gemas batidas para deixar douradinho.

15. Receita integral

Crédito: Receita Natureba

Para fazer uma massa integral, mais saudável, a dica é usar farinha de trigo integral, açúcar demerara ou mascavo, gemas e manteiga. Para o recheio, doce de leite caseiro light. É uma ótima pedida para substituir os ingredientes refinados.

16. Banana com canela

Crédito: Ana Maria Braga

Essa combinação de banana com canela fica boa em várias receitas, inclusive para a empadinha doce. Essa massa é feita com trigo, manteiga e gordura vegetal. O recheio leva banana-da-terra, canela em pó, amido de milho, manteiga, leite condensado e leite líquido.

17. Doce de leite com nozes

Crédito: Tudo Receitas

Outra mistura que dá muito certo é o doce de leite com as nozes picadas. A massa dessa empadinha é caseira, feita com trigo, margarina, açúcar, ovo e canela em pó para dar aquele aroma apetitoso. O recheio vai levar doce de leite, nozes picadas e creme de leite.

18. Vegana de goiabada

Crédito: Folha PE

Essa é uma receita com ingredientes diferentes dos tradicionais por ser vegana. A massa leva farinha de grão-de-bico, azeite, água e sal. O recheio leva mandioca cozida e amassada, polvilho doce e azedo, suco de limão e azeite de ervas finas. Para cobrir, uma boa colherada de goiabada derretida.

19. Empadinha Romeu e Julieta

Crédito: GShow

Gosta de queijo com goiabada? O famoso Romeu e Julieta fica ótimo como recheio de empadinhas doces. A receita leva farinha de trigo, açúcar, margarina, canela em pó e ovos. Para rechear, goiabada cremosa e requeijão ou outro queijo que goste, de preferência fresco, do tipo branquinho.

20. Nutella com banana

Crédito: Chef Taico

Mais uma dupla que vai bem em vários pratos doces é a Nutella com banana. Fica bom em bolo, sorvete, panqueca e também como recheio de empadinhas. O recheio dessa receita de empada é feito com bananas, Nutella e suco de laranja que serve para manter as bananas clarinhas.

 

Seja o primeiro a comentar

Deixar uma resposta