Esfoliante para os pés: benefícios, receitas caseiras e dicas de uso

Veja quantos ingredientes da sua cozinha podem ser usados como esfoliante

Principalmente no verão, quando os pés ficam mais expostos, é comum que a pele dessa região fique mais ressecada, esbranquiçada e áspera. além da sensação desagradável e da estética menos bonita, os pés ficam menos saudáveis. Para resolver tudo isso de uma só vez você pode usar um esfoliante para os pés.

Benefícios do esfoliante para os pés

Os esfoliantes são produtos próprios para remover as células mortas da pele, que são as responsáveis pela aspereza.

Ao remover essa camada de pele que está sobrando, os pés ficam mais lisinhos e macios. Além disso, o ato de esfoliar melhora a circulação e estimula a renovação da pele.

Pode usar, inclusive, para remover rachaduras leves. As rachaduras profundas devem ser removidas por podólogos ou esteticistas, pois precisam ser manuseadas com mais cuidado para evitar infecções.

Com que frequência usar esfoliante nos pés?

O esfoliante é mais do que um creme, óleo ou sérum. Ele possui partículas granuladas que promovem a esfoliação, e por isso não deve ser usado com muita frequência, ou vai acabar removendo a pele nova, saudável, que não deve ser removida.

Usar esfoliante em excesso é como quando você lixa os pés mais do que deveria, esfola a pele e causa um machucado. Uma forma segura é aplicar o esfoliante uma vez a cada 15 dias, ou até menos, só quando achar necessário.

Aliás, falando em lixar os pés, a esfoliação é um método muito melhor do que usar lixa nos pés. Enquanto a lixa apenas remove a pele morta, com risco de machucar, a esfoliação é mais suave e ainda hidrata os pés ao mesmo tempo.

Esfoliantes caseiros para os pés

Você pode comprar produtos cosméticos para esfoliar os pés ou pode fazer receitinhas caseiras com ingredientes que tem em casa, como essas que vai ver a seguir.

Esfoliante de café e mel

O café moído, como é granuladinho, serve como esfoliante. Além disso, ele tem propriedades antioxidantes que estimulam a renovação das células da pele. A recita leva só pó e café e mel. Veja o passo a passo.

Ingredientes que podem ser usados para esfoliar os pés

Além do pó de café com mel, muitos outros ingredientes granulados podem ser usados como esfoliante. Nem precisa fazer mistura com ingrediente líquido. Basta estar com os pés bem lavados, de preferência quentinhos, ao sair do banho, e aplicar o ingrediente esfoliante, massageando bem.

Alguns dos ingredientes que você pode usar para a esfoliação dos pés são farinha de milho fina, pó ou borra de café, argila em pó (qualquer cor), pó de arroz triturado, açúcar refinado e farinha de aveia. Inclusive, pode usar para esfoliar o rosto e o corpo também.

Tratamento pós-esfoliação para rachaduras nos pés

Essa receita, compartilhada da esteticista Patrícia Elias, é feita com compridos AAS e água oxigenada. Serve para aplicar nos pés depois de fazer a esfoliação no banho, e serve para ir tratando as rachaduras nos pés, dia após dia. Veja como fazer:

Comments

comments

Seja o primeiro a comentar

Deixar uma resposta