8 sintomas de alerta de que seu corpo está com deficiência de potássio

Propaganda

potássio é um dos minerais que nosso corpo necessita, mas muitas vezes não nos preocupamos muito: todos nós sabemos é que bananas contêm uma boa quantidade. Mas isso não é tudo.

Também é importante entender para que serve o potássio, quais são suas funções  e quais as possíveis conseqüências para a saúde se ocorrer  uma  deficiência desse eletrólito  (hipocalemia).

Para avaliar se a quantidade de potássio circulante está dentro de uma faixa de valores considerados normais , é necessário realizar um simples exame de sangue, potássio (Kalemia) ou urina potássio (Kaliuria) 

Os valores de referência  potássio sérico são proporcionais à necessidade diária de potássio em relação à idade e em lgumas condições clínicas como insuficiência renal e gravidez.

Em geral, a faixa de valores normais de potássio  em adultos é de 3,1 – 5,4 mEq / L, enquanto os da potassiúria entre 30 e 90 mEq / L.

 Para que é utilizado o potássio?

potássio tem a importante tarefa de ajustar o equilíbrio de sódio e de água entre as células e os espaços intersticiais, para permitir a transmissão de impulsos nervosos aos músculos ambos os estriados e lisos, estimulando a contração e relaxamento, a participar nos processos metabólicos, para ajustar a pressão sanguínea e batimento cardíaco.

É fácil entender como essas importantes funções fisiológicas podem ser alteradas se a quantidade de potássio for  menor do que a necessária para o corpo.

No entanto, quando nosso corpo sofre de falta de potássio, envia-nos alguns sinais aos quais devemos prestar atenção, a fim de evitar sérias consequências.

Saber reconhecer os sintomas de uma  deficiência de potássio  nos permitirá consultar um médico e implementar uma série de medidas para reabastecer o potássio que falta, tanto através da alimentação quanto de suplementos ou drogas, sob prescrição médica

Sintomas de deficiência de potássio

  1. Fadiga crônica: se você sempre se sentir cansado, mesmo que durma de 7 a 8 horas por noite, isso pode ser um sintoma de deficiência de potássio . De fato, o potássio é usado para transmitir energia entre as células; se isso não for feito adequadamente, pode-se sentir sempre cansado, mesmo sem motivo aparente .
  2. Hipertensão: o potássio é inversamente proporcional ao sódio . Quando o potássio cai de nível, o sódio aumenta, o que causa pressão alta . Pressão arterial excessiva pode levar a muitos distúrbios cardiovasculares , por isso é bom manter sempre esse fator sob controle.
  3. Cãibras musculares : se você se sentir fraco e frequentemente sofrer de cãibras , isso pode significar que você está com deficiência de potássio. Tomar potássio , mesmo através de suplementos ou bebidas energéticas, é essencial para quem pratica muita atividade física , porque esse mineral é disperso durante o movimento muscular.
  4. Arritmia cardíaca : o coração é um músculo, o mais importante do nosso corpo. Também pode sofrer de deficiência de potássio , causando arritmias extra-sístole ou palpitações .
  5. Tontura : outra consequência da insuficiência cardíaca relacionada a baixos níveis de potássio pode ser tontura. Se você tiver esses sintomas com frequência, entre em contato imediatamente com seu médico, que eventualmente recomendará uma visita a um cardiologista.
  6. Obstipação : a deficiência de potássio pode causar constipação porque movimento do peristaltismo do intestino não é estimulado adequadamente .
  7. Formigamento nos membros : o potássio promove a troca elétrica entre as células. Quando isso não é feito corretamente, porque o potássio no corpo não está dentro dos níveis normais, pode ser sentida uma sensação de dormência ou formigamento nas extremidades.
  8. Evite alimentos refinados : esse não é um sintoma real , mais uma medida a ser tomada, se você sofre ou não de baixos níveis de potássio. Os alimentos refinados contêm muito sódio , portanto devem ser sempre consumidos com moderação ou completamente evitados.

Se você tiver um ou mais desses sintomas, entre em contato com seu médico e tente melhorar sua dieta . Além das bananas, existem muitos alimentos que ajudam a manter o nível correto de potássio em seu corpo: aspargos, lentilhas, cogumelos, espinafre, batatas e abóboras.

Compartilhe essas informações com seus amigos e familiares.

Seja o primeiro a comentar

Deixar uma resposta